Conheça algumas das teorias mais aceitas sobre Satoshi Nakamoto

Até hoje a identidade do criador do bitcoin permanece um mistério, contudo existem diversas teorias que buscam informações sobre sua origem

Por Redação  /  31 de outubro de 2018
(Photo by Banter Snaps on Unsplash) (Photo by Banter Snaps on Unsplash)

white paper do bitcoin completa nesta quarta-feira (31/10) dez anos, mas a identidade de Satoshi Nakamoto permanece um mistério. No entanto, diversas teorias tentam dar luz a questão e identificar quem poderia estar por trás da criação da criptomoeda. O PanoramaCrypto mostra as teorias mais populares e mais plausíveis que circulam pelos corredores do mundo crypto.

Uma solução do governo americano para a economia

A princípio pode parecer absurda a teoria, porém existem elementos que corroboram para torná-la factível. Primeiramente, ao contrário do que muitos pensam, o governo americano incentiva algumas práticas de anonimato na internet. O navegador anônimo Tor foi desenvolvido no laboratório de pesquisa da Marinha americana e o governo incentiva que a população utilize a ferramenta.

Outro fator é a crise financeira de 2008. Ao constatar que os bancos omitiram informações sobre os ativos que detinham, o governo americano pode ter criado uma solução que os obriga a ser transparentes e, ao mesmo tempo, retira o controle sobre a sua emissão.

Um grupo hacker pode estar por trás de tudo

Esta é outra teoria que parece estranha, mas é muito provável. Um grupo de hackers conhecido como Cypher Punks já desenvolvia moedas virtuais há anos. É importante destacar que este grupo era formado por estudiosos, principalmente do campo da criptografia. O grupo reivindica que os meios digitais devem ser livres do controle do governo e grandes corporações. Seu nome Cypher Punks é uma analogia ao movimento cultural Cyber Punk, que discute a relação entre tecnologia e sociedade. É possível que integrantes deste ou outro grupo tenham se unido e desenvolvido a criptomoeda em segredo.

Fruto de uma mente genial

Existe também a possibilidade de o bitcoin ter sido fruto do esforço obstinado de um único indivíduo. Dentre as mentes brilhantes que são apontadas como fortes candidatos a criadores do bitcoin, destacamos Hal Finney. Além da grande competência desse desenvolvedor, o fato de ele ter sido o primeiro contatado por Satoshi Nakamoto levanta suspeitas. A suspeita aumentou após o desaparecimento de Satoshi, coincidindo com o período em que Finey adoeceu e veio a falecer.

Legado maior que a identidade

Independente de quem seja o criador da criptomoeda, o seu legado está transformando o mundo. Por isso, diversos profissionais que entenderam a mensagem passada por Satoshi estão dando continuidade à sua obra. Mesmo com a identidade do seu fundador ainda desconhecida, o mundo das criptomoedas continua sendo construído a todo vapor.


Tags