Token: o que é, os tipos e para que são usados

Saiba sobre cada um dos tipos de tokens: pagamento, NFT, utilidade e segurança.

Por Carolina Mattos  /  3 de julho de 2024
© - Shutterstock

Um dos ativos digitais mais versáteis e famosos do mercado cripto são os tokens. O papel deles na economia digital expande à medida que mais pessoas e empresas reconhecem o potencial do ativo, que oferece flexibilidade, escalabilidade e potencial de engajamento.

A flexibilidade possibilita o uso em diversas aplicações, desde financiamento descentralizado (DeFi) até tokens não-fungíveis (NFTs). Por esse motivo, os tokens são classificados como de pagamento, NFT, utilidade ou segurança.

Já a facilidade de criar tokens em plataformas como Ethereum facilitou a inovação e o desenvolvimento de novos projetos. Além disso, esses ativos também contribuem para transações seguras e eficientes, além de oferecer novas maneiras de criar valor e incentivar a participação em comunidades digitais.

Confira o que são os tokens, como funcionam, suas diversas utilidades, e por que eles são uma peça-chave no futuro das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

O que é token e como funciona?

Os tokens são ativos digitais que podem representar valores e direitos. Eles são fundamentais para muitos projetos de blockchain, desempenhando papéis que vão desde a facilitação de transações financeiras até a habilitação de funcionalidades específicas em uma plataforma.

Diferente das criptomoedas como bitcoin e ether, os tokens são moedas digitais independentes. Criados em blockchains existentes, eles podem servir a múltiplos propósitos em um ecossistema digital.

A criação de tokens é por smart contracts em blockchains compatíveis, por exemplo, na Ethereum em padrões ERC-20 e ERC-721.

Quais são os tipos de tokens?

No mercado cripto há quatro principais categorias de tokens: pagamentos, NFTs, utilidade e segurança. A classificação é variável conforme características específicas do ativo. 

Tokens de segurança (security token)

Um ativo é classificado como token de segurança quando é um produto financeiro que já existe no mercado, por exemplo:

  • Ações da bolsa de valores;
  • Debêntures;
  • Títulos de dívidas e de créditos.

Neste caso, a tokenização de ativos reais é a ferramenta de digitalização dos produtos.  Esse tipo de token possui valor mobiliário, logo, deve seguir a legislação sobre a oferta do token no mercado de capitais.

Os valores mobiliários tokenizados ainda são relativamente novos na indústria de blockchain. Desse modo, atraíram inicialmente um interesse particular em áreas como imóveis. No entanto, houve uma adoção limitada do modelo, pois os investidores institucionais continuam cautelosos e os reguladores trabalham para acompanhar a tecnologia em rápida evolução.

Tokens de utilidade (utility tokens) 

Os utility token atendem ao projeto específico que emitiu o ativo. Então, enquanto os tokens de segurança representam ativos financeiros, os de utilidade servem para acessar serviços ou produtos na blockchain.

A principal característica é a oferta de algum benefício, podendo ser:

  • Produtos e serviços exclusivos;
  • Experiência para o detentor do ativo digital. 

Então, um fan token de time de futebol ou de uma promoção são classificados como de utilidade. Por isso, ele é ideal para incentivar o engajamento e fidelização de comunidades. 

Por outro lado, por terem valor, também podem ser usados como forma de pagamento em transações comuns, para investimento e preservação do capital.

Leia mais: O que são fan tokens e qual a relação com esportes?

Tokens de pagamento

Embora exista discussão sobre diferenças entre tokens e criptoativos, essa classificação é atribuída a ativos de valor. Ou seja, são as moedas digitais, como o bitcoin, usadas para:

  • Pagamento;
  • Reserva de valor;
  • Unidade de conta (permitindo precificar produtos em cripto, por exemplo).

Além da possibilidade de efetuar pagamentos no dia a dia, é possível criar tokens de pagamento específicos para limitar a oferta. Por exemplo, um grupo de fãs ou um festival de música criar token para ser usado como modalidade de pagamento.  

Leia mais: Criptomoedas podem ser uma reserva de valor assim como o ouro?

Tokens não-fungíveis (NFTs)

Os NFTs são conhecidos pela representação gráfica de uma imagem completamente digital, criada através da tecnologia blockchain. Com características únicas e emissão reduzida, cada NFT possui atributos que podem definir seu valor no mercado, oferta e nível de raridade. 

Existem tokens não-fungíveis que representam obras de artes seculares, memes históricos da internet e até fotos raras de famosos. Há quem defenda que esses ativos representam o futuro da arte digital e da pintura. 

O papel do token no universo cripto

Os tokens oferecem uma maneira acessível e inclusiva de diversos usuários participarem do mercado de criptomoedas. Além disso, os ativos promovem transações seguras e eficientes, além de oferecem novas maneiras de criar valor e incentivar a participação em comunidades digitais.

Por isso, a importância dos tokens no ecossistema das criptomoedas não pode ser subestimada. Os tokens são ferramentas poderosas para inovação, permitindo a criação de novos modelos de negócios e incentivando a adoção de tecnologias descentralizadas.


Tags