A tecnologia blockchain utiliza um sistema de gerenciamento de dados e de contratos inteligentes (smart contracts) que pode ser aplicado em aplicativos descentralizados, também conhecidos pela sigla dApps.
Um dApp pode ter diversas utilidades, inclusive atuar como uma ‘ponte’ entre a Web 3.0 e o mercado tradicional. Eles são ótimas alternativas para serviços de empréstimos e custódia de ativos por causa de características como segurança, velocidade nas transações e baixo custo.
Assim, essas soluções e ferramentas digitais na versão dApps expandiram para outros setores, principalmente a partir do lançamento da blockchain Ethereum e da linguagem Solidity em 2015. Então, atualmente há dApps para finanças descentralizadas (DeFi), redes sociais, jogos e muito mais.
O que são dApps?
DApps são aplicativos desenvolvidos a partir da tecnologia blockchain, ou seja, que eliminam intermediários e fazem a gestão de dados de forma descentralizada.
Eles existem em três tipos:
- Tipo 1 – possui blockchain própria;
- Tipo 2 – utilizam soluções do Tipo 1 para criar integração com a rede blockchain e podem oferecer ferramentas como tokens de utilidade;
- Tipo 3 – funcionam a partir de um protocolo do Tipo 2.
Como funcionam os dApps?
Os aplicativos dApps funcionam a partir de uma rede blockchain, assim como o bitcoin. Então, não pode ser controlado de forma centralizada e depende dos recursos do computador que os usuários estão utilizando para funcionar.
As principais características dos dApps são:
- Smart contract – define regras sobre o funcionamento do aplicativo;
- Blockchain – código aberto, criptografia e descentralização, ou seja, não há controle central e funciona orientado pela comunidade;
- Tokens – o ativo é necessário para acessar a rede e recompensar usuários que contribuem para o projeto.
Assim, um dApp precisa de uma plataforma para o desenvolvimento do projeto e um contrato inteligente para ‘dar vida ao negócio’.
Dessa forma, a principal diferença de outros aplicativos está no gerenciamento de dados. Enquanto os convencionais são centralizados, os dApps descentralizam as informações, oferecendo aos usuários mais controle e participação.
Por exemplo, quando você publica algo no Facebook ou Instagram, a informação é armazenada no servidor da Meta, que teve problemas judiciais nos EUA por violar termos da proteção de dados dos usuários. Esse caso demonstra um grande problema da informação centralizada, que é a dificuldade de garantir a privacidade dos seus dados.
Leia mais: Web3, DeFi e dApps: o que é a rede Polygon e as suas oportunidades
Qual a função de um dApp?
Os dApps podem ser usados como soluções por diferentes setores, englobando:
Carteiras de criptomoedas
O usuário pode armazenar e custodiar criptomoedas, tokens e outros tipos de ativos digitais.
Exchanges descentralizadas (DEXs)
As exchanges descentralizadas funcionam como uma plataforma de negociação de ativos digitais, com gerenciamento descentralizado de dados.
Verificação de identidade
Um aplicativo descentralizado pode ser utilizado para verificar dados sensíveis de identificação de um usuário previamente cadastrado na plataforma. Assim, ajuda a aplicar processos know your customer (KYC) para a prevenção de fraudes.
Empréstimo
É possível solicitar e oferecer empréstimos de criptomoedas.
Imobiliário
A negociação de compra e venda de imóveis pode acontecer com o uso de tokens, por exemplo, através de um aplicativo descentralizado.
Redes sociais
As versões descentralizadas de redes sociais, por exemplo o Steemit, estão em ascensão no mercado. Apesar de semelhantes ao Facebook e Instagram, elas possuem características da Web 3, como descentralização e participação da comunidade. Além disso, diferentemente das tradicionais, elas podem oferecer tokens como recompensa.
Games
Os dApps possibilitam a criação de jogos usando a tecnologia blockchain, por exemplo Axie Infinity e The Sandbox. Assim, podem oferecer criptomoedas como recompensa.
Financiamento coletivo
Projetos para coletar contribuições financeiras por meio de dApps é atrativo por causa de vantagens como menores taxas.
Gestão logística
A tecnologia blockchain usada nos dApps permitem o gerenciamento de mercadorias, cadeias de fornecimento e até sistemas de logísticas.
Quais são as vantagens dos dApps?
Os dApps oferecem diversos benefícios por causa de suas características específicas como código aberto, rede descentralizada e recompensas.
As principais vantagens dos dApps são:
- Maior segurança e transparência dos dados, com os usuários tendo controle sobre a coleta e gestão dos dados pessoais;
- Maior engajamento dos usuários;
- Distribuição de tokens;
- Agilidade da operação e menor custo operacional;
- Autonomia para desenvolvimento.
Onde acessar dApps?
Os aplicativos descentralizados podem ser encontrados em lojas de apps específicos para esse tipo de plataforma. Além disso, também é possível encontrar versões para sistemas Android e iOs.
Os principais dApps do mercado cripto
Existem mais de 15 mil aplicativos descentralizados no mercado cripto, principalmente na rede Ethereum. São mais de 1.600 projetos na blockchain, incluindo exchanges descentralizadas, carteiras para criptomoedas, tokens e games.
Os principais dApps da rede Ethereum são:
- Uniswap V3
- 0x Protocol
- Uniswap V2
- Metamask Swap
- 1nch Network
- Blur
- OpenSea
- SushiSwap
- Aave V3
- PancakeSwap V3
Os principais dApps de jogos são:
- Kratos Studios
- Trickshot Blitz
- Haven’s Compass
- Gaimin
- Pixudi
Enquanto isso, as plataformas de negociação de tokens descentralizadas lideram o ranking de dApps no setor de DeFi:
- XY Finance
- Equalizer
- WigoSwap
- Uniswap V2
- Beethoven X
É possível investir em aplicativos descentralizados?
Existem diferentes formas de investir em dApps. Há casos em que a simples utilização serve como investimento, entretanto, também pode envolver dinheiro.
Neste caso, pode ser por meio da compra do token do projeto em uma corretora de criptomoedas, ou então, diretamente no dApp, seja comprando o tokens ou participando de rodadas de investimento.
Os desafios e o futuro dos dApps
Os dApps são relevantes no mercado cripto, entretanto, ainda atingem um público restrito. Além de poucos usuários de tokens e navegando em blockchains, existe a dificuldade na produção de novos aplicativos.
Qualquer um poder criar dApps, já que não é necessário ter intermediário. Entretanto, a necessidade de ter conhecimentos específicos é um obstáculo.
Além disso, outra oportunidade está em novas funcionalidades após a combinação com inteligência artificial e outras tecnologias da web 3. Assim, os dApps têm grande potencial de desenvolvimento e popularização em diferentes setores.
Então, para chegar ao público de massa e superar a dificuldade de acesso, os dApps precisam superar desafios relacionados a:
- Dificuldade na aquisição de tokens;
- Complexidade de código, já que o formato atual é incompatível com os hardwares de computadores e celulares;
- Conhecimento limitado de desenvolvedores sobre blockchain e contratos inteligentes.
Leia mais: Como funciona o mercado de trabalho de tecnologia blockchain e web 3.0?
Dúvidas frequentes sobre dApps:
- O que são aplicativos descentralizados (dApps)?
Aplicativos descentralizados (dApps) são soluções digitais criadas a partir da tecnologia blockchain, então possuem características como descentralização e smart contracts. - Como funciona os dApps?
Os dApps são desenvolvidos em redes blockchain, principalmente a Ethereum e Solana. Eles funcionam através de um sistema de gerenciamento de dados descentralizados e de contratos inteligentes. - Qual a diferença entre um dApp e um aplicativo tradicional?
A principal diferença está relacionada ao sistema de gerenciamento de dados. Enquanto o dApp é descentralizado, os aplicativos como Facebook e Instagram concentram os dados armazenados nos sistemas da empresa dona da plataforma. - Como usar um dApp no mercado cripto?
Aplicativos descentralizados podem ser usados em smartphones e plataformas digitais, ou seja, está disponível em navegadores e sistemas operacionais Android e iOs. - É possível investir em dApp? Você pode investir dApps por meio da compra de tokens em corretoras especializadas ou no próprio aplicativo. Além disso, há casos em que é possível participar de rodadas de investimento do projeto, e também aplicativos em que a simples utilização já oferece recompensa.