Suíça terá primeiro derivativo lastreado em criptomoedas

A principal bolsa de valores suíça passará a negociar o Amun Crypto ETP, um ativo lastreado em criptomoedas que entrará para a história como o primeiro derivativo crypto

Por Redação  /  19 de novembro de 2018
Photo by eberhard grossgasteiger on Unsplash Photo by eberhard grossgasteiger on Unsplash

O Amun Crypto ETP será o primeiro derivativo lastreado em criptomoedas do mundo e será negociado na SIX Swiss Exchange. O produto terá metade do seu valor lastreado no bitcoin e metade distribuída entre Ripple, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin. Com sede em Zurique, a SIX é o principal mercado de ações e bolsa de valores da Suíça. A decisão de negociar o produto foi noticiada pelo Financial Times.

Para Hany Rashwan, CEO da Amun Crypto, o Exchange Traded Product (ETP) possibilitará que investidores institucionais empreguem recursos em criptomoedas. Isso porque muitos acabam não investindo por impedimentos regulatórios ou por não querer realizar a custódia do ativo. A Amun Crypto foi criada por banqueiros que decidiram entrar no mercado financeiro das criptomoedas. Para isso, traçaram uma proposta de oferecer derivativos baseados em criptomoedas de acordo com a regulação vigente, porém simplificando o processo de investimento

Com a oferta deste produto, a Suíça se antecipa aos Estados Unidos que ainda aguarda a decisão da SEC. Assim, este será o primeiro país a permitir um ativo baseado em criptomoedas em sua principal bolsa de valores. O produto que está em análise pela SEC é muito semelhante ao novo ativo que será ofertado pela SIX.

Uma nova fase para as criptomoedas

Cada vez mais as criptomoedas estão próximas de fazer parte do cotidiano do mercado tradicional. Muitos fundos e instituições tradicionais têm investido no mercado crypto, proporcionando uma mudança gradual do público consumidor das criptomoedas. Essa relação fica cada vez mais clara pela provável relação da queda no valor desses criptoativos com a retirada de investimentos em muitos fundos de hedge. Este ano foi marcado pela menor volatilidade do mercado crypto. No entanto, o ano de 2019 promete ser marcado pela institucionalização daqueles ativos.