Qual será o impacto do ETF de Ethereum no mercado cripto?

Fundos ETFs baseados no preço à vista da ETH devem ser negociados em breve no mercado

Por Paulo Carvalho  /  12 de junho de 2024
Imagem gerada por Inteligência Artificial Imagem gerada por Inteligência Artificial

Uma nova fase de adoção cripto entre investidores institucionais pode iniciar em breve no mercado, logo após a aprovação de ETF de Ethereum pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC em inglês). De acordo com a decisão da comissão, os pedidos foram aprovados parcialmente e a negociação deve começar em junho de 2024. Com isso, será possível negociar ether (ETH) através da bolsa de valores.

Até então, apenas ETFs com derivativos eram negociados nos Estados Unidos. Entretanto, com a aprovação pela instituição reguladora, os investidores terão acesso a fundos de investimentos que consideram o preço à vista da criptomoeda como índice.

O que é ETF de Ethereum?

ETF de Ethereum são fundos de investimentos que utilizam como índice o preço à vista da criptomoeda no mercado. A sigla significa Exchange Traded Funds, em sua tradução para o português, Fundos Negociados na Bolsa.

A SEC do EUA aprovou os pedidos em maio de 2024, mas as gestoras aguardam a liberação do registro S-1 para começar a operação.

Inicialmente, não havia muitas expectativas dos investidores diante da aprovação dos fundos com ETF pela SEC. No entanto, semanas antes de anunciar a decisão favorável, a comissão pediu para que gestores atualizassem o formulário das solicitações. O resultado foi a liberação dos pedidos da:

  • BlackRock
  • Fidelity
  • Grayscale
  • ARK
  • 21Shares
  • Franklin Templeton
  • Invesco Galaxy
  • Bitwise

Como funciona?

O ETF spot ETH utilizará o preço à vista da criptomoeda, mas cada cota terá o seu preço estabelecido pela gestora. Então, uma cota de ETF com ether pode custar R$ 10, por exemplo.

Portanto, assim como os ETFs spot de bitcoin (BTC), aprovados pela SEC no início de 2024, os fundos com ether obedecem à variação diária do preço da criptomoeda no mercado.

Confira o preço do ether hoje:

Qual é o efeito no preço do ether?

As previsões apontam que a aprovação da SEC vai impulsionar o valor do ETH no mercado cripto, assim como aconteceu com o bitcoin. Após aprovação do ETF em janeiro de 2024, o preço da criptomoeda quebrou um novo recorde em seguida.

Dessa forma, o preço da ether deve ser impactado com o início das negociações na bolsa de valores. Entretanto, não há nenhuma garantia que o preço vai variar, seja de forma positiva ou negativa.

Qual a importância e qual será o impacto no mercado cripto?

Além de influenciar o preço da criptomoeda, a aprovação vai impactar o mercado de outras formas.

Os primeiros ETFs spot com criptomoedas foram criados a partir do índice do preço do bitcoin. Agora, com a aprovação dos fundos com ether, o mercado financeiro tradicional vai receber novos produtos baseados em criptomoedas.

Além disso, com o aumento da oferta de criptomoedas no mercado através de títulos negociados em plataformas não-cripto, espera-se que mais instituições sejam adeptas de criptomoedas.

Assim como os ETFs de bitcoin, um volume expressivo de ETHs pode ser negociado pelos gestores responsáveis pelos fundos. Com mais ethers sendo transacionados, o volume geral da criptomoeda tende a aumentar.

Por fim, outras criptomoedas também devem seguir os passos da ether e do bitcoin. Então, a solana (SOL) pode ser a próxima criptomoeda negociada em ETF nos Estados Unidos, por exemplo.

Como negociar ether através de ETFs?

ETFs com ETH poderão ser negociados diretamente na bolsa de valores. Assim, os títulos estarão disponíveis em plataformas que também negociam ações.

Então, ao invés de comprar criptomoedas diretamente em exchanges e plataformas de negociação no mercado cripto, o usuário pode utilizar a bolsa de valores nesse tipo de negociação.

Vale a pena comprar ETF de Ethereum?

Antes da oferta de ETH na bolsa de valores, o ativo negociado no mercado cripto em pares com outras criptos como o bitcoin (BTC) e stablecoins. Dessa forma, é possível negociar a criptomoeda em plataformas com taxas operacionais menores que as das bolsas de valores e gestores de fundos de investimentos.

Contudo, o ETF de ether pode ser benéfico para quem já negocia no mercado financeiro tradicional. Além disso, os fundos também garantem segurança e liquidez, assim como no mercado cripto.


Tags