140 milhões de pessoas testam yuan digital na China

Teste da moeda digital do Banco Central chinês cresceu 500% em menos de cinco meses

Por Paulo Carvalho  /  10 de novembro de 2021
© - Shutterstock

Mais de 150 milhões de transações com o yuan digital foram registradas na China, desde que o país testa um projeto de moeda digital controlada pelo Banco Central (CBDC). No total, o e-CNY foi utilizado por 140 milhões de pessoas no país asiático, incluindo 10 milhões de contas corporativas.

De acordo com entrevista publicada pela Bloomberg de um funcionário do Banco Popular da China (PBOC em sua sigla em inglês), a moeda digital da China movimentou 62 bilhões de yuans durante sua fase de testes, ou ainda, quase US$ 10 bilhões.

Embora ainda não tenha planos de lançar oficialmente o e-CNY, a China testou a moeda digital em doze regiões. Para utilizar a CBDC chinesa, os cidadãos podem operar o dinheiro através de carteiras digitais, onde as yuans digitais são armazenadas.

Com apenas o número de telefone é possível testar a moeda digital da China, segundo o funcionário do PBOC que não teve a identidade revelada. Nesse tipo de carteira com baixa verificação de informações cadastrais, existe um limite de transações fixado em 5 mil yuans, ou ainda, cerca de US$ 780.

No total, existem quatro tipos de carteiras digitais para armazenar o e-CNY da China, e os dispositivos variam de acordo com o processo de verificação de informações cadastrais.

Dessa forma, na carteira digital que pede mais informações, o usuário precisa reconhecer documentos em um banco físico. Através desta carteira, o limite de transações é maior.

Em apenas cinco meses, a China aumentou a região de fase de testes do yuan digital. Até junho de 2021, por exemplo, 24 milhões de cidadãos haviam testado a moeda digital.

Pouco tempo depois, esse número saltou para 140 milhões de usuários, o que representa um crescimento de 500% em relação ao número apresentado até junho de 2021.


Tags