Satoshi Nakamoto: teorias sobre quem é o criador do bitcoin

A identidade de Satoshi Nakamoto nunca foi revelada. Veja o que se sabe sobre quem inventou o BTC, onde está e o que está fazendo

Redação  /  7 de maio de 2021
© - Shutterstock

A real identidade do criador do bitcoin é um dos maiores enigmas do mercado cripto. Ninguém sabe, ao certo, se Satoshi Nakamoto é um pseudônimo ou o nome real de quem imaginou toda a revolução por trás das criptomoedas, nem se ele é uma única pessoa ou uma organização.

Apesar de tanto mistério envolvendo a sua identidade, é possível saber que, quem quer que seja Satoshi Nakamoto, é uma pessoa (ou grupo) que detém grande riqueza. Ele ainda possui bitcoins minerados a partir do bloco génese, informação confirmada pelo rastreio de suas chaves públicas.

A última manifestação online de Nakamoto aconteceu em abril de 2011 e, desde então, circulam várias teorias sobre quem é e onde está. A única coisa que se tem certeza é que a identidade por trás do personagem tem, hoje, muito dinheiro, decorrente da incrível valorização do bitcoin (BTC). Como ele não gastou um único bitcoin desde 2009, a estimativa é de que possua em torno de 1 milhão de BTC.

De qualquer forma, ao que tudo indica, a real identidade de Satoshi Nakamoto permanecerá desconhecida.

Quem é Satoshi Nakamoto?

Satoshi Nakamoto é o nome (ou pseudônimo) do autor do whitepaper que foi a base para o desenvolvimento do bitcoin “A Peer-to-Peer Electronic Cash System”. Sabe-se na comunidade que a “fortuna” de Satoshi está espalhada entre diversas carteiras, cada uma contendo uma transação “coinbase”.

Ninguém tem certeza se ele é uma única pessoa ou um grupo de especialistas em criptografia. Na verdade, existe muita especulação em torno do tema, sem confirmação das informações.

Última aparição do criador do BTC

Há dez anos Satoshi Nakamoto fez sua última postagem no fórum BitcoinTalk, dizendo que se dedicaria a outros projetos e, desde então, desapareceu. O e-mail que utilizava para trocar mensagens com a comunidade (o mesmo impresso no whitepaper) nunca mais foi usado.

Um fato curioso é que, antes de desaparecer, Satoshi Nakamoto removeu seu nome dos direitos autorais do software e deixou o código para todos os “desenvolvedores do bitcoin”.

Movimentação após 11 anos

Uma movimentação em um endereço bitcoin inativo desde 2009 levantou a possibilidade de o autor da transferência ser ninguém menos do que o criador do bitcoin, Satoshi Nakamoto.

O endereço coletou 50 BTCs provenientes de uma recompensa de mineração e é a primeira atividade desde fevereiro de 2009, apenas um mês após a criação do ativo. Havia apenas três pessoas que sabiam sobre o bitcoin na época: Satoshi, Hal Finney e Martti Malmi (esposas de Finney).

De acordo com dados da Blockchair.com, o endereço 17XiVVooLcdCUCMf9s4t4jTExacxwFS5uh moveu a recompensa de mineração de 50 BTC para duas carteiras diferentes. Dessa quantidade, 40 unidades estão inativas em um endereço de mudança e 10 BTCs foram enviados para um endereço multisig, ou seja, que requer múltiplas aprovações para fazer movimentação.

A complexa cadeia de transações sugere que o dono da carteira está procurando ocultar o destino dos recursos. Também é possível, mas improvável, que um ator externo use força bruta para ter acesso à chave privada dessa carteira.

Teorias e suspeitas sobre o Satoshi Nakamoto

Existem diversas teorias para tentar dar luz a questão e identificar quem poderia estar por trás da criação da criptomoeda. Existe a possibilidade do bitcoin ser fruto do esforço de um único indivíduo. Inclusive, há pessoas que já reivindicaram a identidade e suspeitas sobre pessoas que já até negaram ser o Nakamoto.

Entretanto, também há teorias de que Satoshi Nakamoto é um grupo, organização, governo ou até uma agência de inteligência. Essa possibilidade é reforçada pelo fato de que o whitepaper do bitcoin e a própria programação do sistema são bastante sofisticados para terem sido produzidos por uma única pessoa.

Conheça as principais teorias sobre a identidade de Nakamoto:

Uma solução do governo americano para a economia

A princípio pode parecer absurda a teoria, porém existem elementos que corroboram para torná-la factível. Primeiramente, ao contrário do que muitos pensam, o governo americano incentiva algumas práticas de anonimato na internet. O navegador anônimo Tor foi desenvolvido no laboratório de pesquisa da Marinha americana e o governo incentiva que a população utilize a ferramenta.

Outro fator é a crise financeira de 2008. Ao constatar que os bancos omitiram informações sobre os ativos que detinham, o governo americano pode ter criado uma solução que os obriga a ser transparentes e, ao mesmo tempo, retira o controle sobre a sua emissão.

Grupo hacker pode estar por trás de tudo

Esta é outra teoria que parece estranha, mas é provável. Um grupo de hackers conhecido como Cypher Punks já desenvolvia moedas virtuais há anos. No grupo tinham estudiosos principalmente do campo da criptografia. O grupo reivindica que os meios digitais devem ser livres do controle do governo e grandes corporações. Seu nome Cypher Punks é uma analogia ao movimento cultural Cyber Punk, que discute a relação entre tecnologia e sociedade. É possível que integrantes deste ou outro grupo tenham se unido e desenvolvido a criptomoeda em segredo.

Dorian Nakamoto

O verdadeiro nome de Dorian Nakamoto é, de fato, Dorian Satoshi Nakamoto. De origem japonesa, ele se mudou para os EUA para ser programador do governo, mas sempre negou ser o criador do bitcoin.

Hall Finey

Dentre as mentes brilhantes apontadas como fortes candidatos a criadores do bitcoin, destacamos Hal Finney. Além da grande competência desse desenvolvedor, o fato de ele ter sido o primeiro contatado por Satoshi Nakamoto levanta suspeitas. A suspeita aumentou após o desaparecimento de Satoshi, coincidindo com o período em que Finey adoeceu e faleceu em 2014.

Hall Finey trabalhou como programador e foi o destinatário da primeira transação em bitcoin. Porém, ele negou ser o criador da criptomoeda.

Nick Szabo

O criador dos contratos inteligentes que deram origem à blockchain 2.0 e do bit gold, um conceito de moeda digital antecessora ao bitcoin, também é apontado como o verdadeiro Satoshi Nakamoto. Além das suas inovações, as razões da suspeita são a sua linguagem escrita, bastante similar à das postagens do criador do bitcoin, e o fato de ter divulgado em seu blog, em 2008, que criaria uma versão mais funcional do bit gold. Poucos meses depois, o bitcoin foi lançado.

Craig Steven Wright

Ao contrário dos demais, o cientista da computação e criador do Bitcoin Cash Craig Steven Wright afirma ser o verdadeiro Satoshi, embora nunca tenha apresentado uma prova concreta disso.

Wei Dai

O engenheiro da computação que criou o sistema b-money e a biblioteca criptográfica Crypto ++, Wei Dai, também é uma das teorias não confirmadas.

Adam Back

Responsável por inventar um sistema anti-spam que exige prova de trabalho, o hashcash, Adam Back utiliza termos gramáticos similares a Satoshi Nakamoto, incluindo o espaço duplo após a vírgula. Vale observar que o hashcash foi a base para o algoritmo de PoW utilizado para a confirmação de transações no sistema bitcoin, para evitar o problema com gastos duplos. No entanto, ele nega a identidade.

Independente de quem seja o criador da criptomoeda, o seu legado está transformando o mundo. Por isso, diversos profissionais que entenderam a mensagem passada por Satoshi estão dando continuidade à sua obra. Mesmo com a identidade do seu fundador ainda desconhecida, o mundo das criptomoedas continua sendo construído o mais rápido possível.