Mais de 100 países estão desenvolvendo suas CBDCs: as perspectivas para 2023

Projetos de moedas digitais emitidas por bancos centrais alcança 95% do PIB global

Por Redação  /  12 de janeiro de 2023
© - Shutterstock

O interesse em criar moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs) cresceu consideravelmente desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus. De acordo com um relatório da plataforma Atlantic Council, 114 países estão envolvidos em projetos de CBDCs atualmente.

Embora parte desses projetos esteja em fase inicial de desenvolvimento, o interesse em CBDCs apresentou um crescimento superior a 300%, considerando dados de maio de 2020. O número de países saltou de 35 para mais de 100 em menos de três anos.

O estudo mostra ainda que as 114 nações que trabalham em suas próprias CBDCs representam 95% do PIB global. Sendo que a maioria deles, cerca de 60, encontram-se em fase avançada de desenvolvimento.

CBDC em crescimento

A adoção de CBDCs deve continuar crescendo em 2023, com bancos centrais em todo o mundo se preparando para o lançamento de moedas digitais. Até agora, 11 projetos já alcançaram a fase de testes, com destaque para países como a Jamaica e a China.

Na China, por exemplo, 260 milhões de pessoas testaram o projeto-piloto do yuan digital em 2023. A moeda digital foi usada, inclusive, por estrangeiros durante os Jogos Olímpicos de Inverno no último ano. Segundo o Atlantic Council, o yuan digital deve continuar sua expansão para outras regiões do país em 2023.

Moeda digital em 2023

cbdc
© – Shutterstock

O estudo sobre CBDCs mostra que 20 países estão preparando seus projetos para a fase de testes em 2023. A lista inclui projetos como o real digital, do Brasil, além de outras nações como Índia, Tailândia, Austrália e Rússia.

O Banco Central Europeu (BCE) também está desenvolvendo uma versão digital do euro, e o projeto pode ser testado na União Europeia entre 2023 e 2024. Além disso, os países que compõem o G20 e o G7 estão acelerando a adoção de moedas digitais emitidas por bancos centrais.

Até dezembro de 2022, todos os países que fazem parte do G7 avançaram com suas CBDCs, que já estão em desenvolvimento final. Já no G20, 18 das 20 nações do grupo alcançaram a etapa de desenvolvimento, sendo que 7 desses projetos encontram-se em fase de testes. Para dar suporte a todas essas moedas digitais, plataformas como o Swift estudam formas de integrar a negociação de CBDCs em breve.