Yuan digital é usado durante Olimpíada de Inverno

Atletas, treinadores e visitantes podem usar moeda digital como forma de pagamento durante a competição

Por Paulo Carvalho  /  16 de fevereiro de 2022
© - Shutterstock

Com o desenvolvimento de uma moeda digital controlada pelo Banco Central (CBDC), a China divulgou o yuan digital através da Olimpíada de Inverno. O ativo digital pode ser utilizado pelos atletas como forma de pagamento no país durante a competição.

Em busca de divulgar sua moeda digital, a China ofereceu o uso do e-CNY como uma das três formas de pagamento no país para atletas, treinadores e visitantes. Embora ainda não esteja disponível para toda a população, a criação do yuan digital está sendo discutida desde 2014.

Há dois anos, uma propaganda na televisão já mostrava como a CBDC da China poderia ser utilizada para comprar um passe de trem, por exemplo. O patinador Shen Xue foi escolhido para participar da ação publicitária, e ele utilizou a e-CNY para pegar um trem para Pequim.

Essa é a primeira vez que uma moeda digital é utilizada amplamente durante as competições da Olimpíada de Inverno. A China escolheu o evento para mostrar como sua CBDC funciona, permitindo aos estrangeiros experimentarem transações com a e-CNY.

Antes da Olimpíada de Inverno, a China permitiu que 261 milhões de chineses testassem o yuan digital. Até o final de 2021, a CBDC da China movimentou quase US$ 1,5 bilhão em fases de testes ao longo do ano.

As competições dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 acontecem na China diante de grande preocupação do avanço do covid-19 no país. Medidas de restrição foram impostas para os competidores e participantes dos jogos, durante toda a estadia no país.


Tags