Como usar criptomoedas como forma de pagamento?

Modalidade de pagamento com moedas digitais está crescendo com o uso de aplicativos e cartões recarregáveis

Por Redação  /  6 de junho de 2023
© - Shutterstock

Além de representarem uma diversificação de investimento, criptomoedas como o bitcoin (BTC) também podem ser utilizadas como forma de pagamento por produtos e serviços.

E uma prova disso é que, cada vez mais, as criptomoedas estão sendo adotadas como forma de pagamento em todo o mundo, inclusive no Brasil. Uma pesquisa da Coinspaid afirma que os estabelecimentos estão mais propensos a aceitar esse tipo de pagamento. Tal como ativos digitais como o BTC, stablecoins como o BRZ podem também ser utilizadas para pagar contas até de restaurantes e cafés.

Agora, muito além do dinheiro físico e dos cartões de débito ou crédito, as moedas digitais surgem como uma nova modalidade de pagamento. Continue a leitura para entender como elas já fazem parte da realidade de muitas pessoas!

Como as criptomoedas funcionam como forma de pagamento?

As criptomoedas são conhecidas por apresentarem alta volatilidade nos preços. Esse era, até então, um dos maiores entraves na ampliação da adoção de ativos digitais como forma de pagamento.

No entanto, o avanço tecnológico permitiu que a conversão de criptomoedas em dinheiro fiduciário acontecesse de forma praticamente instantânea. Dessa forma, as perdas com a grande variação de preço foram reduzidas.

Além disso, existem stablecoins como o BRZ, que apresentam preço estável e acompanham a cotação de moedas fiduciárias. No caso do BRZ, o preço do ativo digital é atrelado ao real brasileiro.

Sendo assim, o uso de stablecoins tende a ser mais eficiente para pagamentos com criptomoedas. Longe da volatilidade do mercado cripto, esse tipo de ativo digital está sendo adotado como forma de pagamento por produtos e serviços através de aplicativos e até cartões pré-pagos.

Uma pesquisa realizada pela Coinspaid mostra que a adoção de criptomoedas como forma de pagamento é bem vista por comerciantes em países da América do Sul. No Brasil, mais da metade dos entrevistados afirmaram que veem com ‘bons olhos’ esse tipo de adoção.

Os dados da pesquisa mostram ainda que 36,% dos entrevistados afirmaram que possuem interesse em aceitar pagamentos com criptomoedas. Além do Brasil, a pesquisa ouviu pessoas na Colômbia e na Argentina.

Quais são os métodos utilizados para o pagamento com cripto?

Atualmente, já existem várias opções para quem quer pagar com cripto no dia a dia, confira algumas delas!

Cartões com pagamentos em criptomoedas

criptomoedas de pagamento
© – Shutterstock

O mercado cripto evolui nos últimos anos incorporando ferramentas que antes eram exclusivas do mercado financeiro tradicional. Agora, é possível utilizar cartões com criptomoedas para pagamento.

A maioria desses cartões utiliza a modalidade crédito. Porém, eles funcionam como um cartão recarregável, mais conhecido como pré-pago. Ou seja, o usuário precisa recarregar o cartão com criptomoedas antes de efetuar o pagamento por produtos e serviços utilizando criptomoedas.

Algumas empresas já possuem o cartão, que, na maioria das vezes, possuem integração com outros serviços no mercado cripto, como carteiras digitais. Com cartões de criptomoedas recarregáveis, a transação acontece como uma compra na modalidade crédito, onde o valor é descontado diretamente do saldo em criptomoedas do usuário.

Aplicativos como forma de pagamento

criptomoedas de pagamento
© – Shutterstock

Por outro lado, existem aplicativos que funcionam como um ecossistema de pagamento totalmente integrado com criptomoedas. Esse é o caso do Transfero Checkout.

O Transfero Checkout funciona como um aplicativo para pagamentos com saldo em criptomoeda. Nele é possível usar tanto criptomoedas como o bitcoin como também stablecoins como o BRZ.

Ao contrário dos cartões recarregáveis, aplicativos de pagamentos com criptomoedas dispensam o uso físico de um cartão. No caso do Transfero Checkout, por exemplo, os pagamentos acontecem através de um QR Code, e possui integração com o sistema de transferência instantânea de valores, conhecido como Pix.

Em entrevista ao PanoramaCrypto, Isadora Pourchet, Product Marketing Manager do Transfero Checkout, explica que o usuário pode escolher a modalidade de pagamento pelo aplicativo, escolhendo entre o Pix e ou criptomoedas.

“Com a conta criada, o lojista realiza as cobranças digitando o valor que deseja cobrar em reais ou dólares. Depois, o cliente escolhe se quer pagar utilizando criptomoedas ou Pix. O app gera um QR Code automaticamente e é só fazer a leitura para concluir a transação”

Carteira digital

Por fim, existe também o pagamento direto por criptomoedas utilizando soluções conhecidas como carteiras digitais. Esses dispositivos são usados no mercado cripto para armazenar criptomoedas.

Desse modo, além da função de armazenamento de saldos em ativos digitais, algumas carteiras digitais possibilitam o pagamento de produtos e serviços utilizando criptomoedas.
Todavia, é importante lembrar que o estabelecimento precisa ser credenciado em algum tipo de dispositivo e ou sistema, que permite o recebimento de criptomoedas como forma de pagamento.

Além desses tipos de pagamentos com criptomoedas, soluções para transações offline estão sendo desenvolvidas. Essa modalidade permitirá o uso de moedas digitais para pagamentos, até mesmo em momentos onde o usuário não possui conexão com a internet.

Quer saber tudo sobre como usar criptomoedas como forma de pagamento? Neste link você pode conferir como estabelecimentos podem receber moedas digitais como forma de pagamento por produtos e serviços no Brasil com o Transfero Checkout.