Entenda como usar a BRZ Token Bridge

Neste tutorial, a especialista em blockchain Solange Gueiros explica como enviar o token BRZ para outras blockchains, utilizando a funcionalidade token bridge

Por Redação  /  29 de setembro de 2021
© - Shutterstock

A BRZ token bridge é uma funcionalidade que permite o envio do BRZ token de uma blockchain à outra, de forma simplificada. O BRZ, stablecoin pareada ao real, é um token ERC-20 que foi publicado primeiramente na Ethereum e depois em outras redes, como Binance Smart Chain e RSK.

O objetivo da BRZ Token Bridge é a possibilidade de aproveitar o melhor de cada rede. Para entender melhor, a funcionalidade permite obter interoperabilidade entre redes. Isso significa, de acordo com a especialista em Blockchain Solange Gueiros, uma oportunidade de aproveitar benefícios de outras blockchains, tais como taxas mais baratas, velocidade da rede e diferentes protocolos de finanças descentralizadas (DeFi).

“Uma blockchain é uma rede isolada que, automaticamente, não tem comunicação com outra. A token bridge fornece uma conexão que permite a transferência de tokens ou dados entre os dois ecossistemas blockchain diferentes”, explicou. “É possível criar uma transação para enviar BRZ na blockchain origem, aguardar alguns minutos e ver o saldo na blockchain destino escolhido”, exemplificou Solange.

Para entender como funciona, a especialista indica começar com transações nas redes de testes, o que pode ser feito sem custos e sem medo de errar.

Testnet: conheça as redes blockchain para teste

Uma testnet é uma rede com as mesmas características da rede principal da blockchain, mas suas criptomoedas e tokens não valem dinheiro de verdade.

Temos o BRZ nas redes:

  • Binance Smart Chain Testnet
  • Ethereum Testnet Rinkeby
  • RSK Testnet

Para começar, é necessário ter uma carteira para guardar as criptomoedas e tokens. “Esta versão da BRZ Token Bridge está integrada com carteiras web, aquelas que podem ser instaladas como uma extensão do navegador”, explica Solange, que utilizou, neste tutorial, a carteira Metamask, criada para Ethereum. “Ela pode ser customizada para apresentar o token BRZ facilmente, além facilitar a própria configuração das redes Binance Smart Chain e RSK”, disse.

Veja como a Metamask funciona

De acordo com Solange, a Metamask é um tipo de carteira web para enviar transações através do browser. Ela oferece versões para vários navegadores, como Chrome, Firefox, Opera e Brave. O principal cuidado, ao instalar, é guardar muito bem as 12 palavras da frase de backup.

Depois, é preciso seguir com algumas configurações. “A rede Ethereum Testnet Rinkeby já aparece na carteira, mas é preciso adicionar as outras redes de teste para Binance Smart Chain e RSK”, destaca Solange. De acordo com ela, a maneira mais fácil e rápida para configurar as redes é acessando a Token Bridge.

Em seguida, no canto superior direito, clique em Connect Wallet; selecione Metamask, lembrando que, na primeira vez em que  o processo for feito, é preciso autorizar a conexão no Metamask.

Na janela popup, clique em Next e depois Connect.

 

“A Bridge, por padrão, começa com a rede Ethereum Rinkeby selecionada. Assim, se você não estiver com a mesma rede no Metamask, ele solicitará permissão para alterar a rede”, alertou Solange.

 

Como adicionar a Binance Smart Chain Testnet

Para adicionar a rede Binance Smart Chain Testnet, em Starting Chain, selecione Network Binance Smart Chain Testnet, conforme a imagem.


Metamask solicitará aprovação para adicionar a rede e selecioná-la. Clique em Approve e depois em Switch network.

Como adicionar RSK Testnet

O processo para adicionar a RSK Testnet é o mesmo: em Starting Chain, selecione Network RSK Testnet.

Metamask solicitará aprovação para adicionar a rede e selecioná-la.
Clique em Approve e depois em Switch network.

Vale lembrar que cada blockchain tem sua própria criptomoeda, que é usada para pagar as taxas das transações com BRZ na rede. Por exemplo, para enviar BRZ na rede Ethereum, você precisa ter ETH para pagar as taxas das transações.

Entenda o que são Faucets

Nas redes de testes existem faucets, que dão um pouco da criptomoeda daquele blockchain. Segundo Solange, alguns links para obter criptomoedas para os testes são:

Faucet BRZ

Também existe um faucet de BRZ, que permite obter a stablecoin nas redes de teste, sem custo algum. Porém, conforme alerta Solange, vale lembrar que eles não têm valor monetário.
Para utilizá-los em testes, entre no link e autorize o Metamask para interagir com o faucet. Esse procedimento é necessário somente na primeira vez.


O BRZ Token faucet detecta automaticamente a rede e o endereço que estão selecionados no Metamask e faz o envio, conforme a imagem abaixo, lembrando que é possível alterar o endereço de destino e a quantidade. Depois de definir isso, basta clicar no botão Get Tokens e aprovar a transação no Metamask.

O BRZ Token faucet avisará quando a transação for confirmada.


Lembre-se de que é necessário ter a criptomoeda da blockchain para pagar a taxa (gas) do envio da transação.

Entenda como adicionar o token BRZ no Metamask

Para verificar o seu saldo em BRZ no Metamask é preciso adicionar o token na carteira.

Para tanto, no Faucet, clique no botão Add BRZ to MetaMask. No Metamask, clique em Add Token.


No Metamask, vá em assets. Depois que a transação for confirmada, seu saldo será atualizado. A opção está disponível nas redes Binance Smart Chain Testnet, Ethereum Testnet Rinkeby e RSK Testnet.

Como usar a BRZ Token Bridge?

De acordo com Solange, o processo é muito simples, com apenas três etapas.

  1. Selecione o Blockchain no qual tem o BRZ.
  2. Defina a quantidade.
  3. Selecione a Blockchain destino.

Por padrão, o endereço destino é o mesmo da origem. Porém, quem optar por enviar para uma carteira diferente, basta fazer a alteração. Confira nosso exemplo.

Rinkeby para BSC Testnet

Quero enviar 1000 BRZs.  Origem: Ethereum Rinkeby

Endereço: 0xFE5fc6EDaF23f2BB587127e95A12d8ACfEE5d9FA

Destino: Binance Smart Chain Testnet

Endereço: 0x27D748CCCc0ba475b2A11211e634073F94633d98

Clique no botão Transfer.

Approve BRZ

Importante lembrar que o BRZ é um token no padrão ERC20. Assim, antes de enviar um token deste tipo para a utilização em um smart contract, como a Bridge, é preciso aprovar a transferência da sua carteira. Este processo é realizado ao clicar no botão Approve. Esta aprovação pode ser maior do que o seu saldo.
Solange destaca ser comum que esta aprovação seja o valor máximo possível que uma carteira possa ter do token, para que o processo seja realizado apenas uma vez, o que garante um único pagamento pela transação.
No entanto, ela destaca que isso não significa que os tokens serão transferidos sem a permissão de seu proprietário. Para cada transferência, será realizada outra transação com a quantidade exata a ser utilizada.Veja abaixo um exemplo da transação Approve no Metamask, em uma transferência a partir da RSK Testnet.

Expandindo o View full transaction details é possível ver a quantidade de tokens BRZ permitidos (Amount).

É possível alterar a quantidade, clicando no botão Edit.

Vale lembrar que esta quantidade tem que ser, no mínimo, o quanto você deseja enviar, acrescido da taxa da blockchain de destino, se for para a rede Ethereum.

Somente depois que a transação do Approve estiver confirmada, será habilitado o botão Confirm para que, então, a transferência seja realizada.

Confira as taxas na Token Bridge

Existem duas taxas na transferência de BRZ de uma rede a outra:

  • taxa da bridge, que é uma porcentagem do valor enviado, definida em 0,1%. Assim, ao enviar 1000 BRZ, o usuário recebe 999, já que a taxa da bridge (0.1%) é 1 BRZ;
  • taxa da blockchain de destino. No momento, ela só está sendo cobrada para a rede Ethereum. A taxa é calculada no momento da transferência, de acordo com a demanda da rede.

Exemplo 2: da RSK Testnet para a Ethereum Rinkeby

Quero enviar 100 BRZs

Origem

Rede: RSK Testnet

Endereço: 0xFE5fc6EDaF23f2BB587127e95A12d8ACfEE5d9FA

Destino

Rede: Ethereum Rinkeby

Endereço: 0x27D748CCCc0ba475b2A11211e634073F94633d98

 


Não esqueça de verificar a blockchain fee. No momento em que esse tutorial foi produzido, para enviar 100 BRZs, a taxa de transação na rede Ethereum era 155.5503 BRZ.
“O custo elevado é um grande problema na rede Ethereum neste momento e este é um dos motivos para ter o BRZ token em outras redes”, ressaltou Solange.

Confira as taxas na tela de confirmação.

Atualização automática da fee

A blockchain fee na rede Ethereum é alterada constantemente.

A bridge atualiza a taxa periodicamente, é importante aceitar a atualização.

Perceba que houve um grande aumento.

“Interoperabilidade faz parte do mundo Blockchain. A token bridge é um grande avanço na comunicação entre redes que proporciona liberdade e flexibilidade na utilização do BRZ”, conclui Solange.

 


Tags