Existem mais de dez mil ativos digitais em circulação no mercado cripto além do bitcoin (BTC). Dentre os inúmeros projetos disputando aumento da capitalização e da base de usuários, algumas criptomoedas chamam atenção por serem promissoras.
Um ativo digital é promissor quando há alta probabilidade de valorização no mercado. Com isso, atrai investidores em busca de retornos mais significativos.
Essa especulação sobre o preço dos criptoativos começou em fóruns e grupos de discussão, onde investidores compartilham previsões e análises sobre projetos com potencial de sucesso. Então, não é um termo oficial do mercado.
Dicas para identificar criptomoedas promissoras
Não existe uma lista de critérios a serem seguidos para um ativo fazer sucesso no mercado cripto, como ser uma stablecoin ou token de utilidade. Então, não há um padrão para identificar criptomoedas promissoras, podendo ser uma memecoin, um token atrelado a outro ativo de valor ou estar em outra classificação.
Entretanto, alguns indicadores do potencial dos ativos podem ser observados em:
Mídia
Acompanhar notícias do mercado e opiniões de especialistas em cripto por sites, redes sociais, e-mail marketing e/ou vídeos ajuda a compreender o que está acontecendo tanto no macro (universo de ativos digitais) quanto no micro (projetos).
Gráfico de preço
Analisar os padrões de comportamentos e gráficos de preços ajuda na previsão de valorização do ativo digital. Além do gráfico de preços, sites como o CoinMarketCap disponibilizam informações como capitalização de mercado, volume (24h), fornecimento total e valor total diluído (FDV), que ajudam a entender melhor o funcionamento da moeda digital.
Propósito do projeto
Criptomoedas promissoras estão geralmente ligadas a conceitos e tecnologias inovadoras, como inteligência artificial. Então, ler o white paper é um mecanismo para entender o objetivo do projeto e entender se ele é confiável.
Leia mais: White paper é indicador de transparência no universo cripto
Equipe do projeto
Nomes de sucesso da indústria cripto ou setores específicos envolvidos no projeto pode ser um indicativo de potencial da criptomoeda. A Worldcoin, por exemplo, é uma criptomoeda cofundada por Sam Altman, CEO da OpenAI. Lançada oficialmente em julho de 2023, a Worldcoin visa criar uma identidade digital global por meio de um sistema de verificação baseado na íris humana. Por ter como fundador uma figura notória de um projeto bem sucedido, a confiança na moeda digital cresce, bem como seu potencial.
Assim, geralmente as criptomoedas promissoras representam projetos considerados inovadores e estão associadas a uma expressiva base de investidores.
Tipos mais comuns de criptomoedas promissoras no mercado
Com o aquecimento do mercado acompanhando a evolução do preço do bitcoin, as criptomoedas tiveram uma forte valorização no primeiro trimestre de 2024. Assim, muitos ativos e projetos se destacaram como promissores, principalmente:
Memecoins
As memecoins podem ser promissoras por existirem diversos casos de grande valorização de um ativo desse tipo, alguns ultrapassando mais de 7.000%.
Criptomoedas de inteligência artificial
Com o hype da ferramenta ChatGPT, criptomoedas de inteligência artificial ganharam destaque entre 2023 e 2024. Por exemplo, Near Protocol (NEAR), Render Network (RNDR) e Theta Network (THETA).
DeFi
Os projetos de finanças descentralizadas (DeFi) também podem ser considerados promissores, por exemplo, plataformas de empréstimos cripto, exchanges descentralizadas (DEX), staking e ‘pontes blockchains’.
5 criptomoedas promissoras para 2025
De acordo com uma lista divulgada pela Skilling, as criptomoedas promissoras para 2025 são:
- Solana (SOL): a solana é uma criptomoeda promissora pelo impressionante crescimento entre 2023 e 2024. Já a rede blockchain atraiu novos diversos projetos, dentre eles, milhares de memecoins.
- Chainlink (LINK): com um oráculo descentralizado voltado para contratos inteligentes, a chainlink acumula uma valorização no mercado que chama atenção.
- Cardano (ADA): desenvolvida pelo cofundador do Ethereum, Charles Hoskinson, a Cardano tem a proposta de ser uma blockchain mais sustentável, com suporte para contratos inteligentes e aplicativos descentralizados.
- XRP (XRP): a criptomoeda nativa da Ripple foi pensada para pagamentos internacionais, sendo uma solução promissora para diversos setores.
- Polkadot (DOT): uma alternativa criada para conectar blockchains, a polkadot é um elemento chave na interoperabilidade do ecossistema de criptomoedas.
Assim, é comum os investidores estarem constantemente em busca desses ativos que oferecem bom retorno financeiro, no entanto, a escolha não deve ser aleatória.
Por isso, você conferiu neste conteúdo dicas de fatores que ajudam a identificar o potencial de valorização. Saber essas informações é fundamental para a estratégia de investimento em criptomoedas promissoras, por ajudarem a ter a expertise necessária para a tomada de decisões.
Que tal conferir agora as 10 criptomoedas mais promissoras de inteligência artificial segundo o ChatGPT?