Tesla investe em mineração sustentável de bitcoin

Empresa criada por Elon Musk faz parceria com a Block e a Blockcstream para desenvolver projeto no Texas, EUA

Por Paulo Carvalho  /  18 de abril de 2022
© - Shutterstock

A Tesla está desenvolvendo uma nova fazenda para minerar bitcoins de forma totalmente sustentável. O projeto, que utilizará energia solar, terá componentes criados pela empresa de carros elétricos.

Além da Tesla, a fazenda de mineração terá a participação da Blockstream e da Block, plataformas parceiras do projeto. De acordo com a proposta sustentável, as instalações funcionarão no Texas, Estados Unidos.

Tesla vai minerar bitcoins de forma sustentável

Através da energia solar, a empresa criada por Elon Musk pretende minerar bitcoins. Sendo assim, a fazenda utilizará painéis fotovoltaicos criados pela Tesla, e que possuem capacidade de gerar energia equivalente a 3,8 megawatts/hora.

Outro dispositivo que será utilizado nas instalações da fazenda de mineração são as baterias projetadas por Elon Musk. Dessa forma, a cada hora os equipamentos permitem armazenar até 12 megawatts de energia.

A proposta do projeto busca criar formas sustentáveis de gerar novos blocos na rede Bitcoin. Atualmente, as transações do criptoativo utilizam o protocolo proof of work, o que gera grande consumo de energia elétrica.

Assim, em entrevista à CNBC, o cofundador e CEO da Blockstream, Adam Back, disse que a fazenda de mineração utilizará energia 100% renovável. O cypherpunk afirmou ainda que todos os usuários poderão acompanhar o consumo de energia solar do projeto.

“As pessoas gostam de debater sobre os diferentes fatores relacionados à mineração de bitcoin. Nós pensamos, vamos apenas provar isso. Tenha um painel aberto para que as pessoas possam jogar junto, talvez possam informar outros jogadores a participar.”

O consumo de energia elétrica através da mineração de bitcoins preocupa personalidades como Elon Musk. Em 2021, o bilionário suspendeu pagamentos com bitcoin no marketplace da Tesla, ao afirmar que o criptoativo não era sustentável.