Solana sofre apagão de 7 horas após aumento de NFTs na rede

Bot para emitir NFTs provocou instabilidade na plataforma.

Por Paulo Carvalho  /  2 de maio de 2022
© - Shutterstock

A rede Solana sofreu uma grande instabilidade neste último final de semana. De acordo com desenvolvedores do projeto, o problema aconteceu devido ao aumento artificial da emissão de tokens não-fungíveis (NFTs).

Com a instabilidade, a rede Solana ficou completamente inoperante durante sete horas, tempo necessário para que o problema fosse solucionado. A sobrecarga de transações aconteceu no último sábado (30), logo após bots invadirem a rede.

Os desenvolvedores identificaram que as transações foram registradas na Candy Machine, uma plataforma da Solana para criação de NFTs. No total, bots congestionaram a rede com mais de 4 milhões de transações por segundo.

De acordo com os desenvolvedores responsáveis, o problema foi solucionado na manhã deste último domingo (1). Sendo que nenhum saldo foi atingido com a interrupção na rede. Essa não é a primeira vez que a rede Solana enfrenta problemas com bots que registram múltiplas transações.

Em janeiro de 2022, a rede Solana enfrentou problemas semelhantes, o que fez a plataforma ficar inoperante por 18 horas. Com a rede inoperante, o criptoativo solana caiu mais de 7% no mercado cripto.

Além da rede Solana, a rede Ethereum também enfrentou instabilidade nos últimos dias. No caso da Ethereum, o problema foi causado pela venda de terrenos no metaverso da coleção Bored Yacht Club.

Com o aumento de transações na rede Ethereum, as taxas aumentaram consideravelmente, logo após um congestionamento na rede. Assim como a Solana, a rede Ethereum já voltou a operar normalmente.