Web Summit estreia no Rio com Eduardo Paes e Maju Coutinho

Evento de tecnologia reuniu milhares de pessoas nesta segunda (01) no Riocentro

Por Redação  /  1 de maio de 2023
Crédito: Piaras Ó Mídheach/ Web Summit Rio – Flickr
Crédito: Piaras Ó Mídheach/ Web Summit Rio – Flickr

O Web Summit Rio começou oficialmente com a abertura do evento nesta segunda-feira (01). Durante o primeiro dia de programação, participaram da conferência personalidades como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e famosos como Luciano Huck e Maju Coutinho.

Durante quatro dias, o Rio de Janeiro sediará o Web Summit Rio. Essa é a primeira vez que uma cidade fora da Europa é escolhida para receber o evento, que já aconteceu em Lisboa, em Portugal, e em Dublin, na Irlanda.

No total, mais de 20 mil pessoas são esperadas no evento de tecnologia, considerado o maior do mundo. Além de especialistas, investidores, entusiastas e empresas, como a Transfero, participarão do Web Summit Rio.

Eduardo Paes no Web Summit

web summit
Crédito: Sam Barnes/Web Summit Rio – Flickr

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi um dos convidados especiais para o primeiro dia do Web Summit Rio. Além dele, os apresentadores Maju Coutinho e Luciano Huck estiveram presentes no palco principal do evento.

Paes destacou a importância do Web Summit Rio acontecer na capital carioca. Para ele, assim como o carnaval e o futebol, a conferência de tecnologia deve fazer parte da Cidade Maravilhosa.

Ele também disse que o Web Summit Rio é diferente dos demais eventos que acontecem na cidade. Para Paes, o Rio de Janeiro deve se transformar na capital da inovação na América Latina.

“Todas as cidades querem acolher um evento do tamanho do Web Summit. É a história da cidade e de um acontecimento que nasceram um para o outro.”

Eduardo Paes falou também sobre uma projeção de crescimento no Rio de Janeiro, que deve ser desencadeada pela primeira edição do Web Summit Rio. Ele comparou a capital carioca com Portugal, que experimentou mais oportunidades na área de tecnologia depois que o evento aconteceu no país.

“É certo que o Web Summit não poderá sair do Rio depois dessas seis edições. Em segundo lugar, porque o Web Summit é diferente de qualquer outro evento pela capacidade de transformação permanente que traz para cada cidade.”

Além do prefeito do Rio de Janeiro, a conferência recebeu Ayo Tometi, cofundadora do movimento Black Lives Matter. O primeiro dia do Web Summit Rio teve ainda algumas empresas que apresentaram seus negócios, como:

  • Bud
  • Latú
  • NG Cash
  • Diniz
  • Multiplier
  • Oaker
  • Humanising Autonomy
  • Zippi

Impacto na economia carioca

O prefeito do Rio de Janeiro destacou o impacto na economia carioca promovido pelo Web Summit Rio. A Cidade Maravilhosa deve receber seis edições do evento, entre os anos 2023 e 2028.

De acordo com projeção da prefeitura do Rio de Janeiro, o Web Summit Rio pode atrair até 800 mil pessoas nos próximos anos. Somente em 2023, uma projeção da prefeitura aponta que quinze mil pessoas participação do evento diariamente.

Ou seja, com mais cinco edições previstas nos próximos anos, mais de R$ 1,2 bilhão deve ser injetado na economia carioca através da conferência de tecnologia.

Conforme noticiou o PanoramaCrypto anteriormente, Paes destacou que o setor de hotelaria deve ser o mais beneficiado com o Web Summit Rio. Sendo assim, quase R$ 70 milhões podem ser gastos pelos participantes da conferência, somente na área de hospedagem.


Tags