O que significa bear market no mercado financeiro?

O termo é usado para expressar forte desvalorização nos preços de ativos de valor, além de identificar um sentimento pessimista entre os investidores.

Por Redação  /  5 de dezembro de 2022
© - Shutterstock

O mercado financeiro eternizou a figura de dois animais como a representação de sentimentos distintos entre os investidores. Eles são conhecidos como bear market e bull market.

Quando os ativos de valor, como ações e criptomoedas estão em alta, esse movimento é conhecido como bull market. Este momento é propício para investidores que apostam na valorização dos ativos em curto prazo.

Por outro lado, quando os preços despencam e o sentimento de desvalorização toma conta do mercado financeiro, os investidores denominam esse momento de bear market. Esse período é marcado por forte desvalorização dos ativos de valor, e geralmente não apresenta uma previsão clara de reversão da tendência de desvalorização. Assim, é o momento adequado de investir visando o longo prazo.

O que é bear market?

bear market
© – Shutterstock

O bear market pode ser entendido como um sentimento presente no mercado financeiro, que traduz uma queda acentuada no preço dos ativos de valor. Segundo definição do mercado financeiro para a expressão, o sentimento é iniciado após a desvalorização do preço em 20% ou mais. Enquanto a tendência de queda não é revertida com uma valorização superior a 20%, o sentimento permanece no mercado.

O termo surgiu muito antes da concepção do mercado cripto com a criação do bitcoin em 2009. Os dados históricos mostram que a expressão é usada desde o século 18, e servia para identificar fortes variações de preço no comércio de pele de animais em países localizados na América do Norte. Desde então, a expressão ficou conhecida como um movimento de queda nos preços.

Inicialmente ganhou popularidade no mercado financeiro tradicional e foi incorporado pelos criptoativos e ativos digitais desde o final de 2021, afetando os principais criptoativos, como o bitcoin. Então, assim como acontece com ações, moedas digitais podem vivenciar um bear market com a alta desvalorização dos preços.

O significado da figura do urso

O urso foi escolhido para representar o termo devido a sua forma de atacar as presas, e a tradução literal do termo significa “mercado de urso”. Com sua força, o urso ataca suas presas através de um movimento de cima para baixo.

Dessa forma, o animal ilustra a queda acentuada nos preços de ativos de valor como as ações. Entretanto, “bear market” também pode ser entendido como um sentimento pessimista entre os investidores, onde a maioria deles não espera por uma valorização a curto prazo.

Quanto tempo dura o bear market?

O bear market pode representar a desvalorização acentuada do preço de praticamente qualquer ativo de valor negociado no mercado financeiro, como ações, criptoativos e commodities.

Esse sentimento pessimista que atinge os investidores é iniciado com uma forte desvalorização em um curto intervalo de tempo. Alguns analistas apontam que o valor mínimo para classificar um bear market é de 20% de queda nos preços.

No entanto, o mercado financeiro somente reconhecerá o período se não houver uma rápida valorização após essa queda de 20%. Geralmente, o bear market é caracterizado por consecutivas movimentações de desvalorização nos preços, sem sinais de recuperação a curto prazo.

Ou seja, o bear market durará enquanto o ativo de valor continuar a se desvalorizar no mercado. Conhecido por sua imprevisibilidade, esse movimento pode durar até uma reversão completa da tendência de queda.

Mas, para encerrar a fase de bear market, o preço do ativo de valor precisa recuperar o valor perdido durante esse período. Além disso, vários indicadores podem influenciar na prevalência desse sentimento pessimista no mercado, como volume de negociação, emissão do ativo e até o interesse dos investidores.

Não é possível prever o fim do bear market sem analisar a movimentação do ativo de valor diariamente. Esse sentimento pode durar meses e até anos no mercado. Geralmente, o término desse período acontece de forma gradual, com o preço em recuperação gradativa após uma onda de valorização reverter a tendência de queda que predominou durante o período.

No mercado cripto, por exemplo, o bear market que iniciou em dezembro de 2021 ainda persiste entre os criptoativos. Portanto, o sentimento pessimista entre os ativos digitais está completando um ano neste mês, sem sinais evidentes da retomada de valorização dos preços no curto prazo. E esse cenário já vem se refletindo em vários mercados e, inclusive, afetando receitas de diversas empresas, como o Google.

Longo prazo e curto prazo

O movimento conhecido como bear market pode representar um momento de oportunidade de investimento no ativo de valor em grande desvalorização. A maioria dos investidores aproveita esse período para aumentar suas posições no mercado, acreditando em uma valorização futura.

Nesse caso, o momento pode ser entendido como um movimento de investimento de longo prazo, já que não é possível identificar o momento exato em que o ativo de valor voltará a se valorizar no mercado financeiro.

Com o preço em forte queda durante o período de bear market, o ativo de valor pode renovar sua mínima no mercado, atingindo valores jamais vistos, antes de reverter esse sentimento pessimista. Sendo assim, quem investe durante está apostando em uma estratégia de longo prazo.

Enquanto isso, o bull market pode ser favorável para investimentos de curto prazo no mercado financeiro. Esse período é marcado por forte aumento no preço do ativo, que acontece em um curto intervalo de tempo. É durante o bull market que investidores aproveitam o momento para lucrar com a rápida valorização do ativo.

Bull market e bear market

bear market
© – Shutterstock

A movimentação do preço de ativos de valor pode variar entre períodos conhecidos como bull market e bear market. Considerados antagônicas, essas expressões representam sentimentos de otimismo e pessimismo entre os investidores.

O bull market é retratado pelo touro, que quando ataca alguém realiza um movimento ascendente de baixo para cima. Dessa forma, a expressão é usada no mercado financeiro para indicar um momento de forte valorização do preço do ativo.

Já o bear market significa praticamente o oposto. Enquanto no bull market os preços aumentam, no bear market os ativos enfrentam forte desvalorização no mercado. As duas expressões fazem parte do mercado financeiro, e rapidamente se popularizaram entre os investidores de criptoativos.


Tags