A rede Polygon é um dos principais ecossistemas de desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApps) que existem atualmente. Com suporte a rede Ethereum, a plataforma é usada para criar soluções descentralizadas que atuam na principal multi-chain do mercado cripto.
Por representar uma segunda camada da principal blockchain da Ethereum, a Polygon oferece suporte para jogos blockchains, exchanges e outros aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi).
Continue a leitura para entender mais.
O que são dApps?
Os dApps são aplicações descentralizadas, ou seja, desenvolvidas a partir de smart contracts em uma rede descentralizada, como a Polygon. Assim como DeFi representa as finanças descentralizadas, os dApps são aplicativos descentralizados.
Na Polygon e na Ethereum, por exemplo, os smart contracts são acessíveis e transparentes, como APIs de código aberto, para que novas dApps sejam desenvolvidas a partir de elementos e criações de outros usuários.
No caso específico da Polygon, a rede tem uma plataforma exclusiva de código aberto, chamada de Polygon SDK. Hoje, ela é utilizada como uma multi-chain para facilitar a criação de novos dApps.
Quais são os principais dApps na Polygon?
Conheça os principais dApps da Polygon, de acordo com o ranking do DappRadar:
Benji Bananas
Além de soluções para a negociação de criptomoedas, a tecnologia blockchain pode ser usada para criar jogos com sistemas descentralizados de recompensas. E o Benji Bananas é o principal dApp da Polygon segundo o DappRadar.
O aplicativo representa um jogo de macacos criado pela Animadoca Brands que oferece recompensas em criptomoedas através de desafios que envolvem coletar bananas em um ecossistema play-to-earn.
No total, mais de 50 milhões de downloads do dApp Benji Bananas já foram realizados desde a criação do jogo blockchain. No último mês, o aplicativo descentralizado foi acessado por cerca de 350 mil carteiras digitais.
Galxe
A Galxe utiliza a rede Polygon para criar uma solução que envolve o desenvolvimento de verificação de identidade para plataformas voltadas para a web3.
Usando a tecnologia blockchain a Galxe é considerada uma das principais ferramentas de verificação de dados descentralizada, e permite a checagem de informações em aplicativos on-chain e off-chain.
Mais de 213 mil usuários acessaram a Galxe como verificadora de identidade em plataformas na web3 no último mês. Segundo o DappRadar, o dApp é o segundo maior da rede Polygon.
Planet IX
Assim como o Benji Bananas, o Planet IX é um jogo blockchain criado na rede Polygon que utiliza um sistema play-to-earn para recompensar os usuários com criptomoedas.
O Planet IX possui ainda tokens não-fungíveis (NFTs) e missões espaciais para salvar o planeta. Mais de 550 mil usuários já acessaram o jogo blockchain desde a sua criação em novembro de 2021.
No total, o Planet IX já vendeu US$ 400 milhões em NFTs para os jogadores, e possui um token nativo criado na rede Ethereum, o IX token (IXT), classificado como ERC-20.
Uniswap V3
A Uniswap V3 aparece como o quarto aplicativo descentralizado mais popular do DappRadar, que possui um ranking semanal de soluções criadas a partir da rede Polygon.
Conhecida como uma das principais exchanges descentralizadas (DEX) do mercado cripto, a Uniswap V3 possui liquidez concentrada em transações que acontecem sem intermediários.
OpenSea
A OpenSea é a principal plataforma de negociação de NFTs do mercado cripto, conhecida como um marketplace que reúne tokens como obras de arte digitais e de acesso a games blockchain, por exemplo.
No último mês, cerca de 90 mil carteiras digitais acessaram a OpenSea. Sendo que 1,39 milhão de transações foram realizadas na plataforma de negociação de NFTs, no mesmo período.
O ranking do DappRadar mostra que a OpenSea é o quinto maior dApp da rede Polygon, que também é usada para criar NFTs.
A rede Polygon também tem outras soluções desenvolvidas a partir da sua infraestrutura, que tal conhecer DEX e protocolos criados na Polygon?