Joe Biden prepara decreto para regulamentar mercado cripto

Governo americano quer regras mais claras para os criptoativos e pode anunciar CBDC

Por Paulo Carvalho  /  8 de março de 2022
© - Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está preparando um novo decreto para o mercado cripto. Em busca de analisar os impactos dos criptoativos na economia do país, um documento pode ser apresentado com estratégias de controle e fiscalização para o setor.

De acordo com o Bloomberg, o decreto sobre os criptoativos é estudado pelos Estados Unidos desde o final de 2021 e tudo indica que nos próximos dias o documento será publicado oficialmente.

Embora a Casa Branca não tenha comentado sobre o assunto, fontes anônimas declararam que o objetivo da proposta executiva é aumentar o controle sobre as moedas digitais, alinhado aos interesses do governo norte-americano.

Através do documento, a Casa Branca pode estabelecer diretrizes para agências federais atuarem na fiscalização de operações do mercado cripto. Além disso, o decreto pode discutir sobre o impacto econômico dos criptoativos na economia do país.

A segurança nacional e o papel das moedas digitais no cenário econômico mundial também serão abordados no decreto preparado pelos Estados Unidos. Com a manutenção do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o uso de criptoativos para driblar sanções econômicas preocupa o país.

A criação de uma moeda digital controlada pelo Banco Central (CBDC) pode ser abordada por Joe Biden. Assim como a China e o Brasil, um projeto de stablecoin deve ganhar forma nos Estados Unidos.

O documento seria resultado de uma pressão que o país estaria sofrendo, para criar regras mais claras para o setor cripto. Depois de publicado, o decreto presidencial deverá recolher informações sobre como é a atuação das agências federais em relação aos criptoativos.