O preço das criptomoedas pode ter influência de notícias, publicação nas redes sociais e movimentações dos usuários do universo cripto. Quando há práticas intencionais para manipular o valor de ativos chama-se pump e dump. Essa prática já aconteceu no mercado financeiro tradicional com ações.
A tradução de pump significa inflar os preços, enquanto dump expressa o sentimento de largar algum tipo de investimento. Em ambas, o ativo pode ter grande variação de preço após o movimento ser percebido pelo mercado.
O que significa pump e dump?
O pump e dump consistem em dinâmicas feitas intencionalmente para manipular o preço de ativos no mercado cripto. Na maioria das vezes, isso é feito por meio de notícias ou publicações nas redes sociais. Com isso, provocam um forte movimento de entrada ou saída de investidores.
Enquanto o pump refere-se a valorização no preço de um ativo de valor, dump significa o contrário. Sendo assim, a lógica é a mesma, entretanto, no dump o ativo passa por uma grande desvalorização, ou seja, o preço diminui.
Como funciona o pump e o dump?
Os movimentos de pump e dump são um tipo de golpe do mercado financeiro, já que provoca uma variação nos preços que não segue o curso natural de determinado ativo. Portanto, a prática é condenada por entidades como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Na maioria das vezes, um ativo com baixa liquidez é escolhido como alvo dessa prática de alta e/ou grande baixa nos preços. Primeiro escolhem o ativo de valor, em seguida, os responsáveis pelo pump e dump divulgam notícias falsas para atrair o maior número de investidores possíveis e, por fim, aumentar o volume de negociação. Essa movimentação tem como consequência a inflação dos preços.
Casos de variação de preço no mercado
Os movimentos de pump e dump provocaram grandes perdas no mercado financeiro. Um exemplo é a história do filme “O Lobo de Wall Street” que mostra um negociador de ações que atrai investidores para ações de preço inflado. No caso do mercado cripto temos o bilionário Elon Musk apontado como um catalisador do movimento de pump de criptomoedas.
Pump de Elon Musk
Conhecido por apoiar a adoção de criptomoedas, Elon Musk já provocou movimentos de alta e de desvalorização no mercado cripto. Em 2019, o bilionário fez piada da memecoin dogecoin (DOGE), o que resultou em uma grande valorização para a criptomoeda.
Além da dogecoin, Elon Musk já publicou sobre a shiba inu (SHIBA) no Twitter, o que fez com que a criptomoeda enfrentasse uma onda de valorização que caracterizou um movimento de pump no mercado cripto.
GameStop
Em 2021, o mercado de ações foi surpreendido por um movimento de pump e dump das ações da empresa GameStop. Enquanto os investidores esperavam por uma queda nas ações da varejista de games, um grupo de influenciadores provocou um movimento contrário nos papéis da empresa, que tiveram uma alta valorização.
No entanto, depois da valorização, as ações da GameStop voltaram a cair no mercado. Ou seja, os papéis da empresa sofreram um pump e dump desencadeado por influenciadores em fóruns na internet.
Como se proteger de um pump e dump?
Existem algumas estratégias para proteger ativos de valor de movimentos de pump e dump, como:
Identificar notícias tendenciosas
O investidor deve evitar e desconsiderar notícias sensacionalista como parâmetro para investimento, já que é normal serem usadas para inflar os preços do mercado.
Desconfiar de dicas imperdíveis
Muitos influenciadores divulgam conteúdos apresentados como ‘imperdíveis’ ou ‘grande oportunidade’. Porém, criar um pump e dump pode ser a verdadeira intenção deles.
Estudar sobre o ativo
Estudar sobre o ativo de valor ou pesquisar por análises técnicas é uma boa estratégia para fugir de pumps e dumps no mercado, pois permite entender quando os movimentos no gráfico de preços são anormais.
Quer saber mais sobre dicas de segurança no mercado cripto? Confira através deste link como se proteger de golpes envolvendo investimentos em criptomoedas