Web Summit: Transfero lança aplicativo que integra real, cripto e BRZ

Novidade foi anunciada durante conferência de tecnologia por CSO da empresa, Márlyson Silva

Por Redação  /  4 de maio de 2023
Foto: Reprodução/ Swisstech Foto: Reprodução/ Swisstech

O Web Summit 2023 está acontecendo no Rio de Janeiro, reunindo mais de 21 mil pessoas no Riocentro. A Transfero, empresa responsável pela emissão do BRZ Token, é um dos principais patrocinadores do evento de tecnologia.

Além de um stand montado no Pavilhão 4, a Transfero anunciou o lançamento de um aplicativo reunindo os principais projetos da empresa cripto. Durante uma palestra no stand do banco BV, o CSO da Transfero, Márlyson Silva, comentou sobre como o aplicativo integrará o mercado financeiro digital com criptomoedas.

Para Silva, o aplicativo deve funcionar como “quase um banco digital”. Ou seja, será possível realizar depósitos no aplicativo da Transfero tanto em criptomoedas como em reais brasileiro.

“Esperamos o Web Summit para lançar um aplicativo da Transfero. Ele é quase um banco digital. Aqui dentro você consegue depositar reais, cripto, converter cripto e BRZ Token.”

Bitcoin no Web Summit Rio

O CSO da Transfero, Márlyson Silva, participou de um painel sobre fintechs promovido pelo banco BV. Durante a palestra, ele explicou que o aplicativo da Transfero está permitindo que estrangeiros utilizem o sistema Pix para pagamentos durante o Web Summit Rio 2023.

Ele conta que é possível baixar o aplicativo para converter criptomoedas em BRZ Token. A stablecoin, com lastro em reais brasileiro, possui o mesmo valor que a moeda fiduciária do Brasil.

Portanto, a conversão de criptomoedas como o bitcoin em reais permite que pessoas de outros países utilizem a moeda fiduciária brasileira dentro do próprio Web Summit Rio 2023.

“Nós permitimos que o estrangeiro chegasse aqui no evento, baixasse o aplicativo, fizesse a recarga com cripto, convertesse para real e pagasse via Pix ali. Qualquer um pode baixar o aplicativo, trocar bitcoin ou qualquer cripto, trocar por BRZ e pagar ali fora, na barraquinha de cachorro quente.”

Aplicativo não é conta bancária

No entanto, Silva reforça que o aplicativo não possui uma conta bancária. Pelo contrário, o aplicativo da Transfero é uma solução financeira de tecnologia, que permite uma ‘ponte’ entre o real e o mercado cripto através de um sistema que também integra a stablecoin BRZ Token.

“Nesse aplicativo eu não tenho conta bancária. Eu não distribuo conta bancária para pessoa física. Isso aqui é uma solução digital e prestamos serviços de tecnologia.

Márlyson Silva participou do painel “Brasil: solo fértil para fintechs” organizado pelo Banco BV no Web Summit Rio 2023. O CSO da Transfero esteve ao lado da executiva de negócios da AbFintechs, Mariane Takahashi e Pedro Caruso.

Além do CSO da Transfero, o CMO da empresa, Guilherme Murtinho participou de um painel no Web Summit Rio nesta última quarta-feira (03). Ele participou de um painel sobre fintechs e mercado cripto, organizado pelo stand da empresa Swisstech.

Suíça atrai fintechs cripto

web summit
© – Shutterstock

A Suíça, considerada um polo de atração de fintechs como a Transfero, investe em tecnologias voltadas para o mercado financeiro. A CEO da Swissnex, Malin Borg, explica que no país existe um sistema similar ao Pix do Brasil. No entanto, ele afirma que a adoção do Pix no Brasil é muito maior do que o Pix suíço.

“O melhor exemplo para ilustrar isso é o PIX. Na Suíça já existe uma solução similar há muitos anos, mas não teve o nível de adoção em massa que o PIX teve no Brasil. São características complementares que tornam o intercâmbio de fintechs Brasil/Suíça um canal tão rico para soluções inovadoras no mercado.”

A empresa da CEO Malin Borg, organizou a palestra “Uniting the World of Fintech & Crypto”, que aconteceu no stand da Swisstech nesta terça-feira (03). Além da Swisstech, participaram o CMO da Transfero, Guilherme Murtinho, Douglas Miranda, cofundador do Rio Crypto Hub e Silvan Roth, cofundador da Emprex.

Roth falou sobre regulação do mercado cripto e o avanço na modernização de produtos e serviços relacionados à área financeira. Para ele, o próximo passo é criar iniciativas tecnológicas voltadas para essa nova regulação.

“As recentes alterações regulatórias estabeleceram uma base sólida para a modernização dos serviços financeiros no Brasil. A corrida agora é para as startups traduzirem essa legislação em benefícios tangíveis para o usuário final. No mercado de crédito pessoal a EmpreX é uma das empresas que está liderando essa iniciativa.”

Guilherme Murtinho explicou como as pessoas estão lidando com o dinheiro com a evolução do sistema financeiro. Ele afirma que atualmente a população utiliza vários aplicativos para gerir suas economias, comparando iniciativas como a da Transfero com a usabilidade de aplicativos como o WhatsApp.

“Então, o que fazemos basicamente, da mesma forma que podemos nos comunicar facilmente com o WhatsApp e outros aplicativos, estamos tentando fazer o mesmo com nosso dinheiro.”

Por fim, Murtinho orienta que transações transfronteiriças ainda representam um desafio para quem precisa enviar dinheiro para países distintos. Ele falou sobre o uso do BRZ Token em pares de negociação com moedas fiduciárias que são pouco usuais em operações de câmbio com o dólar americano, como a lira turca.

Além de pessoas físicas, a Transfero atua na intermediação desse tipo de serviço para empresas. Sendo assim, para Murtinho, a empresa representa uma forma eficaz de conectar empresas com o sistema financeiro mundial.

“Por isso, estamos tentando ultrapassar as fronteiras do dinheiro e dar liberdade e autonomia em escala global a qualquer usuário ou empresa. Como vocês podem ver, é muito difícil e permitido em diferentes cenários na Suíça, no sistema bancário e também no sistema bancário do Brasil e dos países emergentes. E a Transfero está atuando especificamente para ajudar aquelas empresas e aqueles indivíduos que têm valor em transacionar valor de uma forma super fácil e se conectar a um mundo global.”

Quer saber tudo sobre o Web Summit Rio 2023? Acesse este link e acompanhe a cobertura exclusiva do PanoramaCrypto. Neste link, você pode conferir mais informações sobre a presença da Transfero na conferência.


Tags