Lionel Messi no Paris Saint-Germain: uso de criptomoeda na compra aumenta vínculo da torcida

Pela primeira vez para uma operação desse escala, um clube usa fan tokens como parte do pagamento do contrato de um jogador de futebol

Por Redação  /  13 de agosto de 2021
© - Shutterstock

O Paris Saint-Germain integrou os chamados ‘$PSG Fan Tokens’ no pacote do jogador Lionel Messi, contratado recentemente pelo clube francês. Segundo o clube, o uso desses fan tokens cria um vínculo imediato com a comunidade de milhões de torcedores do clube em todo o mundo.

Esse tipo de token é utilizado pelo clube como instrumento de diversificação e otimização de fontes de receita e maior participação dos torcedores no financiamento e na vida do clube. Em 2018, o Paris Saint-Germain fechou uma parceria com a plataforma Socios.com para a criação desses fan tokens.

Com os $ PSG Fan Tokens, os apoiadores em todo mundo podem escolher a mensagem exibida na parede do vestiário para motivar os jogadores antes de uma partida decisiva, votar no gol da temporada ou até mesmo designar os vencedores dos prêmios no final da temporada. Através da plataforma, os torcedores também recebem mensagens de vídeo exclusivas e personalizadas dos jogadores do clube.

A chegada dos novos jogadores ao clube fez com que os volumes de negociação dos $ PSG Fan Tokens ultrapassassem US$ 1,2 bilhão dias antes do anúncio da chegada de Messi.

Fan tokens permitem maior envolvimento dos torcedores nos clubes

Marc Armstrong, diretor de Parcerias do Paris Saint-Germain, afirmou que o envolvimento do clube com o Socios.com com os $ PSG Fan Tokens é um grande sucesso. “Conseguimos desenvolver um relacionamento com novos fãs ao redor do mundo e gerar renda”, comemora.

Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e Socios.com também destaca os benefícios da parceria “O  Paris Saint-Germain está colhendo os benefícios de sua abordagem inovadora e estou convencido de que este será o início de uma nova tendência que verá Fan Tokens e Socios.com jogarem um papel cada vez mais importante no mais alto nível do esporte.”, conta.

O Chiliz é um utility token associado majoritariamente a times de futebol. Seus detentores podem interagir de maneira diferenciada com as equipes, como por exemplo votar no uniforme da equipe, escolher as músicas do estádio, fazer desafios aos jogadores e até mesmo ter acesso ao banco de reservas. O token é o combustível da plataforma Socios.com e é uma evolução do programa sócio torcedor dos clubes. Além do PSG, clubes como o Barcelona e a Juventus estão na plataforma.