O que são os rollups da Polygon e por que eles beneficiam a rede Ethereum?

Rede prepara soluções que usam cadeias off-chains e mecanismos de prova zero para validar dados

Por Redação  /  23 de janeiro de 2023
© - Shutterstock

Com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência para os seus usuários, a Polygon já está desenvolvendo uma série de atualizações que podem impactar até mesmo a rede Ethereum. Os chamados rollups podem aumentar consideravelmente a escalabilidade da blockchain.

Mas o que são os rollups desenvolvidos pela Polygon e por que eles têm um impacto tão significativo na experiência dos usuários da rede Ethereum?

Continue a leitura para entender mais!

O que são os rollups?

Os rollups são soluções descentralizadas que compilam — ou “enrolam”, por isso o nome em inglês — uma série de transações em um único dado e devolvem para rede da Ethereum. Por acontecerem off-chain, ou seja, fora do fluxo principal da rede, a velocidade e o volume das transações aumentam.

Isso acontece porque o processamento das informações fica muito mais rápido e fácil. Além disso, como consequência dessas mudanças, os custos para transação também são reduzidos, o que impacta diretamente na experiência de todos os usuários da rede Ethereum.

Considerada uma das principais blockchains do mercado, a Ethereum é uma rede muito utilizada para o desenvolvimento de dApps, tokens, smart contracts e outras soluções descentralizadas. Por isso, a Polygon acredita que os rollups podem ser benéficos para todo o ecossistema cripto, especialmente DeFi.

Quais são os rollups da Polygon e o que eles mudam?

Com lançamento previsto para 2023, os rollups da Polygon servem como um alternativa de registro de dados da rede principal de Ethereum. Mas o que eles mudam na prática?

Polygon ZK rollup

A principal solução em desenvolvimento pela Polygon é o ZK rollup. A plataforma usará um mecanismo de consenso conhecido como prova zero, onde as transações são registradas em uma cadeia off-chain.

Dessa forma, os dados gerados na cadeia off-chain são agrupados pela solução da Polygon, que posteriormente registra as informações na Ethereum, em uma única transação.

As informações gerenciadas no Polygon ZK rollup são validadas matematicamente. Mesmo com os dados registrados na cadeia off-chain, o mecanismo de prova zero permite uma rápida integração com a rede principal da Ethereum.

Polygon Myden

O Polygon Myden é um rollup que também usa o mecanismo de prova de conhecimento zero para validar dados, com compatibilidade com máquinas virtuais Ethereum (EVMs).

A solução usa provas de validação conhecidas como Argumento Transparente Escalável do Conhecimento (STARK). Esse rollup pode suportar até cinco mil transações a cada novo bloco de dados, ou ainda, mil transações por segundo.

Polygon Zero

No total, a Polygon investiu US$ 1 bilhão no mecanismo de prova zero usado nos rollups. Além do ZK rollup, os desenvolvedores trabalham no Polygon Zero, que funcionará como um gerenciador de poder computacional para a solução.

A validação de dados através do mecanismo de prova zero geralmente possui um alto custo, além de demora na confirmação das informações. Porém, o Polygon Zero pode resolver esse problema usando provas para a validação de dados conhecidas como recursivas.

Essas provas são geradas por outro mecanismo, o Plonk2, que faz parte do Mir Protocol, que já foi usado no mercado cripto para aumentar a escalabilidade de DApps que usavam o mecanismo de prova zero.

Na prática, o Polygon Zero valida os dados de cada transação na cadeia off-chain, antes mesmo da inserção dos dados na Ethereum. A solução pode suportar até 3 mil transações por cada bloco de dados, e precisa de apenas 0,17 segundo para validar as informações na cadeia principal.

Polygon Hermez

A solução Polygon Hermez funciona na cadeia da Ethereum, e possui um mecanismo de prova de eficiência para validar os contratos inteligentes na rede. O rollup usa sequenciadores para agrupar as operações que mais tarde serão inseridas na rede principal.

Além de sequenciadores, o Polygon Hermez usa o mecanismo de prova zero para validar os dados na Ethereum, sendo que essas informações são gerenciadas por agregadores.

Saiba mais sobre a tecnologia por trás da rede Polygon neste link.