Entenda como o fork do bitcoin cash afeta o mercado

Desde que o fork do bitcoin cash foi anunciado, algumas figuras polêmicas do mundo das criptomoedas tem entrado em conflito, afetando ativos

Por Redação  /  15 de novembro de 2018
(Crédito: 123RF) (Crédito: 123RF)

Recentemente o bitcoin cash anunciou que faria alterações em seu algoritmos. Estas alterações, conhecidas como fork, ocorreram no dia 15 de novembro, dia em que comemoramos a Proclamação da República no Brasil. O que inicialmente seria apenas uma atualização no bitcoin cash tornou-se um embate entre figuras polêmicas do mundo das criptomoedas.

Duas figuras polêmicas entram em conflito

Uma destas figuras é Roger Ver, um dos idealizadores do bitcoin cash que pretende realizar alterações no algoritmo do bitcoin gerando uma versão chamada bitcoin abc. As alterações propostas por Ver visam a tornar a mineração da moeda mais eficiente para torná-la mais competitiva. Contudo, Ver é uma figura polêmica e houve diversas situações onde sua postura provocativa afetou a credibilidade do bitcoin cash. Durante o Coinsbank Blockchain Crouise 2018, Roger Ver realizou um debate com o principal desenvolvedor do bitcoin core, Jimmy Song. O debate foi marcado por diversas provocações a acusações de ambas as partes, evidenciando a disputa entre as criptomoedas.

Outra figura polêmica envolvida com o bitcoin cash é Craig Wright, que alega ser o próprio Satoshi Nakamoto. Wright é um empresário australiano que chamou a atenção do mundo após declarar ser o criador do bitcoin em 2016. Contudo, sua declaração não foi levada a sério por quem entende o funcionamento técnico do bitcoin. Matematicamente, a criptografia utilizada no bitcoin torna extremamente simples para o seu criador original provar a sua autenticidade. Ao ser desafiado, Wright não conseguiu emitir a prova criptográfica de que ele era o criador do bitcoin. Embora ainda não se saiba quem de fato é Satoshi Nakamoto, existem muitas outras respostas mais factíveis. Além disso, Wright possui diversas acusações de fraude e um histórico de ameaças infundadas pelas mídias sociais.

Wright ameaça atacar outras criptomoedas

Desde que o fork do bitcoin cash foi anunciado, Wright se posicionou contra e tem disparado diversas ameaças pela internet. Suas ameaças se baseiam em ataques de mineradores contra as criptomoedas que não seguirem a sua vontade. Estes ataques poderiam afetar moedas ainda em desenvolvimento, como o bitcoin abc e o bitcoin gold. Contudo não teriam força o suficiente para atingir criptomoedas como o bitcoin core e o litecoin, conforme afirma Charlie Lee. Além disso, o ataque de mineradores funcionaria apenas com criptomoedas que utilizam o protocolo proof of work. Em meio ao embate, Craig Wright anunciou que pretende fazer a sua própria versão do bitcoin cash, chamada bitcoin cash satoshi’s vision. Esta seria uma versão focada em manter o algoritmo do bitcoin próximo ao originalmente desenvolvido.

O lado positivo e o lado negativo do embate

Declarações como as de Wright ainda afetam os investidores mais inseguros no mercado de criptomoedas. Em 2017 o bitcoin sofreu uma forte baixa após Jamie Dimon, CEO do JP Morgan, declarar publicamente que considerava o bitcoin uma fraude. Após dias de baixa, a criptomoeda teve uma recuperação incrível tendo a sua alta histórica pouco tempo depois. O embate que o fork do bitcoin cash está causando têm assustado muitos investidores, porém alguns veem um lado positivo nesta situação. Durante outros forks do bitcoin, todo o valor acumulado na carteira dos usuários também foi duplicado. Com isso, muitas pessoas investem nestas moedas pouco antes do fork na esperança de obter o chamado free money. Neste cenário de conflito, os investidores mais atentos vão saber encontrar oportunidades ocultas em meio aos conflitos.


Tags