“Mercado brasileiro de criptomoedas tem os ingredientes certos”, diz CEO da GBBC

CEO da Global Blockchain Business Council (GBBC), Sandra Ro, fala sobre sua expectativa com o mercado cripto no país

Por Redação  /  4 de maio de 2023
Crédito: Eóin Noonan/Web Summit Rio - Flickr Crédito: Eóin Noonan/Web Summit Rio – Flickr

O Web Summit Rio 2023 termina nesta quinta-feira (04), depois de quatro dias de atividades no evento. A conferência, considerada a maior de tecnologia do mundo, foi palco de inúmeras palestras sobre criptomoedas, mercado financeiro e inovação tecnológica.

A CEO da Global Blockchain Business Council (GBBC), Sandra Ro, foi um dos convidados do Web Summit Rio 2023. Ela participou de painéis sobre adoção cripto, tecnologia blockchain e inovação no mercado de criptomoedas.

De acordo com Sandra Ro, o mercado cripto brasileiro possui os ingredientes certos para uma expansão e consolidação. Em entrevista exclusiva para o PanoramaCrypto, ela comenta sobre a atuação da GBBC e quais são os desafios da regulação do mercado cripto no Brasil.

Uma associação blockchain

“O Global Blockchain Business Council tem seis anos. Lançamos em Davos, na Suíça 2017. E somos uma fundação de associação sem fins lucrativos com sede na Suíça. E agora somos mais de 500 membros institucionais e 231 embaixadores, estamos crescendo muito onde a maior e principal rede de associação de blockchain e ativos digitais.”

Blockchain é parceria e colaboração

Segundo Sandra Ro, a tecnologia blockchain foi criada para dar suporte a colaboração e parceria entre empresas e pessoas que fazem parte desse mercado. Ela comenta que esse é o principal objetivo da tecnologia, conhecida por ‘dar a vida’ ao bitcoin (BTC) e as demais criptomoedas

“A tecnologia blockchain é sobre colaboração e parceria.”

Associação possui empresas cripto do Brasil

“Temos vários membros e temos embaixadores fora do Brasil. O BTG Pactual é um dos nossos membros mais antigos. E também temos embaixadores que são de criptomoedas e ativos digitais de longa data. Temos também líderes de tecnologia.”

Otimismo com criptomoedas

“Estou muito otimista com o mercado brasileiro de criptomoedas, porque você tem os ingredientes certos. Você tem governo, ou seja, Banco Central, e reguladores que entendem e têm um entendimento profundo por muitos anos. E eles estão olhando para tudo, você sabe, de maneira prudente e pragmática. E então você tem um vibrante ecossistema de startups. Você tem capitalistas de risco, esperançosamente, investidores em estágio inicial também. E o que eu acho que é a combinação certa de ingredientes para fazer inovação.”

Expansão do mercado cripto brasileiro

“Uma coisa sobre o Brasil é que é um mercado muito específico, é um mercado enorme. E eu acho que muitas empresas brasileiras focam no mercado local, mas não se expandem internacionalmente. Mas esta é uma oportunidade. Eu acho, com tanta inovação acontecendo aqui, empresas resilientes, uma vez que se estabelecem localmente, precisam se internacionalizar e, na verdade, ir para a Europa e expandir a pegada (cripto).”

Adoção de criptomoedas na América Latina

“Acho que a adoção de criptomoedas na América Latina deve fazer sentido para cada grupo individual de pessoas. Então, para mim, não se trata de criptografia, tem que estar em todos os lugares. É para que as pessoas estão usando criptografia quando sua moeda local está desvalorizando tanto como na Argentina ou na Venezuela, onde seu governo está enlouquecendo?”

Criptomoedas como reserva de valor e diversificação

“Talvez a criptografia seja onde você precisa colocar seu valor e sua riqueza que é útil, certo. E acho que a utilidade para as pessoas é mais importante. Então, se você tem um país que é muito estável, excelente sistema de pagamento, talvez você não use cripto para pagamentos, talvez use cripto para retenção, diversificação, anti-inflação, você sabe, investimento.”

Cripto para resolver problemas locais

“Existem diferentes maneiras de usar criptografia, e acho que o importante é quais são os problemas em uma determinada região? Como a criptografia pode desempenhar um papel? É utilitário? É especulação? É realmente pagamento? Qual é o papel? E se for útil e funcionar, então as pessoas devem usá-lo? Sim. Para mim, é sobre qual é o problema que está resolvendo?”

O futuro da CBDC no mundo

“Acho que os próximos anos serão muito interessantes, porque muitos governos lançarão CBDC. Muitos bancos e instituições do setor privado lançarão moedas estáveis. E acho que haverá uma batalha. Talvez haja um papel para ambos. Mas acho que cada país ou jurisdição terá uma tentativa interessante de descobrir a que lugar eles pertencem. E eu não acho que vai ser o mesmo para todos os países. Eu acho que é realmente diferente. Sim, totalmente.”

Web Summit Rio 2023

Acompanhe a cobertura completa do Web Summit Rio 2023 através do PanoramaCrypto, neste link. Confira também como foi a participação da Transfero no evento, onde a empresa lançou oficialmente um aplicativo voltado para investimentos em criptomoedas.


Tags