Motivos para aceitar pagamento em criptomoedas

Pagamentos em moedas digitais representam uma alternativa aos meios convencionais, como cartões de crédito, débito e transferências via Pix

Por Redação  /  5 de julho de 2023
Foto: Freepik Foto: Freepik

Além de serem utilizadas como uma forma de investimento no mercado, as criptomoedas, como o bitcoin (BTC), também podem ser utilizadas como métodos de pagamento para a compra de produtos ou serviços em vários países, inclusive no Brasil.

Em algumas cidades brasileiras, já existem estabelecimentos que adotaram esse novo meio de pagamento, que representa uma alternativa ao dinheiro físico, ao uso de cartões de crédito e débito e até mesmo as transferências realizadas via Pix.

Mas, afinal, quais são as vantagens em receber em criptomoedas? Confira nessa matéria como moedas digitais podem ser usadas como uma alternativa aos meios de pagamentos convencionais, trazendo benefícios tanto para quem investe no mercado cripto quanto para comerciantes e estabelecimentos.

Quando os pagamentos com criptomoedas surgiram?

O uso de criptomoedas como forma de pagamento começou com o bitcoin, pouco tempo depois que ele foi criado. A primeira transação desse tipo com o BTC se transformou em um grande evento no mercado cripto, chamado — e celebrado até hoje — de Pizza Day.

No dia 22 de maio de 2010, o programador norte-americano Laszlo Hanyecz usou 10 mil unidades de bitcoin para comprar duas pizzas. Naquela ocasião, o preço do bitcoin era ínfimo se comparado com a cotação atual da criptomoeda.

Mas em um momento em que o mercado cripto alcançou valores tão elevados, foi preciso pensar em formas diferentes de utilizar esses ativos no dia a dia. Por isso, diversas empresas estão desenvolvendo soluções para facilitar o uso de cripto em transações mais rotineiras.

Um exemplo no Brasil é o Transfero Checkout, um aplicativo que permite que donos de estabelecimentos, comerciantes e empreendedores recebam em cripto de forma instantânea, com praticidade e mecanismos para se proteger da volatilidade, por exemplo.

Como funcionam os pagamentos com criptomoedas?

Existem várias formas de concluir transações de pagamento com criptomoedas. No Brasil, os estabelecimentos podem utilizar o Transfero Checkout, onde o proprietário recebe o pagamento através de um QR Code e a conversão em reais acontece rapidamente.

Para quem faz pagamento em criptomoedas, existem alguns tipos de criptoativos que podem ser aceitos pelos estabelecimentos. Sendo assim, existem desde stablecoins como o BRZ, até o uso de tokens, de cartões pré-pago e de carteiras que armazenam criptomoedas.

“Os métodos de pagamento criptográficos atuais incluem tokens digitais, gateways de pagamento, cartões criptográficos e outros métodos de pagamento criptográficos emergentes. Destes, os tokens digitais são o método mais primitivo e são adequados para transações entre criptomoedas e para pagamentos em plataformas que suportam criptomoedas.”

Usar criptomoedas como pagamento pode representar alguns benefícios tanto para quem paga quanto para quem recebe.

Quais são as vantagens de receber em criptomoedas?

Com essas soluções disponíveis, utilizar criptomoedas como métodos de pagamento oferece uma série de vantagens para os dois lados envolvidos em uma transação.

Taxas

Na comparação com outras modalidades de pagamento, receber em criptomoedas pode resultar na redução de taxas para quem tem um estabelecimento. Do ponto de vista do cliente, muitas vezes pode ser mais barato pagar em cripto do que, por exemplo, fazer a conversão para uma moeda local para quem está em outro país.

Segurança

A tecnologia blockchain, usada no mercado cripto, representa um dos sistemas de gerenciamento de dados mais seguros que existem atualmente, o que gera mais confiança tanto para quem recebe quanto para quem paga com ativos digitais.

Rapidez

Para o consumidor, uma transação com cartão de crédito é aprovada e está tudo certo, não é mesmo? Porém, para o comerciante, o tempo até que o dinheiro esteja liberado na sua conta pode levar até 30 dias para compensação.

Utilizando as criptomoedas, isso significa que a transação é feita na mesma hora e o dinheiro já está disponível para o comerciante.

Novos clientes

Somente no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas declararam que investem em criptomoedas. Aceitar esse tipo de pagamento pode resultar em novos clientes para o estabelecimento, por exemplo.

Mais do que isso, abre uma oportunidade para receber pagamentos simplificados de usuários estrangeiros. Imagine um estabelecimento em um ponto turístico do Rio de Janeiro, quantos visitantes passam por ali diariamente? Oferecer um método que não exige, por exemplo, a conversão de euro ou dólar para o real pode significar mais vendas para o seu negócio.

Conversão e recebimento

Outra preocupação para quem quer receber pagamentos em criptomoedas é ter que fazer a conversão após a transação. Com soluções como o Transfero Checkout, isso não precisa causar um problema.

O aplicativo possibilita que o comerciante receba em um determinado ativo e já faça a conversão para o BRZ, evitando uma possível desvalorização daquela cripto, por exemplo.

Como fugir da volatilidade dos pagamentos com criptomoedas?
Mais do que a complexidade que wallets podem proporcionar, por exemplo, um dos principais receios de quem quer receber pagamentos com criptomoedas é a volatilidade dos ativos.

Afinal, mesmo o bitcoin sofre bastante com a variação de preço ao longo do dia. O que pode significar, por exemplo, uma venda de manhã enquanto ele valia US$ 30 mil e, ao fazer a conversão no dia seguinte, ele ter um valor de US$ 29 mil. Ou seja, o comerciante teria um prejuízo apenas ao fazer essa conversão.

Com o desenvolvimento de novas soluções, o problema da volatilidade pode ser solucionado com as stablecoins. No caso do Transfero Checkout, por exemplo, quem receber em cripto pode converter instantaneamente para o BRZ e, assim, se proteger de qualquer variação — positiva ou negativa — daquela cripto.

Com preço estável e atrelado ao real brasileiro, o BRZ representa uma das melhores alternativas para esse tipo de pagamento. A stablecoin possui uma paridade de 1:1 com a moeda fiduciária brasileira, e não apresenta volatilidade no preço como o bitcoin, por exemplo.

Transfero Checkout: solução para receber em criptomoedas

pagamentos em criptomoeda
Transfero Checkout

Para estabelecimentos e comerciantes brasileiros que desejam receber em criptomoedas,o aplicativo Transfero Checkout representa uma solução para pagamentos em cripto

O aplicativo, desenvolvido pela Transfero, elimina intermediários no recebimento de criptomoedas, além de realizar a conversão dos valores em dinheiro para os usuários que recebem moedas digitais através do Transfero Checkout.

Pelo Transfero Checkout, os comerciantes e estabelecimentos podem conferir o saldo, realizar saques e administrar os pagamentos em criptomoedas em uma interface intuitiva e de fácil utilização.

Os pagamentos com criptomoedas no Transfero Checkout acontecem através do uso de QR Codes. Em alguns instantes, o valor estará disponível na conta do comerciante, que pode baixar o aplicativo gratuitamente através deste link.

Quer entender mais sobre como o Transfero Checkout funciona? Acesse este link e descubra como a solução pode ser adotada por estabelecimentos e comerciantes em todo o Brasil.