O uso do dinheiro está sofrendo uma grande transformação com a economia cada vez mais digitalizada. Moedas fiduciárias como o real estão prestes a ganhar sua versão digital por meio de CBDC’s, mas as stablecoins continuam sendo uma das melhores opções do mercado pelas vantagens que oferece.
Enquanto a maioria do dinheiro fiduciário circula de forma física no mercado financeiro, as stablecoins foram criadas em um ambiente completamente digital. Apoiadas por tecnologias como a blockchain, as moedas digitais de preço estável já se consolidaram no mercado cripto.
Elas estão ganhando espaço no mercado de moedas digitais por características como a paridade com moedas fiduciárias, commodities e metais preciosos. Afinal, isso garante estabilidade de valor e mais funcionalidade para o dinheiro.
Com isso, surge a questão: se as stablecoins valem o mesmo que uma moeda tradicional, quais são as vantagens delas?
1. Facilidade de compra do ativo
Uma das vantagens das stablecoins é que é mais fácil comprá-las que comprar, por exemplo, dólar ou libra. Nesse sentido, não há mínimo ou máximo para a compra desse tipo de criptomoeda. Além disso, essa operação não exige que a pessoa tenha uma conta em banco ou um cofre para guardar os recursos.
2. Investimento no mercado cripto
Ter stablecoins na carteira digital dá ao investidor uma posição vantajosa na hora de fazer investimentos crypto, pois se as reservas estiverem em dólares ou moedas fiduciárias, a operação demora bem mais tempo.
Quando o investidor tem stablecoin, BRZ, por exemplo, e se depara com uma boa oportunidade em alguma criptomoeda, basta acessar a exchange e comprar o ativo rapidamente.
3. Proteção contra a volatilidade do mercado
Além de ser usada como uma forma de investimento em criptoativos, as stablecoins também servem como refúgio para grandes flutuações de preço até de outras moedas fiduciárias. Com preço estável, e cotação atrelada a uma moeda fiduciária, esse tipo de moeda digital permite que compras sejam realizadas sem oscilação de preços.
Do mesmo modo, as stablecoins representam uma saída segura quando um criptoativo está se desvalorizando. Tendo em mente a bolha do bitcoin de 2017. Se um investidor notasse que o preço começou a cair rapidamente e quisesse vender esse ativo, uma stablecoin seria uma boa alternativa para a troca. Isso porque é uma operação rápida, e o preço só varia conforme mudança na cotação da moeda à qual ela está atrelada.
4. Envio de recursos para qualquer lugar
Se, no entanto, a ideia não for investir, mas enviar dinheiro para outra pessoa, as stablecoins também trazem vantagens. Isso porque não só sua transferência é quase imediata, mas também segura e mais barata do que a de uma moeda fiduciária. Além disso, esses envios podem ser para indivíduos ou empresas em qualquer lugar do planeta e sem as restrições do horário bancário.
5. Pagamentos
As stablecoins estão entre os criptoativos mais usados pelos usuários do mercado cripto como forma de pagamento. Um dos motivos são menores taxas do que outros meios convencionais, como o cartão de crédito. Para os lojistas, receber em stablecoins também serve como proteção a compra, já que a transação não pode ser estornada.
Além disso, transações em dinheiro podem demorar dias para a compensação, enquanto com stablecoins a operação é muito mais rápida, demorando apenas alguns segundos para a confirmação da transação. Dessa forma, stablecoins podem ser usadas para o envio de remessas, ao invés de lotes de dinheiro.
6. Investimentos em DeFi
As stablecoins também permitem que o investidor acesse produtos de finanças descentralizadas (DeFi). Ou seja, pode investir esses recursos de diferentes maneiras e ganhar rendimentos.
Dessa forma, as stablecoins oferecem diversos benefícios para quem é adepto do ativo, independente de ser pessoa física ou empresas.