Um dos principais protocolos de liquidez em DeFi, a Balancer oferece inúmeras oportunidades para quem quer obter ganhos no mercado cripto. Recentemente, a integração com o BRZ tornou esse processo ainda mais simples e prático.
Com essa parceria, a Balancer agora oferece novas funcionalidades para quem tem a maior stablecoin não-dólar do mundo. O que acha de entender mais sobre esse protocolo e como aproveitar as oportunidades disponíveis?
Continue a leitura!
O que é Balancer?
A Balancer atua como um provedor de liquidez descentralizado, assumindo assim a função de uma exchange descentralizada (DEX). Além disso, a plataforma oferece um gerenciador automatizado de portfólios de criptomoedas, além de prover liquidez para transações com tokens criados na rede Ethereum, classificados como ERC-20.
Assim como a Polygon, a Balancer foi criada para oferecer suporte às negociações na rede Ethereum. No entanto, diferentemente das exchanges centralizadas, o protocolo funciona sem intermediários fornecendo liquidez para as operações de forma programável.
O protocolo permite ainda a criação de pools de liquidez com tokens como o BRZ. No total, mais de 21 mil provedores de liquidez funcionam na Balancer atualmente, além de manter 3.663 pools de liquidez que podem agrupar até 50 tokens diferentes.
Dessa forma, o protocolo oferece recompensas para os usuários que possuem saldo armazenado na plataforma. Esse saldo é usado para confirmar transações criadas a partir de contratos inteligentes.
A Balancer utiliza o token de governança BAL para criar uma administração descentralizada da plataforma, onde os detentores do token BAL podem votar sobre mudanças no protocolo.
Como funciona o protocolo?
A Balancer possui código aberto, sendo as suas principais funções o gerenciamento automatizado de portfólios e a negociação descentralizada de tokens, assumindo portanto, a função de Criador de Mercado Automatizado (AMM).
O protocolo oferece ainda uma possibilidade de arbitragem para investidores que operam diariamente no mercado cripto. A plataforma atrai ainda desenvolvedores, que atuam na criação e atualização do protocolo.
Dentro da plataforma, os pools de liquidez atuam como fundos de índices, mas com taxas diferenciadas das que são praticadas no mercado financeiro tradicional para esse tipo de investimento.
Portanto, o protocolo possui flexibilidade ilimitada e ao invés de reagrupar os pools de liquidez em cada transação, o Balancer faz uma nova divisão das taxas por meio de operações swaps dos traders.
Quais são as funcionalidades da Balancer?
O protocolo oferece uma série de oportunidades para os usuários finais que querem ganhos a partir de soluções em DeFi.
Negociação de tokens
A Balancer Protocol oferece a negociação entre pools de liquidez na plataforma através de operações de flash swap. Essa negociação permite a arbitragem entre preços distintos dos tokens armazenados no protocolo, como o BRZ, o que pode resultar em lucro para os investidores.
Além de operações de flash swap, o protocolo possui outro tipo de negociação voltada para a tomada de empréstimos chamados flash loans. Nesse tipo de transação, os tokens emprestados são reembolsados na mesma operação, e essa ‘restituição instantânea’ pode acontecer em transações de swap flash ou também por trocas de garantias.
Pools de liquidez
Todas as transações no Balancer Protocol funcionam através de contratos inteligentes, assim como todo o ecossistema da plataforma. Por oferecer a troca entre tokens alocados em pools de liquidez distintas, o protocolo possui vários tipos de pools de liquidez.
Os pools conhecidos como ponderados são mais flexíveis, onde os usuários podem configurar a plataforma de acordo com a alocação de tokens. Nesse tipo de pool é possível armazenar criptomoedas com a proporção 80/20 ou ainda, 60/20/20.
Já os metastable pools foram criados para armazenar saldos em tokens de preço estável como o BRZ. Nesse caso, apenas stablecoins podem ser mantidas pelos usuários.
Enquanto isso, os Liquidity Bootstrapping Pools (LBPs) atuam como pools de liquidez arbitrárias e podem criar pressão para venda de tokens em busca de ponderar o preço do criptoativo, além de manter as taxas mais baixas.
Por fim, os pools gerenciados são plataformas altamente programáveis e podem receber até 50 tipos de tokens diferentes. Os usuários usam esse tipo de pool de liquidez para traçar estratégias de investimento no mercado cripto.
O que é a parceria entre Balancer e BRZ e como aproveitá-la?
Consolidado como uma das principais stablecoins do mercado cripto e marcando uma presença cada vez maior no ambiente DeFi, o BRZ pode ser utilizado na Balancer para ter retornos em uma das pools no protocolo.
Confira o passo a passo para ter rentabilidade a partir dos seus BRZs:
- 1º passo: você precisa ter uma carteira em Web3, como Metamask ou Brave;
- 2º passo: também é importante ter o token nativo da rede Polygon, o MATIC, ideal para pagar as taxas de transação da rede. A boa notícia é que as taxas não são caras e R$ 2,00 são suficientes para pagar todos os custos;
- 3º passo: para comprar MATIC, você pode utilizar as principais exchanges centralizadas ou descentralizadas. Em seguida, envie para o endereço da sua carteira em Web3;
- 4º passo: para comprar o BRZ, você pode utilizar a Transfero Crypto e, com uma transferência via Pix, você consegue converter os seus reais em BRZ e transferi-los para a sua carteira em Web3;
- 5º passo: com MATIC e BRZ na sua carteira, você deve acessar o site stableswap.fi e trocar metade dos seus BRZs por jBRL;
- 6º passo: por fim, você deve adicionar liquidez ao pool na Balancer. Para fazer isso, basta procurar pela pool 2brl (BRZ x jBRL) no protocolo ou clicar nesse link.
Pronto, agora você vai começar a receber ganhos em BRZ por fornecer liquidez para essa pool na Balancer.
Agora que você já entendeu como aproveitar as oportunidades na Balancer, o que acha de conhecer mais sobre a parceria entre BRZ e Polygon?