Conheça a Tulip, plataforma que ajuda a otimizar staking

Quem faz staking de criptoativos para obter renda passiva pode contar com a ajuda de algoritmos, como o protocolo Tulip, para otimizar os rendimentos

Por Redação  /  8 de fevereiro de 2022
© - Shutterstock

Uma estratégia de obter renda passiva com seus criptoativos é emprestá-los para pools de liquidez, obtendo juros e outras recompensas com isso. A ideia é similar à de investimentos tradicionais, nos quais o valor fica travado por determinado período e o investidor tem ganhos financeiros com isso. 

Existem diversas plataformas que permitem a obtenção dessa renda passiva. E uma estratégia para impulsionar o investimento é utilizar otimizadores de investimento (Yield Optimizer), como o protocolo Tulip.garden, que é a primeira plataforma de agregação de rendimento construída em Solana, com estratégias de cofre de composição automática. 

Os otimizadores utilizam algoritmos que automatizam o processo de composição (que os usuários precisariam fazer manualmente) e maximizam o rendimento. No caso do protocolo Tulip, há três tipos de produtos de rendimento, “Vaults”, “Lending” e “Leveraged Farming”. Suas soluções, segundo o desenvolvedor, não exigem gerenciamento ativo e oferecem taxas de gás mais baixas.

No entanto, a própria documentação alerta que existem riscos, pois “o código é novo e experimental”. 

Como usar o tulip.garden?

  • Acesse https://tulip.garden/vaults/
  • Conecte sua carteira Solana, clicando no link “Connect”, no campo direito superior da página.
  • Escolha um farm disponível na lista. Adicione liquidez e adquira seus tokens LP clicando no link ao lado da opção escolhida.
  • Deposite seus tokens no cofre depois de concluir essa etapa.
  • Após aprovar a transação, o rendimento será composto automaticamente, pelo agregador de rentabilidade.

Quais as vantagens de usar o Tulip.garden?

O agregador Tulip faz uma composição automática dos investimentos, de acordo com os seus algoritmos, o que permite melhorar a rentabilidade. Sua estratégia permite, por exemplo, elevar os rendimentos em farms com Raydium ou Orca, trocando as emissões do token por mais tokens provedores de liquidez (LP). Veja como funciona:

  1. O usuário deposita LPs Raydium na Tulip.
  2. Com o depósito, ele recebe tokens RAY a cada bloco (a cada 5 segundos).
  3. O Protocolo Tulip recolhe os tokens a cada dez minutos, deduzindo taxas.
  4. O próprio Tulip efetua a troca das recompensas RAY por mais LPs.

Tags