Algumas estratégias de investimento que surgiram no mercado financeiro tradicional foram rapidamente incorporadas no universo cripto, como o trading. Nesse tipo de operação, o investidor tem o objetivo de conseguir lucros a partir de transações de compra e venda de ativos durante as flutuações de preços de ações, criptomoedas e commodities. Existem dois tipos: day trade e swing trade.
Assim, a dinâmica é usada para posições de compra e venda de ações, criptomoedas e commodities. Quem realiza essas operações são conhecidos como trader no mercado financeiro. Esse investidor também pode ser entendido como o especulador, um operador que realiza transações diárias.
O que é trading?
O trading é uma das estratégias usadas por milhares de investidores no mercado de capitais para lucrar. A dinâmica consiste em obter ganhos através da flutuação do preço de ativos como o bitcoin (BTC).
Praticamente qualquer ativo pode ser utilizado em estratégias de trading, mas, os mais comuns são:
- Ações;
- Commodities;
- Títulos de dívidas;
- Criptomoedas.
Assim, como o objetivo é obter ganhos, o trader aproveita os momentos de desvalorização dos ativos para comprar, e os momentos de alta para vender. Entretanto, existem diferentes tipos de estratégia de trading, como o swing trade e o day trade, o investidor precisa entender o funcionamento delas para escolher a mais adequada e evitar prejuízos.
Leia mais: O que é a criptomoeda SEI e como funciona essa blockchain para trading?
O que é day trade?
O day trade consiste em transações de compra e venda de ativos de valor em busca de lucro em um curto intervalo de tempo. Como o próprio nome diz, o day trade representa investimentos diários. Ou seja, normalmente as operações são feitas com um intervalo de tempo menor que 24 horas.
Essa estratégia de investimento é a mais popular do mercado financeiro, principalmente para quem investe em criptomoedas. Afinal, a alta volatilidade diária dos ativos digitais representa uma grande oportunidade para os investidores.
Como funciona o day trade
Por consistir em transações diárias que acompanham a movimentação de preço de ativos de valor, o usuário pode estabelecer uma porcentagem de lucro como objetivo. Para isso, pode fazer um cálculo considerando como objetivo quantas operações de compra e venda pretende realizar.
Por exemplo, ao invés de buscar 5% de lucro em cinco dias, com a estratégia de day trade, o usuário realiza cinco operações de 1% de retorno em apenas um dia.
O que é swing trade?
O swing trade também é uma estratégia usada por usuários que almejam lucrar com transações de compra e venda de ativos de valor. Para isso, utilizará transações de médio e curto prazo no mercado financeiro.
Sendo assim, o swing trade pode significar desde uma transação executada no dia seguinte até uma operação capaz de durar vários dias. Por isso, o swing trade é considerada uma dinâmica diferente do day trade.
Como funciona o swing trade
O swing trade funciona a partir de análise gráfica e técnica do mercado. As operações não são baseadas em flutuações diárias, mas em decisões estratégicas a partir da análise do movimento dos ativos a longo prazo.
Portanto, o swing trade pode ser completado após períodos pré-determinados no mercado. Por exemplo, no mercado cripto um investidor pode comprar bitcoin para vender após o halving de 2024, esperando uma valorização do ativo nesse tempo.
As diferenças entre day trade e swing trade
Ainda que o day trade e o swing trade sejam estratégias visando lucratividade a partir de operações de compra e venda, os métodos possuem algumas diferenças.
A principal diferença está no tempo de execução do investimento. Enquanto no trading diário o investidor compra e vende os ativos com o intervalo de minutos ou horas, no swing trade esse tempo é maior, podendo demorar desde dias até semanas para finalizar a operação.
Além disso, o day trade é simplesmente baseado nas flutuações de preço e volatilidade, logo, exige um acompanhamento diário dos valores dos ativos. Já o swing trade envolve estudo e decisões baseadas em padrão de comportamento do ativo, por isso, requer certo planejamento e conhecimento do mercado.
Dessa forma, as operações exigem diferentes níveis de complexidades e atenção para serem executadas.
Qual estratégia escolher?
A escolha da estratégia ideal para o investidor precisa de levar em consideração as diferenças entre day trade e swing trade. Além disso, é necessário avaliar o tempo de dedicação a operação.
Contudo, vale lembrar que não existe garantia de lucratividade e ou retorno financeiro, principalmente em ativos considerados de risco como o bitcoin (BTC).
Se está pensando em utilizar alguma das estratégias, confira o conteúdo do PanoramaCrypto com dicas de 4 plataformas de trading de criptomoedas e como fazer!