O que é um gateway de pagamento com criptomoedas e para que serve isso?

Solução digital pode ser utilizada por comerciantes e permite receber pagamentos com criptomoedas

Por Paulo Carvalho  /  19 de outubro de 2023
© - Shutterstock

Sem o uso de um gateway de pagamento, as vendas online praticamente não existiriam na internet. Essa solução digital é responsável por conectar o vendedor e o usuário, através de um gerenciamento de dados indispensável para quem recebe pagamentos online.

Sendo assim, um gateway de pagamento com criptomoedas recebe ativos digitais como forma de pagamento. Esses ativos podem ser desde criptomoedas como o bitcoin (BTC) até stablecoins como o BRZ.

O gateway de pagamento serve, então, como uma ‘ponte’ responsável por todo o processo de venda online. Ou seja, essa solução pode manter um banco de dados seguro, gerenciar pagamentos e até converter saldos de criptomoedas em dinheiro. Confira logo abaixo tudo sobre como funciona um gateway de pagamento.

O que são gateways de pagamentos com criptomoedas?

Além de representarem uma modalidade de investimento, as criptomoedas desempenham um papel importante como forma de pagamento. Dessa forma, é possível usar o bitcoin e outras moedas digitais através de um gateway de pagamento para criptomoedas.

Geralmente, esse gateway tem um gerenciamento de dados descentralizado, com integração com outras plataformas. No mercado cripto, um gateway de pagamento pode ser responsável por receber pagamentos, além de gerenciar dados sobre as movimentações financeiras e até converter o saldo para dinheiro.

Além de integração direta com criptomoedas e plataformas de negociação cripto, um gateway de pagamento pode ter conexão com bancos, cartões de crédito e débito, além de ferramentas digitais como QR Codes.

Na prática, um gateway de pagamento com criptomoedas funciona como um elo entre todo o sistema de pagamento, conectando desde a carteira digital do vendedor até o saldo do cliente que realizará a transação.

Para que servem os gateways de pagamento?

© – Shutterstock

Os gateways de pagamento servem para processar dados de transações realizadas principalmente por e-commerces. No entanto, essa solução também é usada por quem vende produtos e serviços fisicamente, mas prefere receber através de pagamentos digitais.

Sem um gateway de pagamento, cada e-commerce teria que manter sua própria estrutura de gerenciamento de dados para transações financeiras. Ao invés disso, essas lojas virtuais utilizam soluções que podem ser integradas aos seus negócios.

O sistema garante segurança além de estabelecer todas as condições de pagamento. No caso de um cartão de crédito, por exemplo, as informações de uma compra parcelada são registradas por um gateway de pagamento.

No caso das criptomoedas, um gateway de pagamento fornece conexão entre o sistema financeiro tradicional e o mercado cripto. Gateways como o Transfero Checkout, é capaz de converter o saldo em dinheiro através de pagamentos com criptomoedas.

O aplicativo, ideal para comerciantes que desejam receber em criptomoedas, funciona como um gateway de pagamento. Portanto, tudo é gerenciado de forma online, a transação pode ser concluída por um QR Code, e em instantes, o saldo em criptomoedas é convertido em real brasileiro.

Vendas online

© – Shutterstock

As vendas online foram fortemente impulsionadas durante o período da pandemia, com um crescimento impressionante de e-commerces e serviços negociados de forma digital.

Além disso, a economia cada vez mais digital tem impulsionado a adoção de pagamentos online. Por outro lado, as criptomoedas também experimentam um aumento de uso, principalmente para transações de pagamento.

Uma pesquisa divulgada pela Bing Ventures e pela Alchemy Pay aponta um crescimento de pagamentos através da internet. Esse mesmo estudo fala que os pagamentos com criptomoedas tendem a aumentar 2.000% até o ano de 2026.

Meios de pagamentos

O uso do dinheiro físico como forma de pagamento está diminuindo com a consolidação de ferramentas digitais, como o Pix. O sistema, de transferência instantânea de dinheiro, é um dos principais meios de pagamento no Brasil, ao lado dos cartões de crédito e débito.

Mas, existe outro meio de pagamento em crescimento no mercado financeiro: as criptomoedas. Tal como o dinheiro, ativos digitais são gerenciados por um gateway de pagamento nesse tipo de transação financeira.

O uso de stablecoins e gateway de pagamento

Existem vários tipos de criptoativos no mercado cripto, sendo um deles as stablecoins. Por apresentarem preço estável, que geralmente acompanha uma moeda fiduciária, esse tipo de ativo digital pode ser usado como forma de pagamento assim como o dinheiro.

No Brasil, existe o BRZ, uma stablecoin que possui a paridade de 1:1 com o real brasileiro. Portanto, o ativo digital serve como forma de pagamento, e possui integração com o gateway de pagamento Transfero Checkout.

Em apenas três anos, as criptomoedas devem movimentar US$ 362 bilhões em pagamentos, segundo a pesquisa da Bing Ventures e pela Alchemy Pay. Esse valor representará um crescimento de até 10,5% para a adoção de ativos digitais, considerando as criptomoedas com um mercado de 0,5% a 10% do setor de pagamentos.