Utility tokens: o que são e quais tipos existem?

Moedas digitais cuja finalidade não é investimento, mas sim o acesso a um produto ou serviço; descubra o que são utility tokens

Redação  /  5 de outubro de 2023
© - Shutterstock

Utility tokens é o termo utilizado para classificar ativos digitais conhecidos como tokens de utilidade. Nesse tipo de projeto, o token pode estar associado a algum tipo de ativo de valor, ou ainda, representar algum produto e ou serviço.

Existem também tokens que podem representar um poder eletivo em uma plataforma de governança. No mercado cripto, tokens de utilidade, a tradução para utility tokens, podem ser usados para alguma funcionalidade específica do projeto que o ativo representa, por exemplo.

Você já ouviu o termo e ficou sem saber do que se tratava? Então, é hora de esclarecer suas dúvidas.

O que é utility token e como são emitidos?

O conceito por trás do termo utility é o de utilidade. Ou seja, não se trata de um token utilizado para investir, mas, sim, para solucionar problemas específicos, de forma simples e ágil. Sua função é proporcionar acesso a benefícios exclusivos e quem possui pode usar em determinadas compras ou situações.

Os utility tokens são ativos descentralizados que permitem o acesso a determinados produtos ou aplicações. Eles são desenvolvidos a partir da tecnologia blockchain, o que garante a segurança e confiabilidade. Eles são emitidos conforme as propostas de seu idealizador, já que são descentralizados e não é possível impedir a criação.

Diferença entre token e criptomoedas

Tokens e criptomoedas possuem finalidades diferentes no mercado cripto. Enquanto criptomoedas podem ser fracionadas e utilizadas como forma de pagamento, tokens geralmente estão associados a uma unidade indissociável de um ativo de valor.

Ou seja, tokens podem representar uma obra de arte digital, por exemplo. Alguns deles são usados como forma de garantir produtos, serviços ou experiências exclusivas.

Existem também tokens voltados para jogos blockchain e metaversos. Geralmente, os tokens são criados e negociados através de uma rede compatível com contratos inteligentes.

© – Shutterstock

Utility tokens possuem alguma utilidade?

Se você ainda tem dúvidas sobre o que são utility tokens, a resposta é essa: são simplesmente moedas com aplicações específicas, que dão acesso futuro aos produtos ou serviços oferecidos por uma determinada empresa. Portanto, utility tokens não são ativos de especulação.

Um exemplo de utility token é o BRZ, stablecoin pareada com o real (aliás, a principal stablecoin não pareada ao dólar do mundo), que permite aos brasileiros acessarem exchanges internacionais. Mas existem diversos outros, como o ether, neo e dash. O ether permite fazer transações com smart contracts na blockchain da Ethereum. 

Quais são os tipos de tokens de utilidade que existem?

Vale explicar que utility tokens não são um valor mobiliário ou ativo financeiro. Por isso, não sofrem interferência na emissão ou no funcionamento por parte da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou qualquer outro órgão equivalente no mundo.

Esse tipo de token pode ser emitido, por exemplo, por uma empresa que vai lançar um jogo eletrônico e pretende aceitar esses tokens como pagamento por serviços ou produtos que ela mesma desenvolve.

Clubes de futebol

Existem também alguns utility tokens que são chamados de fan tokens. Esse tipo de ativo digital é usado como forma de engajamento e fidelização de torcedores no setor esportivo, principalmente em clubes de futebol.

A principal plataforma de emissão de fan tokens é a Chiliz, da empresa Socios.com, que possui um token nativo com o mesmo nome. No Brasil e no mundo, inúmeros times de futebol criaram seu próprio utility token. Cada projeto possui sua especificidade, e em alguns casos, esse token pode ter integração com o mecanismo de solidariedade.

No Brasil, existem fan tokens como:

  • Flamengo Fan Token (MENGO)
  • S.C. Corinthians Fan Token (SCCP)
  • São Paulo FC Fan Token (SPFC)
  • Coritiba FC Fan Token (CRTB)
  • Santos FC Fan Token (SANTOS)

Enquanto isso, esses clubes de futebol ao redor do mundo já criaram seus próprios fan tokens, como:

  • FC Barcelona Fan Token (BAR)
  • Manchester City Fan Token (CITY)
  • Paris Saint-Germain Fan Token (PSG)
  • Juventus Fan Token (JUV)

Fan token Chiliz (CHZ)

utility tokens
© – Shutterstock

Quer um exemplo? O token Chiliz (CHZ), é classificado como um fan token e está associado majoritariamente a times de futebol. Seus detentores podem votar no uniforme da equipe, escolher as músicas do estádio, fazer desafios aos jogadores e até mesmo ter acesso ao banco de reservas, bem ao gosto do torcedor mais fanático. 

O token é o ‘combustível’ da plataforma Socios.com e é uma evolução do programa sócio torcedor dos clubes. Times como o PSG, Barcelona e Juventus estão na plataforma.

O aplicativo para Google Play e iOS da plataforma Socios.com funciona como uma wallet. Inclusive, é por meio dele que os torcedores podem votar nas opções dadas pelos clubes. Estes, por sua vez, ofertam produtos e serviços aos detentores dos tokens.

Mas, este é apenas um dos exemplos dos utility tokens, que podem ser usados nas mais diversas situações.

Programa de fidelidade

Como o próprio nome diz, um token de utilidade representa algum tipo de utilização ao seu detentor. Dessa forma, cada projeto pode criar suas regras únicas que são descritas em um contrato inteligente (smart contracts).

Uma dessas atribuições é criar um programa de fidelidade com esses tokens de utilidade. Ou seja, o ativo digital pode ser usado para ganhar prêmios, descontos, vantagens ou experiências únicas através de um programa de fidelidade.

Um programa de fidelidade pode também ser usado para criar uma comunidade virtual onde tokens de utilidade servem como ‘passaporte’ para uma plataforma com conteúdos exclusivos, por exemplo.

Nucoin, o token do Nubank

Reprodução: InfoMoney

Recentemente, o banco Nubank anunciou a criação de sua criptomoeda própria a Nucoin. Embora ela tenha um valor de mercado que apresenta volatilidade assim como outros ativos digitais, a Nucoin servirá como um utility token no futuro.

Conforme disse o banco, a Nucoin é oferecida como forma de cashback aos utilizadores do cartão de débito e crédito. Contudo, o Nubank espera criar novos serviços e produtos voltados para os detentores da Nucoin, incorporando o token em um possível programa de fidelidade.