Gateway de pagamento: por que aceitar criptomoedas pode ser vantajoso?

Solução digital pode ser utilizada por comerciantes e permite receber pagamentos com criptomoedas

Por Paulo Carvalho  /  19 de outubro de 2023
© - Shutterstock

Sem o uso de um gateway de pagamento, as vendas online praticamente não existiriam na internet. Essa solução digital é responsável por conectar o vendedor e o usuário em uma plataforma para fazer a transação de pagamentos online. Sendo assim, é indispensável para o processo de venda online.

O uso do dinheiro físico como forma de pagamento está diminuindo com a consolidação de ferramentas digitais, como o Pix. O sistema, de transferência instantânea de dinheiro, é um dos principais meios de pagamento no Brasil, ao lado dos cartões de crédito e débito.

Mas, existe outro meio de pagamento em crescimento no mercado financeiro: as criptomoedas. Tal como o dinheiro, ativos digitais são gerenciados por um gateway de pagamento nesse tipo de transação financeira.

Essa solução pode manter um banco de dados seguro, gerenciar pagamentos e até converter saldos de criptomoedas em dinheiro. Sim, é possível um gateway de pagamento recebe ativos digitais como forma de pagamento, desde criptomoedas como o bitcoin (BTC) até stablecoins como o BRZ.

Confira logo abaixo tudo sobre como funciona um gateway de pagamento.

O que são gateways de pagamentos?

Além de representarem uma modalidade de investimento, as criptomoedas desempenham um papel importante como forma de pagamento. Dessa forma, é possível usar o bitcoin e outras moedas digitais através de um gateway de pagamento para criptomoedas.

Geralmente, esse gateway tem um gerenciamento de dados descentralizado, com integração com outras plataformas. No mercado cripto, um gateway de pagamento pode ser responsável por receber pagamentos, além de gerenciar dados sobre as movimentações financeiras e até converter o saldo para dinheiro.

Além de integração direta com criptomoedas e plataformas de negociação cripto, um gateway de pagamento pode ter conexão com bancos, cartões de crédito e débito, além de ferramentas digitais como QR Codes.

Na prática, um gateway de pagamento com criptomoedas funciona como um elo entre todo o sistema de pagamento, conectando desde a carteira digital do vendedor até o saldo do cliente que realizará a transação.

Para que servem os gateways de pagamento?

© – Shutterstock

Os gateways de pagamento servem para processar dados de transações realizadas principalmente por e-commerces. No entanto, a solução também é usada por quem vende produtos e serviços fisicamente, mas prefere receber o pagamento digitalmente.

Sem um gateway de pagamento, cada e-commerce teria que manter sua própria estrutura de gerenciamento de dados para transações financeiras. Ao invés disso, essas lojas virtuais utilizam soluções que podem ser integradas aos seus negócios.

O sistema garante segurança além de estabelecer todas as condições de pagamento. No caso de um cartão de crédito, as informações de uma compra parcelada são registradas pelo gateway de pagamento, por exemplo.

No caso das criptomoedas, um gateway de pagamento fornece conexão entre o sistema financeiro tradicional e o mercado cripto. Gateways como o Transfero Checkout, é capaz de converter o saldo em dinheiro através de pagamentos com criptomoedas.

Hoje ainda são poucos os comércios físicos ou eletrônicos que aceitam cripto, entretanto, está cada vez mais prático para os comerciantes aceitarem criptomoedas. Afinal, há sistemas com funcionalidade interessante para quem argumenta que a volatilidade das criptomoedas impede o uso no dia a dia. O comerciante que usar o gateway escolhe receber em bitcoin ou em reais.

O Transfero Checkout é ideal para comerciantes que desejam receber em criptomoedas, funciona como um gateway de pagamento. Portanto, tudo é gerenciado de forma online, a transação pode ser concluída por um QR Code, e em instantes, o saldo em criptomoedas é convertido em real brasileiro.

Por que aceitar pagamentos em criptomoedas?

As vendas online aumentaram muito durante a pandemia. Houve um crescimento impressionante de e-commerces e serviços digitais. Além disso, a economia cada vez mais digital impulsiona a adoção de pagamentos online.

O gateway de pagamentos cripto promete reduzir o custo para comerciantes ao cobrar taxas menores que as maquininhas tradicionais (4,5%, em média). Junto a isso, os adeptos de criptomoedas estão aumentando, principalmente para transações de pagamento. Logo, é uma oportunidade de diminuir os custos, aumentar a lucratividade e oferecer ao consumidor mais possibilidades de forma de pagamento.

Uma pesquisa divulgada pela Bing Ventures e pela Alchemy Pay aponta um crescimento de pagamentos através da internet. Esse mesmo estudo fala que os pagamentos com criptomoedas tendem a aumentar 2.000% até o ano de 2026. Em apenas três anos, as criptomoedas devem movimentar US$ 362 bilhões em pagamentos, valor que representará um crescimento de até 10,5% para a adoção de ativos digitais, considerando as criptomoedas com um mercado de 0,5% a 10% do setor de pagamentos.

© – Shutterstock

Existem vários tipos de criptoativos no mercado cripto, sendo um deles as stablecoins. Por apresentarem preço estável, que geralmente acompanha uma moeda fiduciária, esse tipo de ativo digital pode ser usado como forma de pagamento assim como o dinheiro.

No Brasil, existe o BRZ, uma stablecoin que possui a paridade de 1:1 com o real brasileiro. Portanto, o ativo digital serve como forma de pagamento, e possui integração com o gateway de pagamento Transfero Checkout.