Swift pode ter plataforma para negociar CBDCs

Empresa de transferência de valores testa envio de moedas digitais

Por Paulo Carvalho  /  17 de outubro de 2022
© - Shutterstock

O serviço de transferência de valores Swift está se preparando para o uso de moedas digitais. Desde 2021, a empresa testa uma plataforma para negociar CBDCs, como são chamadas as moedas digitais emitidas por bancos centrais.

O serviço estará integrado aos bancos centrais em todo o mundo, além de dois bancos privados que fazem parte do projeto. Tudo indica que a plataforma CBDC será lançada oficialmente no mercado em 2023.

O gerenciamento de dados da plataforma do Swift será centralizado e contará com uma associação de 14 bancos centrais. Os dois bancos privados que fazem parte do projeto são o HSBC e o UBS.

Juntas, as instituições bancárias fazem parte da fase de testes do projeto piloto da plataforma, que está sendo testada há oito meses. A proposta da Swift é oferecer uma plataforma que seja capaz de converter CBDCs em dinheiro físico.

O Swift também confirmou que o serviço com CBDCs terá apenas uma conexão de banco de dados.

CBDCs em fases avançadas de teste

Enquanto esses detalhes ainda não são definidos, alguns países já estão em fase avançada de testes. Um deles é a Nigéria, por exemplo. O país africano está desenvolvendo sua própria CBDC e espera lançá-la em breve no mercado.

Enquanto isso, a China já testou o yuhan digital e, durante as Olimpíadas de Inverno, a moeda digital foi usada por atletas e visitantes.

O Swift pode ainda usar sua base de clientes para expandir o uso de CBDCs em todo o mundo. A empresa está presente em mais de 200 países, e possui parceria com mais de 11 mil instituições bancárias.

Apesar dos avanços relacionados aos CBDCs, algumas autoridades ainda não enxergam essa alternativa como a melhor opção no mundo cripto. O presidente do Banco Central da Austrália, por exemplo, acredita que as stablecoins são alternativas melhores.