Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos testam CBDC unificada

Países que fazem parte do Oriente Médio divulgaram um relatório recentemente que fala sobre fase de testes da moeda digital

Por Redação  /  2 de dezembro de 2022
© - Shutterstock

Enquanto a maioria dos países desenvolvem sua própria CBDC, no Oriente Médio dois países se juntaram para criar uma moeda digital unificada. De acordo com o projeto, a moeda digital Aber será emitida pelos bancos centrais da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos e passou por uma fase de testes recentemente.

Os dois países decidiram criar uma CBDC conjunta, a sigla utilizada para classificar uma moeda digital emitida pelo Banco Central. Por ser desenvolvida por dois países que possuem sua própria moeda fiduciária, o preço da aber será lastreado tanto na dirham, usada nos Emirados Árabes Unidos como na riyal saudita, da Arábia Saudita.

Desde janeiro de 2019, os dois países trabalham na concepção do projeto da aber, mas somente agora o teste com a CBDC foi concluído. No último domingo (29), a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos emitiram um comunicado sobre a fase de testes da moeda digital.

Fase de testes de CBDC dupla é concluída

O documento fala que a fase de testes da moeda digital foi concluída com sucesso. Segundo o relatório, a emissão dupla não afeta o uso da CBDC para pagamentos fronteiriços.

Assim, em uma comparação com sistemas centralizados de pagamento, a moeda digital dos dois países apresentou melhor desempenho em transações financeiras do que sistemas convencionais utilizados atualmente no mercado.

O relatório que fala sobre a CBDC dupla afirma ainda que nenhum problema durante a fase de testes foi identificado. Dessa forma, o desempenho da moeda digital foi considerado positivo pelos desenvolvedores do projeto aber.

Outra questão apresentada no estudo da CBDC sugere ainda que a aber atendeu aos requisitos de privacidade e descentralização de dados durante a fase de testes. Após essa fase inicial de testes com pagamentos transfronteiriços, o próximo passo envolvendo a moeda digital dos dois países consistirá na criação de uma política de uso para o ativo digital, além de mais pesquisas sobre o projeto.

Embora esteja em fase avançada de desenvolvimento, o relatório da aber não apresenta uma data oficial para o lançamento da moeda digital no mercado. Inicialmente, o projeto testou tecnologias como a blockchain e o registro distribuído (DLT) de dados, para criar um ecossistema descentralizado para a CBDC, que terá o preço atrelado às moedas fiduciárias dos dois países considerados as maiores potências econômicas do Oriente Médio.

Além dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita, a Ucrânia também estuda criar uma versão digital da moeda fiduciária do país, que se chama e-hryvnia. Continue a leitura para saber qual a importância de meios de pagamento digitais no país.