RWA: qual a importância da tokenização de ativos reais no mundo cripto?

Conceito de RWA explora a tokenização de ativos através da tecnologia blockchain.

Por Paulo Carvalho  /  4 de dezembro de 2023
© - Shutterstock

Um novo produto financeiro está ganhando cada vez mais espaço no mercado cripto, e representa uma grande oportunidade de aumento da adoção de ativos digitais no mercado financeiro tradicional: a tokenização de ativos reais.

Também conhecido pela sigla RWA, que significa Real World Assets, esse processo de tokenização de ativos reais permite criar uma representação digital de praticamente qualquer ativo, como ações, commodities e até títulos de dívidas.

Mas por que esse conceito se tornou tão relevante nos últimos meses para diferentes players no mercado cripto? Muito mais do que um avanço para o mercado financeiro tradicional, os RWA representam uma consolidação das criptomoedas, e pode reverberar no aumento da negociação dos principais ativos digitais, como o bitcoin (BTC) e o ether (ETH).

O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre o RWA e a importância da tokenização de ativos reais? Continue a leitura e confira!

O que é RWA?

© – Shutterstock

A sigla RWA representa o processo de tokenização de ativos do mundo real, transformando uma ação de uma empresa na bolsa ou um commodity como o café, por exemplo, em um ativo digital por meio de smart contracts em uma blockchain.

Esse processo pode criar um token a partir da colateralização de preço de um ativo de valor, produto ou serviço. Além disso, essa colateralização pode representar também os direitos de propriedade referentes a um determinado ativo, em alguns casos.

Geralmente utilizando smart contracts, esses tokens permitem a negociação de ativos reais de valor que antes eram restritos a mercados específicos. Essa transformação digital através da tokenização permite ainda a integração de determinados mercados ao universo cripto.

Por que o RWA é importante?

O mercado financeiro tradicional está passando por um período de transição com a consolidação da economia digitalizada e o RWA é mais um exemplo de como será realizada essa reestruturação de produtos e serviços financeiros em um ambiente completamente digital.

No mercado financeiro tradicional, a negociação de ativos de valor pode ser restrita a uma plataforma, como a bolsa de valores específica, ou a um tipo de ativo que não pode ser trocado por outro.

Essa limitação cerceia o poder de oferta e demanda de um ativo de valor, além de impedir um aumento da liquidez do ativo em questão. No entanto, esse problema pode ser solucionado através da tokenização de ativos do mundo real, inaugurando novos mercados para o ativo tokenizado, além de permitir uma integração entre diferentes plataformas de negociação, onde as criptomoedas podem ser também usadas como forma de valor em transações de compra e venda desses tokens.

Quais são os principais benefícios da tokenização de ativos reais?

A tokenização de ativos reais representa uma importante consolidação da tecnologia blockchain, responsável por também inaugurar o mercado cripto. Essa tecnologia permite que tokens sejam criados a partir de ativos que não possuíam representação digital de valor no mercado financeiro.

Com isso, o processo de tokenização oferece alguns benefícios para esses ativos, que antes eram restritos a negociações em um mercado específico, como:

  • Acessibilidade: a tokenização de ativos reais proporciona um aumento da negociação através da acessibilidade a negociação do ativo. Transformar um bem, produto e ou serviço em um token pode resultar no aumento de investidores, expandindo também a liquidez de mercado.
  • Eficiência: o processo de tokenização elimina intermediários na negociação de ativos reais de valor. Ou seja, um token pode ser negociado até entre dois usuários, sem a necessidade de uma plataforma intermediando a transação, por exemplo. Além disso, transações com ativos digitais tendem a ser mais eficientes, com a conclusão de operações em questão de segundos.
  • Transparência: por utilizar a tecnologia blockchain, o processo de tokenização de ativos reais de valor representa mais transparência que outras formas de negociação do mercado financeiro tradicional, já que os dados públicos da blockchain podem ser acessados por qualquer usuário.
  • Segurança: além de transparência, a tecnologia blockchain oferece mais segurança para a negociação de ativos reais de valor a partir de tokens. Assim como acontece no mercado cripto, a tokenização integra mecanismos de segurança das criptomoedas, como protocolos de validação de dados e mecanismos de consenso para validação de informações geradas.
  • Divisibilidade: por fim, o processo de tokenização pode resultar em uma facilidade de negociação para ativos reais de valor através da divisibilidade. Ao fracionar um token, a negociação do ativo tende a ser mais fluída, aumentando a liquidez do mercado além de permitir a personalização de transações.

Qual é o impacto do RWA na economia?

A migração do mercado financeiro tradicional para a economia digital já é apontada como uma das maiores mudanças da área das finanças. No final de 2022, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, discursou sobre como o processo de tokenização de valores impactará toda a economia.

Para Campos Neto, o principal movimento na economia digital não é criar ativos de valor, mas sim, desenvolver uma representação virtual de ativos que já existem no mercado financeiro tradicional.

“As pessoas estão procurando por uma representação digital de algo que tenha valor. O verdadeiro debate é se estamos caminhando para a economia da tokenização. Eu acho que sim, estamos migrando para isso.”

Quais são os benefícios do RWA para o DeFi?

tokenizacao
© – Shutterstock

O mercado cripto está em constante evolução, com novas tecnologias sendo criadas e protocolos de gerenciamento de dados sendo testados. Nos últimos anos, houve uma ascensão de produtos financeiros no setor conhecidos como finanças descentralizadas (DeFi).

Rapidamente, o setor DeFi se transformou em uma área de grande importância no mercado cripto. Grandes empresas e redes blockchains foram criadas para desenvolver soluções financeiras dedicadas a finanças descentralizadas.

Com uma proposta de autonomia no gerenciamento de dados, o setor DeFi incorporou soluções e ferramentas que eram restritas ao mercado financeiro tradicional.

O setor DeFi do mercado cripto deve se beneficiar como um dos principais ecossistemas de criação de tokens a partir de ativos de valor, com essa mudança. A descentralização de dados e a autonomia do setor DeFi são benefícios indispensáveis para a digitalização de ativos de valor.

Atualmente, é possível negociar ações de empresas através de ferramentas DeFi, emprestar e solicitar empréstimos de valores e até criar plataformas de negociação e poupança de valores com rendimentos.

Com essa mudança para a economia digital, a tokenização RWA é considerada um dos mais importantes movimentos nessa transição. Bancos, bolsas de valores e empresas do setor financeiro se preparam para negociar ativos de valor em um ambiente totalmente digital.

Sendo assim, o setor DeFi se beneficiará com essa transição da economia digital. Por oferecer soluções e ferramentas digitais que permitem a tokenização de ativos de valor, o setor será cada vez mais integrado ao mercado financeiro tradicional. Por isso, o movimento RWA é tão importante para o setor DeFi. Quer entender melhor como funciona a tokenização de ativos? Clique neste link e saiba mais.