ID Blockchain já é realidade em alguns países

Sistemas de ID Blockchain comportam diversos casos de uso e apresentam crescimento significativo de sua adoção nos setores público e privado

Por Redação  /  26 de abril de 2020
© - Shutterstock

Você sabe o que é uma ID Blockchain? Trata-se de um sistema constituído numa blockchain que armazenaria dados de forma criptografada e descentralizada. A partir daí, os usuários decidem se dão acesso a esses dados para terceiros – empresas e governos – usando chaves criptográficas. E já existem diversos casos de uso para essa tecnologia e crescimento significativo de sua adoção nos setores público e privado.

Em algum momento de sua existência, a Internet superou a capacidade das pessoas de gerenciar suas identidades online. As empresas, principalmente as gigantes do big data, tornaram-se os novos detentores dos nossos dados pessoais. À medida que o mundo entra em uma era mais consciente dos dados, a blockchain ganha força para o gerenciamento da identidade online dos cidadãos.

Já existem diversos casos de uso de ID blockchain no mundo todo. E geralmente estão intimamente ligado com pagamentos. Al Johnson, CEO e fundador da empresa de pagamentos e identidade de blockchain Nuggets, explicou ao Cointelegraph que para obter o mais alto nível de identidade digital, você precisa ter transações verificáveis. “A melhor coisa que você pode obter é ter as provas da transação posteriormente.  E quando você junta o pagamento e a identidade, obtém uma prova de transação provavelmente três ou quatro vezes por dia”, afirma.

A identidade e os pagamentos da blockchain criam uma forte identidade digital através do número de verificações necessárias nas transações de todas as partes envolvidas. “Quando você faz um pagamento, ele é verificado com o comerciante. Ele é verificado com bancos e muitos outros serviços com os quais você interage. Portanto, essa tendência não é apenas uma transação, é uma verificação múltipla em cada ponto. ”, afirmou.

UE abriga inovação em ID de blockchain

A Europa abriga diversos projetos de identificação de blockchain. A Estônia e a Catalunha são pioneiras nessa tecnologia. O sistema avançado de identificação digital da Estônia não só identifica os cidadãos quanto viabiliza viagens legais entre os estados-membros da UE, seguro de saúde nacional, comprovante de identidade ao fazer login em bancos, assinaturas digitais, votação, registros médicos e outros usos. Na Catalunha, o governo lançou o IdentiCAT, projeto que busca tornar os cidadãos “proprietários exclusivos” de sua identidade digital.