Tokenização transforma ações, títulos e governo em ativos digitais

Criação de tokens a partir de ativos reais já é realidade em países como Egito e empresas como Siemens

Por Redação  /  28 de março de 2023
© - Shutterstock

A tokenização de ativos reais é uma das principais ferramentas de consolidação da economia digital, que está transformando profundamente o mercado financeiro. Através de tecnologias como a blockchain, novos ativos digitais estão sendo criados, proporcionando mais segurança, velocidade e liquidez em transações.

O processo de criação de um token a partir de um ativo de valor real abre inúmeras possibilidades de negociação para um token digital, aumentando a liquidez e criando integração com outros sistemas de monetização, como as criptomoedas, por exemplo.

Confira algumas formas de uso do processo de tokenização. Além de atrelar o preço a outros ativos de valor real, a tokenização digital permite a criação de espaços colaborativos de governança, monetização de sistemas de valor e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Ações tokenizadas

O processo de tokenização de ativos reais consiste no desenvolvimento de um token totalmente digital, que possui as mesmas características do ativo que ele é atrelado, como emissão, valor e representação monetária.

Esse processo amplia o mercado de um token, além de proporcionar mais segurança e velocidade nas transações. A aplicação da tokenização pode integrar praticamente qualquer mercado, como as ações.

Muito mais que isso, a tokenização de ativos reais representa a descentralização de mercados, que até então, eram restritos e centralizados. Com esse processo de criação de tokens, o setor DeFi integra novos ativos como ações da Tesla e da Apple.

Recentemente, a empresa Swarm criou tokens a partir de ações de empresas que fazem parte do conglomerado de big techs. A Swarm é uma bolsa regulada com sede em Berlim, que criou tokens a partir de ações.

Segundo a empresa, essas são as primeiras ações negociáveis em um ambiente DeFi. Para criar os tokens atrelados aos papéis da Tesla e da Apple, a Swarm utilizou a rede Polygon.

Como a tokenização de ativos reais é ampla e pode integrar praticamente qualquer ativo existente, a Swarm também lançou tokens atrelados ao Tesouro dos Estados Unidos.

Título em blockchain da Siemens

A digitalização da economia e a ascensão das criptomoedas estão aproximando grandes empresas da tecnologia blockchain. É através dessa tecnologia que o processo de tokenização acontece.

Além da Swarm, que desenvolveu ações tokenizadas, a Siemens está desenvolvendo seu próprio projeto para o mercado de tokenização de ativos. De acordo com a empresa de tecnologia, um título em blockchain foi criado com foco em diversificar a oferta de investimentos na Siemens.

O título possui o valor total de 60 milhões de euros, e está em conformidade com a Lei de Títulos Eletrônicos da Alemanha, país sede da Siemens. Dessa forma, a empresa negocia valores mobiliários através de um título emitido via blockchain, com validade de um ano.

Um governo tokenizado

Os tokens criados com a tecnologia blockchain são emitidos e negociados através de contratos inteligentes. Esse processo permite a otimização da negociação, além da inserção de informações personalizadas para cada tipo de token emitido.

No entanto, a tokenização permite criar outros processos de verificação de dados e transações digitais. Nas Filipinas, por exemplo, o processo de tokenização permitiu estabelecer um sistema de governança descentralizado.

A novidade foi inaugurada na província de Bataan. Portanto, a pequena cidade localizada na ilha de Luzon busca criar um sistema eletrônico de governança, mediante a aprovação da Lei do Sistema de Monitoramento Baseado na Comunidade.

O projeto, em fase experimental, cria tokens de utilidade, diferentemente dos ativos de valor como as ações tokenizadas da Swarm e ou o título via blockchain da Siemens. Na província filipina, os cidadãos terão acesso a tokens de governabilidade.

Na prática, esses tokens possuem o poder de votação e decisão de uma comunidade, e funciona de forma semelhante aos projetos DAOs no mercado cripto. Com o token, a população deverá votar sobre melhorias no local e como o dinheiro público deverá ser gasto.

Egito regula tokenização

Enquanto alguns países e empresas testam os benefícios da tokenização de ativos reais, no Egito esse processo já foi regulamentado através de uma legislação aprovada recentemente.

Segundo o Banco Central do Egito, o Regulamento de Tokenização visa atender meios de pagamentos eletrônicos que dispensam o uso de dispositivos físicos, como aplicativos de pagamento e transações por aproximação.

Sendo assim, os meios de pagamentos deverão criar um token específico para essa modalidade de pagamento. Para o Egito, tokenizar esse tipo de pagamento coíbe a prática de crimes financeiros, além de promover mais segurança e transparência para as transações.

Quer entender melhor como funciona o processo de tokenização de ativos reais? Nesse link você pode conferir como a digitalização de ativos pode beneficiar o setor DeFi no mercado cripto.