Após ataques, plataforma NFT da rede Solana muda regras

Magic Eden solicitará dados KYC de usuários para evitar golpes envolvendo coleções de tokens não-fungíveis

Por Paulo Carvalho  /  24 de fevereiro de 2022
© - Shutterstock

A oferta de tokens não-fungíveis (NFTS) através da plataforma Magic Eden sofrerá uma grande alteração para a listagem de novas coleções. Depois de sofrer dois golpes recentemente, o marketplace desenvolvido na rede Solana decidiu implantar novas regras para evitar novos rug pulls (puxada de tapete).

Em busca de garantir mais segurança e transparência no desenvolvimento e comercialização de NFTs, a Magic Eden implantou um sistema KYC de cadastro com dados de usuários que desejam lançar coleções de tokens na plataforma.

Assim, com informações dos criadores de coleções de NFTs, a Magic Eden espera oferecer mais segurança e evitar golpes conhecidos como rug pulls, onde o usuário abandona o projeto fugindo com o valor arrecadado em criptoativos.

Considerada a maior plataforma de negociação de tokens não-fungíveis da rede Solana, a Magic Eden interrompeu o lançamento de novas coleções de NFTs depois que um projeto roubou cerca de 5 mil unidades de solana (SOL).

Durante duas semanas, a plataforma de tokens não-fungíveis suspendeu o lançamento de novos projetos até lançar novas regras para evitar golpes. Antes disso, a coleção de NFTs “Balloonsville” foi responsável por aplicar o golpe de US$ 600 mil em solana.

Além do golpe que roubou 5 mil solanas recentemente, a Magic Eden sofreu outra fraude relacionada ao lançamento de um suposto jogo de xadrez, chamado “King of Chess”.

Com uma coleção de NFTs lançada na plataforma da Solana, o jogo fraudulento arrecadou 645 unidades de solana em 2021, avaliadas em US$ 58 mil. Esses dois golpes fizeram com que a Magic Eden modificasse o launchpad na plataforma, oferecendo mais segurança contra golpes.