Em uma década de existência, o bitcoin já teve diversas transações históricas em sua longa jornada pelo mercado financeiro. Com a utilização da tecnologia blockchain para registro das transações, todos os mineradores possuem uma cópia da história do bitcoin. Vejamos algumas delas publicadas pelo portal Altcoin Today.
Três transações precursoras
A história do bitcoin é envolta em um grande mistério sobre a verdadeira identidade do seu criador. Um indivíduo apenas identificado pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto realizou a primeira transferência da criptomoeda para Hal Finney. Foram transacionados 50 BTC que deram início a todo o mercado de crypto ativos atual. No entanto, a primeira transação para venda de bitcoin ocorreu quando o finlandês Martti Malmi vendeu 5.050 BTC por U$5,02. Outra transação histórica foi a primeira compra realizada com bitcoins: 10 mil bitcoins pagos por duas pizzas.
Grandes quantias movimentadas
As transações em bitcoin têm se mostrado mais baratas do que nos sistemas bancários tradicionais. Por isso, o CEO da exchange japonesa Mt. Gox, Mark Karpeles, realizou uma transação de 442 mil bitcoins. Essa transação teve a intenção de demonstrar a fortuna da sua empresa. Contudo, grandes transações em fees já foram pagas também, isso porque é possível configurar manualmente esse campo. Assim sendo, um usuário não identificado pagou 30 bitcoins de taxa aos mineradores em uma transação de 98 BTC.
Transações à margem da lei
Uma das polêmicas do Silk Road consiste na transação realizada pelo líder da rede com um suposto assassino de aluguel. Essa operação e demais atividades ligadas ao Silk Road deram ao seu líder, Ross Ulbricht, uma condenação à prisão perpétua. Por isso, seus 30 mil bitcoins foram leiloados por U$ 18 milhões gerando mais uma transação histórica para a criptomoeda.
Por fim, a lista termina com hack que transacionou indevidamente quase 20 mil BTC da Bitstamp. Apesar do ataque, a exchange recuperou a confiança dos investidores e segue como uma das maiores do mercado.
Outras transações
Existem muitas outras transações históricas eternamente registradas na blockchain do bitcoin. Além disso, muitas outras transações estão por vir com a crescente institucionalização da criptomoeda. Existem diversos sites que nos permitem navegar pela blockchain e verificar alguns dos seus fatos históricos.