Intel prepara novos chips de mineração de criptoativos

Empresa vai lançar nova geração de chips focados em eficiência energética e aumento da capacidade de processamento

Por Paulo Carvalho  /  7 de abril de 2022
© - Shutterstock

Uma nova geração de chips para minerar bitcoin será lançada em breve pela Intel. De acordo com anúncio da empresa, o equipamento será chamado Blocksale ASIC.

Dedicado exclusivamente à mineração de bitcoin, o dispositivo foi anunciado na segunda-feira (4) pela Intel. Tudo indica que a nova geração de chips será apresentada ao mercado oficialmente ainda no terceiro trimestre de 2022.

A Intel está produzindo chips com ganhos significativos de eficiência para mineração. As especificações do dispositivo mostram que haverá um circuito dedicado ao SHA-26, o algoritmo utilizado para gerar novos blocos na rede Bitcoin.

O novo dispositivo da Intel poderá atingir até 580 GH / s. Além disso, a empresa desenvolveu um equipamento que apresenta melhor desempenho energético, consumindo 26 J/TH.

Uma lista de interessados no novo chip está sendo formada pela Intel, antes do lançamento do equipamento no mercado. Até então, cinco grandes empresas do mercado de mineração já se inscreveram para receber o dispositivo, como Argo Blockchain, GRIID Infrastructures, Block Inc. e Hive Blockchain Technologies.

Antes de lançar uma nova geração de chips para minerar bitcoins, a Intel produziu dispositivos que ficaram conhecidos como Bonanza Mine.

No início de 2022, a empresa GRIID Infrastructures comprou mais de US$ 3 milhões em chips da Intel, que foram utilizados para construir três fazendas de mineração de bitcoins.