Ethereum Cancun: tudo que você precisa saber sobre a nova atualização da blockchain

Novo conceito de conta e carteira digital mudará plataforma e execução de contratos inteligentes

Por Redação  /  23 de maio de 2023
© - Shutterstock

A Ethereum é considerada uma das redes blockchain mais conhecidas do mercado cripto e, em breve, a plataforma sofrerá mais uma nova atualização, chamada Cancun, que deve propor melhorias para todo o ecossistema cripto da rede.

De acordo com os desenvolvedores da plataforma, a atualização deve acontecer no segundo semestre de 2023. Ainda sem data marcada, essa mudança na rede sucederá a atualização Shangai, que aconteceu em abril.

Dessa forma, a Cancun poderá trazer melhorias para problemas que envolvem desde a escalabilidade na rede até o aumento da segurança dos dados dos usuários, que são compartilhados através de contratos inteligentes.

O que é Ethereum Cancun?

Ethereum Cancun Deneb, também conhecida como Dencun, é o nome dado para a próxima atualização que acontecerá na rede responsável por criar a criptomoedas ether (ETH).

Assim como a atualização Shangai, a Dencun está programada desde 2021 para ser implementada na rede principal da blockchain Ethereum. Segundo a proposta desse fork, os principais problemas resolvidos com a atualização será:

  • Escalabilidade;
  • Segurança;
  • Usabilidade da rede.

O fork Ethereum Cancun também pode ser entendido como mais uma camada de execução para a rede principal. Além disso, esse fork representa uma atualização do protocolo consenso que foi implantado ainda em setembro de 2022 com a The Merge.

É nessa próxima atualização que o EIP 4844 será implantado na rede Ethereum. Esse protocolo de melhorias na plataforma trata sobre a fragmentação de transações realizadas fora da cadeira blockchain principal.

Dankdarshing: EIP 4844

Uma proposta de melhoria na rede Ethereum será implantada com a atualização Cancun. Essa EIP 4844 é conhecida como Dankdarshing, e representa mais uma etapa de aprimoramento de todo o ecossistema Ethereum.

Inicialmente, a rede Ethereum buscava aumentar a escalabilidade do volume de transações inserindo novos protocolos e mecanismos de validação de dados na plataforma.

No entanto, com o Dankdarshing a rede principal volta suas atenções para as soluções que executam transações fora da rede, e funcionam através de rollups. Essas soluções são conhecidas como layer 2 layer 3, e fornecem infraestrutura para a validação de dados na Ethereum.

Ao contrário da proposta inicial de atualização da rede Ethereum, o Dankdarshing não focará em aumentar a capacidade de transações na plataforma principal. Sendo assim, o EIP 4844 desempenhará um papel importante para a execução de rollups no ecossistema, fornecendo cada vez mais informações para esse tipo de solução.

O que são rollups?

Rollups são soluções criadas a partir da tecnologia blockchain com o objetivo principal de fornecer mais processamento de dados para plataformas como a Ethereum. Esse tipo de solução pode ser classificada como layer 2 ou layer 3 no mercado cripto.

Geralmente, os rollups possuem capacidade de processar transações fora da cadeia principal da blockchain. Portanto, essa inovação atua como uma sidechain, e em alguns casos, as transações podem ser realizadas de forma offchain.

Atualmente, rollups são apontados como o futuro do mercado cripto, por representar mais poder de processamento de dados que as plataformas cripto que existem hoje. Os modelos mais conhecidos do mercado são desenvolvidos pela Polygon. A Intimax também representa um rollup criado para atender a rede Ethereum.

O que é o ERC-4337?

As mudanças na rede Ethereum buscam aumentar o uso e adoção da plataforma blockchain. Além de ser considerada a maior plataforma de execução de contratos inteligentes do mercado cripto, a Ethereum fornece infraestrurura para a criação de tokens, como os NFTs, além de aplicativos como Dapps.

Com a atualização Shangai, que aconteceu em abril de 2023, a Ethereum iniciou um processo de melhoria da plataforma que cria um novo padrão dentro de todo o ecossistema da rede: o ERC-4337.

Recentemente, a Visa publicou um estudo sobre o uso de pagamentos digitais. A bandeira de cartão destaca que o ERC-4337 não necessitará de uma grande atualização na rede para disponibilizar novas funções para os usuários.

“Ao contrário dos EIPs de Abstração de Conta anteriores, O ERC-4337 permite Abstração de conta na rede Ethereum sem a necessidade de modificações de camada de consenso do protocolo blockchain. Este desenvolvimento permite que os participantes da rede blockchain explorem e experimentem novas experiências de usuário imediatamente, sem esperar por uma grande atualização de rede.”

Esse padrão é chamado de abstração de conta e busca melhorar a experiência do usuário. Na verdade, essa melhoria de rede pretende criar carteiras digitais para armazenar criptomoedas que podem ser editáveis.

Ou seja, cada carteira digital poderá estabelecer suas regras de armazenamento e transações de tokens e criptomoedas, usando contratos inteligentes. Esse tipo de carteira digital pode facilitar a adoção cripto, além de criar carteiras digitais com várias funcionalidades e totalmente programáveis.

Ainda sem previsão de implantação, a atualização Ethereum Cancun deve ser concluída até o final de 2023. Neste link você pode conferir tudo sobre a The Merge, que implantou o protocolo de consenso na rede principal da plataforma.


Tags