Rede de testes Ethereum avança com PoS

Lançamento faz parte do calendário de integração do mecanismo proof-of-stake na cadeia principal do projeto

Por Paulo Carvalho  /  31 de maio de 2022
© - Shutterstock

A rede Ethereum está se aproximando de uma grande integração com o mecanismo de prova de participação (proof-of-stake). Conhecida como rede de testes da plataforma, Ropsten Testnet lançou nesta segunda-feira (30) uma cadeia que utiliza o protocolo que dispensa a mineração de dados.

Chamada de beacon, a nova cadeia da rede de testes é voltada para o protocolo proof-of stake, ao invés de utilizar o mecanismo proof-of-work. De acordo com a programação do lançamento, a Ropsten Testnet beacon deve ser integrada totalmente à rede de testes no dia 8 de junho de 2022.

O lançamento da cadeia com transações confirmadas via prova de participação permitirá à rede Ethereum testar o mecanismo antes da integração total na cadeia principal. Inicialmente, foram inseridos 10 milhões de tokens na plataforma, classificados como ERC-20.

A Ropsten Testnet reproduz o funcionamento da rede principal da Ethereum, e a integração com a cadeia beacon servirá como um teste para a plataforma. Depois disso, tudo indica que o protocolo poderá ser adotado pela rede Ethereum até agosto deste ano.

Mudança na rede Ethereum

A rede Ethereum tenta mudar seu principal protocolo de validação de dados para um mecanismo conhecido como prova de participação. Esse protocolo dispensa a mineração de dados, e utiliza o saldo dos usuários para gerar novos blocos de dados na rede.

A mudança será considerada um marco histórico para a rede Ethereum, e o acontecimento foi chamado de “Merge” pelo mercado cripto. Além de reduzir as taxas das transações, a proof-of-stake promete aumentar a escalabilidade da rede.

O primeiro passo foi dado no dia 30 de maio, quando foi gerado o primeiro bloco de dados da cadeia beacon da Ropsten Testnet. A seguir, a cadeia será integrada a rede de testes da Ethereum, que validará o protocolo antes da integração total com o projeto.

Embora o desenvolvedor da rede Ethereum, Preston Van Loon, tenha sinalizado agosto como a data para a conclusão dessa integração, a mudança pode ser adiada. O cofundador do projeto, Vitalik Buterin, disse que isso deve acontecer até setembro ou outubro de 2022.


Tags