O que é Banking as a Service (BaaS) e sua relação com o mercado cripto?

Banking as a service permite que produtos e serviços financeiros sejam oferecidos por empresas de outras áreas

Por Redação  /  12 de dezembro de 2023
© - Shutterstock

Uma grande evolução tem sido observada desde a criação da tecnologia blockchain e o surgimento do bitcoin (BTC) nos últimos anos. Além de proporcionar maior segurança e escalabilidade, as plataformas cripto estão começando a integrar serviços do mercado financeiro tradicional, adotando sistemas conhecidos como Banking as a Service.

O termo Banking as a Service, traduzido como “Banco como Serviço”, identifica ferramentas e produtos financeiros fornecidos por empresas que não são bancos.

Por exemplo, uma plataforma cripto, como o Transfero Checkout da Transfero, pode oferecer soluções de pagamento. Da mesma forma, empresas de outros setores estão disponibilizando cartões pré-pagos e outros serviços financeiros anteriormente oferecidos por bancos.

Além de possibilitar a oferta de produtos financeiros, o Banking as a Service promove a integração entre serviços, como conectar um banco a uma plataforma cripto ou uma instituição financeira a uma exchange.

O que é Banking as a Service?

Banking as a Service refere-se a produtos, serviços e soluções financeiras oferecidos por empresas que não são bancos. Portanto, uma ferramenta BaaS é desenvolvida por um ecossistema totalmente digital.

Isso permite que empresas de outros setores criem produtos e serviços financeiros, reduzindo a necessidade de intermediários nesse tipo de operação. Além disso, um serviço de Banking as a Service pode integrar tecnologias disruptivas, como a blockchain.

A oferta e conexão de produtos e serviços BaaS ocorrem por meio de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos), possibilitando, por exemplo, a integração de soluções financeiras em outras plataformas, ampliando seu alcance.

Soluções financeiras para o mercado

© – Shutterstock

O mercado financeiro tradicional está passando por uma transição para uma economia cada vez mais digital. Essa transformação deu origem a inovações como Sandbox, Open Finance e a consolidação de ferramentas baseadas no conceito de Banking as a Service.

Com essa integração crescente, o mercado financeiro está se encaminhando para a transição digital, criando novas soluções e ferramentas por meio do compartilhamento de dados e tecnologias para integrar produtos e serviços.

Os principais serviços financeiros desenvolvidos a partir de um sistema Banking as a Service incluem:

  • Conta digital
  • Recarga de celulares
  • Pagamento de contas
  • Gerenciamento de boletos
  • Transferências bancárias
  • Emissão de cartão físico e virtual
  • Programas de Cashback
  • Pix
  • Soluções de crédito

Integração com o mercado cripto

O mercado cripto evoluiu consistentemente nos últimos anos, oferecendo soluções digitais para o mercado financeiro tradicional e integrando ferramentas desse setor.

Assim, o conceito Banking as a Service possibilita a integração de serviços financeiros do mercado financeiro tradicional pelo mercado cripto. Isso inclui sistemas de pagamentos com criptomoedas, cartões recarregáveis e até mesmo a tokenização de ativos de valor.