Uma das primeiras dúvidas para quem deseja começar no mercado cripto é onde comprar criptomoedas. A troca, venda e compra de criptomoedas acontecem principalmente em exchanges, plataformas digitais que podem funcionar como um site, carteira digital, aplicativo e até extensões de navegadores como o Chrome.
Essas plataformas digitais utilizam a tecnologia blockchain para criar um livro de ofertas. Esse livro de ofertas apresenta posições abertas, onde é possível identificar a quantidade de criptomoedas oferecidas, o preço e o volume de negociação.
As exchanges movimentam bilhões de dólares diariamente em negociações de criptomoedas. A compra e venda acontece de forma manual, onde o usuário configura a operação, mas, também é possível configurar uma operação de compra e/ou venda de forma automática quando o valor do ativo atingir cotação específica.
Embora o mercado cripto pareça difícil de operar, cada vez mais as plataformas digitais apresentam um design intuitivo e de fácil utilização. Veja as diferentes possibilidades para negociar criptomoedas no Brasil e entenda qual a melhor para você!
Aplicativos
Os aplicativos para negociar criptomoedas são populares no mercado cripto por oferecem segurança e praticidade, já que podem ser acessados diretamente pelo celular. Esses aplicativos estão disponíveis tanto para sistemas Android como para iOs.
Contudo, existe uma diferença entre aplicativos para negociar criptomoedas, criados em sistemas convencionais, para aqueles classificados como aplicativos descentralizados (dApps). Assim como o nome sugere, esses aplicativos descentralizados são criados a partir da descentralização do gerenciamento de dados. Ou seja, eles podem utilizar a tecnologia blockchain, além de não apresentar um controle centralizado da plataforma.
Transfero App
No Transfero App, o usuário pode negociar a stablecoin BRZ. Além dela, o aplicativo possui pares de negociação com criptomoedas como bitcoin, ethereum (ETH), solana (SOL) e polygon (POL).
Para baixar o aplicativo é fácil, ele está disponível para usuários do sistema Android e iOs. Através do Transfero App, o investidor transfere reais para a plataforma digital e depois troca a moeda fiduciária pela criptomoeda desejada.
Exchanges descentralizadas (DEX)
As exchanges podem ser separadas em duas categorias. Com o avanço do mercado de finanças descentralizadas (DeFi), as exchanges conhecidas como DEX se popularizaram rapidamente.
Na maioria das vezes, uma exchange centralizada é uma plataforma digital controlada por uma empresa por trás do negócio. Por outro lado, uma exchange descentralizada (DEX) não possui intermediários.
A DEX funciona a partir da descentralização de dados. Desse modo, não existe uma empresa que controla esse tipo de plataforma digital. Na verdade, esse gerenciamento do negócio é compartilhado, e quase sempre é dividido entre programadores, entusiastas e investidores do projeto.
A negociação de criptomoedas em DEXs funciona de forma semelhante às exchanges tradicionais. Algumas diferenças no caso de exchanges descentralizadas pode incluir funções como:
- maior oferta de criptomoedas para negociação
- maior número de pares de negociação
- taxas mais baratas
- maior liquidez
- mais rapidez para concluir uma transação
- mais fácil de ser utilizada por investidores
Negociação P2P
Os investidores cripto também podem negociar suas criptomoedas através de operações conhecidas como P2P. Essa sigla é usada para descrever o termo (peer-to-peer) e foi uma das primeiras modalidades de negociação que surgiu no mercado cripto.
Nesse tipo de negociação, o usuário compra e vende criptomoedas diretamente com outro investidor. No entanto, a maioria de transações P2P acontecem através de plataformas digitais.
Algumas exchanges oferecem a negociação P2P, à parte do livro de ordens da exchange. Nesse tipo de transação, o vendedor de criptomoedas configura o preço de acordo com o saldo que ele possui, e a negociação é concluída após surgir um comprador.
Bolsa de valores
A negociação de criptomoedas já está disponível na bolsa de valores, como é o caso da B3 no Brasil. Além de exchanges e aplicativos, os investidores podem comprar e vender moedas digitais nesse tipo de plataforma.
Na bolsa de valores, geralmente a negociação de criptomoedas acontece através de fundos de investimentos. No Brasil, existem fundos ETFs, com exposição em ativos como bitcoin, ether e outras altcoins.
Portanto, a bolsa de valores representa uma alternativa para quem deseja negociar criptomoedas fora do mercado cripto. Além da compra e venda, moedas digitais podem ser usadas como forma de pagamento em todo o mundo. Neste link, você pode conferir quais são as vantagens de utilizar esse tipo de pagamento.