Que tipo de ativos podem se beneficiar com a tokenização?

Processo de transformação de ativos em tokens pode inaugurar novo mercado e prover mais liquidez

Por Paulo Carvalho  /  7 de setembro de 2023
© - Shutterstock

Uma grande reestruturação do mercado financeiro tradicional está acontecendo com a consolidação da economia digital. Nesse processo de transição, ferramentas e iniciativas digitais como a tokenização, por exemplo, podem inaugurar um novo mercado, aumentar a negociação e a liquidez de determinado ativo.

O processo de tokenização consiste em emitir um ativo digital que é a representação de um ativo real de valor. Essa representação pode acontecer através de uma ação, uma commodity e até títulos de dívidas.

Mas, além disso, a tokenização permite fracionar bens e produtos que antes não podiam ser divisíveis para a negociação. Por outro lado, esse processo de representação digital de um ativo de valor, pode apresentar novas oportunidades no mercado.

Tokenização de ativos de valor

Existem vários tipos de tokens que podem representar ativos de valor no mercado financeiro. Além de apresentar maior liquidez, o processo de tokenização pode eliminar intermediários na negociação e oferecer uma redução no custo operacional da transação.

Uma das principais tecnologias utilizadas para tokenizar ativos reais de valor é a blockchain. Através dela, é possível criar tokens que representam ações, obras de arte, serviços e experiências únicas.

Sendo assim, o processo de tokenização consiste em criar uma representação digital de um ativo de valor, que pode ser negociado através de transações de compra e venda, além de ser armazenado em uma carteira digital, por exemplo.

Novas oportunidades e mercados

Com a tokenização de ativos, novas oportunidades podem surgir no mercado financeiro. Uma das principais categorias afetadas pela tokenização são os ativos considerados de superestrutura.

Essa classe de tokens engloba os ativos reais de valor, representando ações, estoques de uma empresa, equipamentos e até itens pessoais, como coleções, obras de arte, entre outros.

Outra tokenização bastante difundida no mercado representa os tokens de utilidade. Esse ativo digital tende a se beneficiar do processo de tokenização por representar uma forma de captação de recursos totalmente digital.

Um token de utilidade, também conhecido como utility token, pode ser usado para engajamento e fidelização de comunidades. Esse tipo de token serve também para oferecer produtos e serviços exclusivos, sendo o fan token um dos utility tokens mais conhecidos do mercado atualmente. Confira alguns tipos de ativos que podem ser tokenizados:

Imóveis

tokenizacao
© – Shutterstock

Um dos ativos de valor que pode ser tokenizado são os imóveis. Nesse caso, um imóvel pode ser vendido através de um token criado especificamente para ele. Existem formas de criar até tokens não-fungíveis (NFTs) com imóveis.

Por outro lado, a tokenização permite fracionar a venda de um imóvel através de um sistema gerenciado por contratos inteligentes. Ou seja, um grupo de pessoas poderia investir em um único imóvel através da tokenização.

Commodities

Além de imóveis, praticamente qualquer commodity pode ter sua representação digital através da tokenização. O processo pode garantir um novo mercado para esse tipo de produto, que até então é considerado restrito.

Com a tokenização, commodities podem ser negociadas em exchanges, com pagamentos em criptomoedas, por exemplo. Milho, boi gordo, petróleo e ferro são alguns dos exemplos de commodities que podem ser tokenizadas.

Obras de arte

tokenizacao
© – Shutterstock

Outro ativo real de valor que pode ser tokenizado são as obras de artes. Além de permitir a negociação desses bens em um mercado digital, telas, esculturas e peças raras são transformadas em NFTs, em alguns casos.

Portanto, a tokenização de obras de arte é capaz de oferecer também a negociação fracionada do ativo real de valor. Por outro lado, um NFT pode criar uma representação única da obra de arte no espaço digital.

Títulos de dívidas

Por fim, títulos de dívidas representam outro tipo de ativo digital que pode ser tokenizado no mercado financeiro. Dessa forma, as empresas podem captar recursos, além de inaugurar um novo mercado para esse tipo de ativo.

Em tokenização transforma títulos de dívidas em ativos digitais. Nesse processo, títulos como dívidas, recebíveis e até investimentos podem ser realizados em empresas através da negociação de tokens no mercado.