ZKsync: conheça o token criado para dar suporte aos ZK-rollups

Mais de 696 mil endereços podem receber token de governança desenvolvido para dar suporte a rede de segunda camada ZK-rollup

Por Paulo Carvalho  /  19 de junho de 2024
© - Shutterstock

O token ZKsync (ZK) foi lançado oficialmente no mercado através de um airdrop para desenvolvedores e participantes do projeto cripto. No total, foram distribuídos 17,5% do supply do criptoativo através de quase 696 mil endereços.

O projeto ZK é classificado como um token de governança. Além disso, o ativo digital é integrado a uma solução de segunda camada (L2), criada para dar suporte às transações registradas na rede Ethereum e que possui o mesmo nome do token, ZK-rollup.

O principal objetivo do ZKsync é prover liquidez para o funcionamento da rollup. Com isso, as taxas cobradas em transações podem ser reduzidas, ao mesmo tempo que os usuários poderão participar da evolução do negócio através de votações.

O que é o token ZKsync?

Em apenas duas horas, 45% dos usuários elegíveis ao airdrop do ZKsync solicitaram o resgate dos tokens, que começaram a ser negociados em exchanges no dia 17 de junho de 2024.

Uma comunidade entre desenvolvedores, usuários e participantes do rollup será mantida após o lançamento do ZKsync. Por ser considerado um token de governança, o ZK desempenhará um papel importante na manutenção da layer 2 no mercado cripto.

A ZK-rollup é uma rede de segunda camada com foco em privacidade e velocidade no processamento de transações. Sendo assim, a solução permite que transações sejam registradas na rede Ethereum sem que nenhuma informação seja divulgada.

Como funciona esse token de governança?

O mercado cripto evoluiu significativamente desde a criação do bitcoin, com a participação de desenvolvedores e comunidades que desenvolveram os tokens de governança.

Dentro do universo de finanças descentralizadas (DeFi), os tokens de governança permitem que a comunidade envolvida com o projeto cripto participe ativamente na tomada de decisões.

Dessa forma, os detentores do ZKsync devem opinar sobre os próximos passos do projeto de segunda camada ZK-rollup. Essa participação acontecerá através de votações e fóruns logo após o lançamento do token.

Como ganhar tokens ZKsync?

O airdrop do ZKync iniciou no dia 17 de junho e acontecerá até o dia 3 de janeiro de 2025. Até o final dessa data os desenvolvedores do projeto devem entregar 17,5% dos tokens, ou seja, 3,67 bilhões de unidades.

No entanto, os ganhos da comunidade em torno do criptoativo podem ser ainda maiores, já que a equipe separou 67% do supply para distribuir entre a comunidade com a evolução da solução de segunda camada para a rede Ethereum.

No total, 21 bilhões de unidades do ZKsync serão criadas nos próximos anos. No airdrop inicial de 17,5% do token de governança, a distribuição aconteceu assim:

  • Usuários ZKsync (89%);
  • Projetos nativos (5,8%);
  • Comunidades onchain (2,8%);
  • Desenvolvedores (2,4%).

Distribuição de criptoativo até 2025

Os endereços elegíveis ao airdrop devem receber entre 917 unidades do ZK token e, em alguns casos, a recompensa será de até 100 mil unidades. Segundo publicação de um desenvolvedor do projeto no X (antigo Twitter), mais de 90 mil endereços devem receber entre até mil unidades do criptoativo.

A maior faixa de distribuição entre o número de usuários, cerca de 477 mil deles receberão entre mil a cinco mil unidades no airdrop. Somente 155 mil usuários podem receber mais de 100 mil unidades do ZK token.

A distribuição do token ZKsync obedeceu alguns critérios que criaram um sistema de pontuação para os usuários. Desse modo, foram selecionados para o airdrop os desenvolvedores, projetos e comunidades que já faziam parte do ZK-rollup.

Para ser elegível ao airdrop, os usuários precisam de ter utilizado contratos inteligentes, transacionado tokens e outros requisitos que valem um ponto, como:

  • Interação com dez contratos inteligentes;
  • Oferecer liquidez para projetos DeFi;
  • Transações de pagamento com criptomoedas;
  • Transações com 10 tokens ERC20;
  • Possui NFT da coleção Libertas Omnibus;
  • Transações através da ZK-rollup.

Através da plataforma ZKsync é possível consultar quantos tokens cada usuário tem para resgatar.

Com o lançamento do airdrop, rapidamente os detentores do token iniciaram a venda no mercado cripto. Segundo a plataforma de análise de dados on-chain Nansen, a cada 10 mil endereços que receberam o ZKsync, 4.100 deles venderam os criptoativos em menos de 48 horas.

Soluções ZK-rollups são apontadas como uma nova tendência no mercado cripto. Plataformas como a Polygon foram pioneiras em explorar a solução, que está se popularizando entre os investidores.


Tags