Para que serve criptomoeda? Saiba como o ecossistema cripto é usado no dia a dia

Entenda como a tecnologia do universo cripto é usada no cotidiano por diversos setores

Por Carolina Mattos  /  12 de abril de 2024
© - Shutterstock

Ainda que a maioria das pessoas já tenha escutado falar de bitcoin, o ecossistema cripto ainda é relativamente recente. Então, poucos entendem para que serve a criptomoeda e as possibilidades de uso das ferramentas desse sistema. 

A visão popular está ligada a volatilidade dos preços, risco de perder dinheiro e/ou a falta de regulamentação. Entretanto, diversas dinâmicas e mecanismos relacionados ao universo cripto estão presentes em produtos e serviços do dia a dia

A maioria das pessoas nem imagina que essa evolução está acontecendo, mas um exemplo dessa popularização de soluções cripto no mundo real é o desenvolvimento do DREX e de moedas digitais CDBDs em outros países, como o yuan na China.

Então, com a proposta de apresentar e discutir como o cripto está sendo incorporado no cotidiano, a Transfero contará com painéis sobre o tema no stand do Web Summit Rio 2024

Enquanto isso, que tal um panorama sobre como essas aplicações otimizam e facilitam processos de documentação em cartórios, transações financeiras, controle de qualidade da indústria de saúde, entre outros? 

Para que serve criptomoeda e a tecnologia cripto?

O bitcoin (BTC) foi criado como alternativa a moeda fiduciária, permitindo transações financeiras sem a necessidade de intermediários como os bancos. Então, desenvolveram a blockchain para dar suporte a este tipo de transação.

A partir disso, o ecossistema cripto foi sendo expandido para além das criptomoedas, dando origem a tokens, ativos digitais, NFTS, novas funções da tecnologia blockchain e Web 3.0

Algumas características particulares do ecossistema cripto são:

  • Registros imutáveis, ou seja, é impossível desfazer operações ou mudar informações;
  • Dados públicos disponíveis a todos em qualquer momento;
  • Descentralização das operações;
  • Sistema validador automatizado de contratos inteligentes;

Assim, essas especificidades permitem desenvolver produtos e serviços com diferenciais vantajosos em comparação a sistemas mais tradicionais. 

As vantagens de usar soluções do ecossistema cripto

Os benefícios de usar criptomoedas, blockchain e outras tecnologias desse sistema estão relacionadas a tempo, acessibilidade e custos. Esses pontos são diferenciais para certas demandas do cotidiano de diversas áreas, desde financeira até cadeia logística. 

As principais vantagens são:

  • Redução de custos pelo menor valor das taxas;
  • Agilidade das operações por não precisar de terceiros e ser descentralizado;
  • Aumento da segurança das informações pela transparência dos dados e impossibilidade de reverter ou mudar informações;
  • Privacidade oferecida pelo anonimato;
  • Facilidade de acesso, pois o sistema cripto está disponível em todo o mundo.

Com isso, as soluções com cripto podem ser mais vantajosas do que métodos tradicionais. Por isso, saber para que serve criptomoeda e as características desse universo podem ajudar a resolver demandas da sociedade.

Como soluções cripto são usadas no dia a dia? 

As criptomoedas são famosas principalmente pelas transações financeiras (nacionais e internacionais) e para o pagamento de bens e serviços no dia a dia, desde jogos e restaurantes até imóveis. Elas também podem ser usadas como investimento, reserva de valor e obter lucro rápido com estratégia de day ou swing trade. Entretanto, é possível ir além de serviços financeiros

Confira para que serve criptomoeda e outras soluções do universo cripto:

Tokenização de ativos tradicionais

Ativos reais, como imóveis, obras de arte e commodities estão sendo representados por tokens digitais em blockchains. Esse processo de tokenização facilita a divisibilidade, liquidez e transferência dos ativos.

Leia mais: 7 possíveis usos da tecnologia blockchain pelos bancos

Armazenamento de informações

A tecnologia blockchain está sendo usada por cartórios e instituições públicas e privadas de países como Brasil, Argentina e Coreia do Sul. O objetivo é armazenar informações como identificação nacional dos cidadãos, documentação de posse de imóveis e carteirinha de estudante.

Logística

A blockchain ajuda a otimizar a gestão da cadeia de suprimentos na logística. Além de possibilitar acompanhar as etapas do processo, a transparência e a imutabilidade dos dados são diferenciais para áreas com rígidas regulações e controles de qualidade, como da indústria farmacêutica, saúde e beleza. Exemplos de empresas que adotaram esse tipo de solução foram Natura e BRF.

Política e eleições 

A transparência oferecida pela blockchain também é uma solução promissora para melhorar o acesso a dados de instituições públicas, como os gastos dos países, por exemplo.  

Artes NFTs

Com o sucesso dos tokens não fungíveis (NFTs), diversas marcas e artistas se tornaram adeptos. Com a característica de exclusividade, as imagens são vendidas ou usadas para presentear fãs e colaboradores de empresas. 

Assim, é inegável que a tecnologia cripto consegue contribuir com soluções para problemas do cotidiano. Entretanto, elas ainda são usadas apenas superficialmente. Por existir muito potencial a ser explorado, a expectativa é que o mercado de trabalho de tecnologia continuará em alta. 

Mercado de trabalho na área cripto e blockchain 

Com as soluções cripto se popularizando no cotidiano, como a adoção do CBDC por mais de 150 países, a demanda por profissionais qualificados continuará crescendo. 

Entender sobre blockchain e Inteligência Artificial (IA) são grandes diferenciais, mas ter um portfólio mostrando as suas habilidades e conhecimentos é fundamental para se destacar nesse mercado de trabalho de tecnologia. 

Para saber como se preparar para o mercado de trabalho Web 3.0, confira a nossa entrevista com Caio Mattos da Near X sobre o tema. 

De acordo com Caio, o desenvolvimento de projetos na área está aumentando a demanda por profissionais, mas não há especialistas o suficiente para preencherem as vagas. Assim, os sinais indicando que cripto vai muito além de um ativo de especulação são diversos. 

Com esse pensamento, a Transfero vai para a segunda edição do Web Summit Rio com a proposta de fazer do stand um hub de conteúdos para falar sobre o potencial de soluções cripto para problemas do cotidiano, tanto na América Latina quanto no mundo. 

Para que serve criptomoeda? Confira a programação do stand da Transfero

O stand da Transfero no Web Summit Rio 2024 será um espaço para conversas sobre os temas relacionados a finanças, perspectivas econômicas, futuro da tecnologia, inteligência artificial e o papel da blockchain na sociedade. 

Os painéis vão ter mediação de jornalistas brasileiros e estrangeiros, além de contar com a visão de dois especialistas convidados. Alguns confirmados são Bernardo Srur (presidente da ABCripto), Ariel Scaliter (CTO da Agrotoken), Eduardo Diniz (Presidente do Conselho de Administração da SICOOB Empresas) e Sylvestre Mergulhão (CEO da Impulso).

Confira a programação:

Dia 16/04 

11h – Crypto Adoption Across Latin America (EN)

Convidados: Aaron Stanley, Daniel Marques (Koyamaki Ventures) e Márlyson Silva (Transfero)

14h – Crypto: From Speculation to Real-World Issues

Convidados: Saori (Portal do Bitcoin), Ariel Scaliter (Agrotoken) e João Zecchin (Fuse)

16h – Open Finance: A Gateway for Startups

Convidados: Leandro Manzoni (Investing.com), Márcio Alexandre (Sicoob) e Carlos Oliveira (ABFintechs)

Dia 17/04 

11h – The Blockchain Role At The Future of Innovation

Convidados: Angelica Mari, João Rubens (HackTown) e Dan Yamamura (Fuse)

14h – Govs, CBDCs & Stablecoins: A Digital Shift

Convidados: Aline Fernandes (BeInC), Guilherme Murtinho (Transfero) e Dan Yamamura (Fuse)

15h – Borderless Finance: A Real Possibility?

Convidados: Aline Fernandes (BeInC), Guilherme Murtinho (Transfero) e Gustavo Bresler (Iniciador)

16h – Drex for Gringos: Inside Brazil’s Revolutionary CBDC (EN)

Convidados: Aaron Stanley, Leandro Pereira e Rafael Castaneda

Dia 18/04 

11h – AI: Fact, Fiction, and Finance

Convidados: Gustavo Brigatto, Thiago Oliveira (Monest) e Douglas Miranda (GoMining)

15h30 – BTC ETF: Beyond the Six Letters

Convidados: Aaron Stanley, Marcelo Sampaio (Hashdex) e Bernardo Srur (ABCripto)

16h30 – Web3 Developer Market: What Is the Missing Piece?

Convidados: Cássio Gusson, Sylvestre Mergulhão (Impulso) e Caio de Mattos (NearX)

Para saber mais sobre o Web Summit Rio, confira esse guia sobre o evento


Tags