Quase 2 milhões de brasileiros declararam que investem criptomoedas

Presença feminina no mercado cripto nacional cai 50%, segundo Receita Federal

Por Redação  /  21 de junho de 2023
© - Shutterstock

Cerca de dois milhões de brasileiros investiram em criptomoedas em 2023. De acordo com dados da Receita Federal, mais um recorde de investidores cripto foi registrado no país.

Os dados referem-se ao balanço de declarações de criptomoedas em abril deste ano. Mensalmente, a Receita Federal atualiza os dados sobre investidores do mercado cripto.

No total, 1.996.165 brasileiros declararam que investiram em criptomoedas em abril de 2023. Os dados mostram que esse é o maior número de investidores cripto já registrado pela Receita Federal.

Mais brasileiros investem em criptomoedas

A adoção de criptomoedas está aumentando no Brasil, em consideração ao número de investidores neste mercado. Há alguns meses, esse número se aproximou de 2 milhões, o que representa praticamente um crescimento contínuo em 2023.

Assim, considerando os dados da Receita Federal, o número de investidores cripto saltou de 1,6 milhões para quase 2 milhões de pessoas. Ou seja, um crescimento de quase 20% em apenas um mês.

Mas, se considerarmos os dados dos últimos oito meses, esse crescimento corresponde a cerca de 100%. Em junho de 2022, existiam 1 milhão de investidores no mercado cripto brasileiro.

Portanto, aproximadamente 1 milhão de novos investidores de criptomoedas passaram a declarar seus investimentos à Receita Federal. Esse crescimento foi observado em menos de um ano, considerando apenas investidores pessoas físicas.

Aumentam empresas que investem em criptomoedas

© – Shutterstock

Tal como investidores pessoas físicas, o número de CNPJ que declararam criptomoedas saltou, segundo balanço da Receita Federal. Em abril de 2023, mais de 65 mil negócios no país afirmaram que investem em moedas digitais.

Sendo assim, um novo recorde também foi quebrado entre as empresas que investem em criptomoedas. Dados da Receita Federal mostram que houve um crescimento de cerca de 61 mil para 65 mil empresas que investem no mercado cripto no Brasil.

Esse número é maior que o último recorde registrado pela Receita Federal. Ainda em dezembro de 2022, 65.365 empresas brasileiras afirmaram que investem em criptomoedas.

Presença feminina cresce no mercado cripto

Os dados da Receita Federal também mostram como o número de mulheres que investem em criptomoedas cresceu no Brasil. No entanto, em abril de 2023, esse número caiu drasticamente.

Segundo o balanço do último mês liberado pela Receita Federal, as mulheres representaram 10,53% do total de investidores de criptomoedas no Brasil. No mês anterior, esse percentual era de 20,66%.

Desse modo, houve uma redução de quase 50% do número de mulheres que declararam que investem em criptomoedas. Ainda em dezembro de 2022, elas representavam 27,10% do mercado, o maior recorde já registrado desde então.


Tags