Backed Finance transforma títulos do Tesouro em tokens no mercado cripto

Plataforma cripto utiliza tecnologia blockchain para criar tokens a partir de ativos reais de valor

Por Paulo Carvalho  /  12 de janeiro de 2024
Imagem: Backed Finance/Divulgação Imagem: Backed Finance/Divulgação

Com o aumento da adoção cripto, ferramentas e soluções digitais baseadas em blockchain estão sendo incorporadas pelo mercado financeiro tradicional. Com a tecnologia, que dá vida ao bitcoin, a plataforma Backed Finance cria tokens a partir de ativos reais de valor, como títulos do Tesouro.

O uso da tecnologia blockchain permite que a Backed Finance transforme ativos em tokens no mercado cripto. Esse processo acontece através da tokenização, também conhecido pela sigla RWA, onde commodities, ações e títulos são atrelado a um ativo completamente digital.

Mas, além de títulos do Tesouro, é possível criar até mesmo tokens a partir de fundos conhecidos como ETF, explica o head LATAM BD da Backed Finance. Ele fala que todo o processo de tokenização é legal, e precisa respeitar princípios regulatórios como as leis aplicadas na Suíça para a emissão de ativos digitais.

“A Backed Finance emite tokens que transmitem a propriedade legal de um ativo subjacente. Isso é possível devido à Lei DLT da Suíça, o que significa que os registros em blockchains permitem que a propriedade seja legalmente representada pela posse de um de nossos bTokens. Não tokenizamos apenas Títulos do Tesouro, mas também ETFs de títulos corporativos e ações.”

Títulos do Tesouro integrados com DeFi

A incorporação de ferramentas do mercado cripto pelo mercado financeiro tradicional permite ainda uma integração com o universo de finanças descentralizadas (DeFi). Sendo assim, é possível comprar e vender títulos do Tesouro tokenizados através de pagamentos com criptomoedas.

Outro ponto destacado por Bernardo Quintão diz respeito à disponibilidade dos ativos. Enquanto o mercado financeiro tradicional opera em horário limitado (comercial e apenas dias úteis), os tokens criados pela Backed Finance podem ser negociados todos os dias, durante 25 horas, diz ele.

“Ao contrário dos ativos financeiros tradicionais, nossos tokens são totalmente integráveis com protocolos DeFi. Isso abre oportunidades de negociação 24/7, atomic swaps, auto-custódia, portfólios totalmente on-chain e outros benefícios on-chain.”

Como a emissão de tokens da Backed Finance acontece na Europa, o processo de tokenização precisa de atender aos aspectos regulatórios do bloco, no qual a Suíça faz parte, país escolhido como sede pela Backed Finance.

“Primeiro, nossa empresa de propósito específico (SPV), Backed Finance Assets AG, emite uma nota estruturada sob um prospecto aprovado pela UE. Esses são instrumentos de dívida, que são livremente transferíveis sob as leis suíça e da UE.”

Como negociar Títulos do Tesouro através de tokens?

A tokenização de ativos reais de valor acontece através do atrelamento do preço do token com o ativo utilizado em questão. Ou seja, é preciso manter sob custódia os ativos que foram tokenizados.

Sendo assim, Bernardo Quintão explica que todo esse processo envolve uma custodiante terceirizada. Somente depois disso é que a emissão do token acontece, conclui ele.

“Quando você compra um bToken, ou token emitido pela Backed Finance, enviamos um pedido ao nosso broker, e o ativo subjacente é então mantido com um custodiante suíço terceirizado, que serve como garantia para a nota estruturada. Em seguida, tokenizamos o ativo emitido através da nossa SPV através da Backed Finance Finance AG, e ele é emitido ao usuário.”

Portanto, a tokenização de ativos pode representar mais proteção para o investidor, orienta o head LATAM DC da Backed Finance. Com isso, os ativos reais de valor também estão protegidos, em caso de falência, por exemplo.

“Essa configuração legal prioriza a proteção ao investidor. Ela garante que o titular do bToken tenha a reivindicação primária ao ativo subjacente e que os ativos subjacentes estejam distantes de falência.”

A tokenização de ativos reais de valor representa uma transição da economia para o espaço digital. Segundo um relatório da consultoria Grand View Research, esse mercado deve movimentar R$ 70 bilhões até 2030.


Tags