Security tokens: por que há tantos olhos sobre eles?

Sujeitos à regulação da SEC e às leis norte-americanas, security tokens podem ter papel importante na atração de novos investidores

Redação  /  15 de janeiro de 2019
(Photo by Gilles Lambert on Unsplash) (Photo by Gilles Lambert on Unsplash)

Os security tokens podem cumprir importante papel em atrair mais investidores para o mercado de criptomoedas. Sujeitos à regulação da SEC e às leis norte-americanas, eles dão maior segurança ao investidor. Isso porque, uma vez sujeitos ao escrutínio da SEC, precisam cumprir diversos requisitos legais. Caso não cumpram, o emissor pode ser penalizado.

Sendo assim, essa parece ser uma nova e promissora forma de emissão de tokens. Inclusive, possuem potencial para dominar o mercado financeiro em um futuro próximo, mesmo que haja críticos a esse tipo de ativo. Com os security tokens, o mercado crypto ganhou uma nova modalidade de investimento e, consequentemente, novos investidores.

Diferentemente dos security tokens, os utility tokens não estão sujeitos a nenhum órgão regulador. Isso tem feito com que muitos emissores, em busca de mais investidores, estejam registrando seus tokens como security tokens. Há A SEC tem olhado de perto esses movimentos.

O que são tokens?

Diferente das criptomoedas, os tokens têm o seu valor atrelado ao seu ambiente específico. Eles são uma forma de representação para um determinado valor. Por exemplo, a moeda venezuelana Petro é uma forma de utilização dos tokens como moeda. Já no caso da Decred, os tokens são utilizados para que o proprietário execute o direito de voto. Por outro lado, na plataforma Ownera, os tokens serão usados como forma de comprovação de direitos a um determinado ativo.

Os tokens são utilizados nos ICOs como uma forma segura de registrar a participação e os direitos dos investidores. Esse sistema tem se destacado por inúmeras vantagens, como a diminuição de custos e maior confiabilidade. Além disso, diversas padronizações para os tokens têm sido criadas, como o ERC-20 e o ERC-721, trazendo ainda mais segurança.

O que são security tokens?

Já os security tokens são ativos digitais cujo valor deriva de um ativo externo que pode ser negociado. Portanto, esses tokens estão sujeitos às leis federais que regem os valores mobiliários. O não cumprimento destes regulamentos pode resultar em graves consequências, incluindo penalidades e potencial impedimento de um projeto continuar a ser desenvolvido.

Por outro lado, security tokens podem oferecer uma ampla variedade de aplicações, se o emissor cumprir com todos os requisitos da regulação. O mais promissor desses recursos é a capacidade de oferecer tokens representando digitalmente ações de uma empresa.

Em resumo, security tokens são ativos de investimento ou especulação. Portanto, são destinados a investidores que esperam obter uma valorização desses ativos. Os detentores recebem, por exemplo, dividendos dos seus investimentos em forma de tokens adicionais.