Como usar stablecoins para se proteger da volatilidade do mercado cripto?

Mercado das criptomoedas lastreadas por uma moeda nacional dá salto e chega aos US$ 12 bilhões

Por Redação  /  24 de agosto de 2020
© - Shutterstock

O número de investidores adeptos de stablecoins nas wallets cresceu rapidamente nos últimos anos. Os principais motivos que explicam esse movimento são a volatilidade do bitcoin e a praticidade de usar o ativo para pagamentos e transferências internacionais

Após demorar cinco anos para alcançar o patamar dos US$ 6 bilhões, o valor dobrou em apenas um semestre em 2022. O próprio BRZ, maior ativo brasileiro deste tipo, percebeu esse aumento de interesse. Então, qual foi o impacto disso no mercado cripto?

Como stablecoins ajudam em momentos de volatilidade?

As stablecoins oferecem estabilidade por serem criptoativos pareados a moeda nacional, commodity ou metais preciosos. Ou seja, os valores são mantidos iguais.  

Essa equiparação do valor é um grande diferencial das stablecoins quando comparadas as criptomoedas tradicionais como o bitcoin (BTC) e o ethereum (ETH). Como existem diversos fatores que afetam o preço das criptomoedas e resultam em instabilidade no mercado cripto, as stablecoins funcionam como uma ferramenta de proteção.

Ao optar pela aquisição e negociação usando as stablecoins, o investidor consegue maior agilidade nos melhores momentos de compra de ativos mais especulativo, como o BTC. Além disso, a dinâmica pode trazer outras vantagens para o mercado. 

Crescimento das stablecoins pode beneficiar o bitcoin

Outra consequência comum a forte volatilidade do bitcoin é a queda no volume de transações usando a criptomoeda. Em junho de 2022, o movimento do valor diário das operações com BTC ficou abaixo do total movimentado com as stablecoins pela primeira vez.

“A maioria dos usuários não quer fazer transações em criptomoedas voláteis como o bitcoin ou Ether, preferindo guardá-las. Então as stablecoins são um ótimo complemento”, disse Ryan Watkins, analista da Messari, à Bloomberg.

No entanto, esse avanço das stablecoins pode ser uma boa notícia para o bitcoin. Afinal, é comum usar esses tokens para comprar o bitcoin e outras criptomoedas quando os investidores percebem uma oportunidade no mercado.  

Confira as vantagens de ter stablecoins em sua carteira digital!


Tags